Avaliação da efetividade do ensino em cursos de educação a distância.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2018.36745

Palavras-chave:

Avaliação, Efetividade do ensino, Ensino a distância, Formação docente

Resumo

Diversos fatores contribuem para a melhoria da qualidade do ensino, dentre eles metodologia avaliativa, a qual serve de base para tomada de decisão. Por ser peça chave no entendimento dos processos que ocorrem nas instituições de ensino, a avaliação vem ganhando cada vez mais espaço como ferramenta de uso cotidiano dos gestores, professores e alunos. No entanto esse movimento de melhoria do ensino-aprendizagem pode ser amplificado por meio de uma ressignificação do processo de avaliação. Esta pesquisa associa o conceito de Efetividade do Ensino ao contexto de Educação à Distância para comparar o desempenho de três cursos de formação docente numa Instituição de Ensino Superior observados a partir de cinco Fatores relacionados a qualidade do ensino segundo percepção discente. Foi utilizado um instrumento de coleta de dados elaborado a partir da metodologia SETE, para captar a percepção discente em seguida realizou-se uma análise de variância com as médias dos cursos em cada um dos fatores. Resultados preliminares apontam para homogeneidade pedagógica dos cursos e um elevado grau de satisfação dos estudantes com sua aprendizagem.

Biografia do Autor

Germano de Oliveira Ribeiro, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Licenciatura em Geografia (1997), especialização em Metodologia do Ensino de Geografia (2006) e Mestrado em Ciência da Computação (2010) todos pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é professor tutor da Universidade Federal do Ceará e professor de Geografia da Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceara, coordenador de Cursos de Formação Docente à Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: Objeto de Aprendizagem e Ensino de Geografia, Educação à Distância e Avaliação Educacional.

Albano Oliveira Nunes, Faculdade do Vale do Jaguaribe

Possui Licenciatura em Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1998); Especialização em Gestão Escolar pela UDESC/UECE (2004); Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006); Doutorado em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (2015), onde foram desenvolvidas pesquisas relacionadas a aplicação de métodos de análise matricial e tensorial (Educametria/Educametrics) à gestão de cursos superiores de formação em tecnologia e engenharia da UFC. Atualmente é Professor na EEEP Elsa Porto Costa Lima (Aracati-CE). Professor dos Cursos de Pedagogia, Recursos Humanos, Turismo, Fisioterapia e Administração da Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ). Atuou como Coordenador Adjunto de Tutoria dos Projetos SECADI/MEC/UFC. Foi Assessor de Planejamento na área de Programas e Projetos Educacionais na Secretaria de Educação de Aracati-CE(2007-2012).Foi Assessor de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Aracati-CE(2010-2012). Atuou como Professor Substituto no Departamento de Física da UERN ministrando as disciplinas de Prática de Ensino em Física I e II, Fundamentos de Física (biologia), Física III (matemática) (2006-2008). Ministra aulas de graduação e Pós-graduação em Metodologia do Trabalho Científico; Planejamento e Políticas Públicas; Temas Transversais no Ensino de Matemática; Prática e Ensino de Matemática e de Ciências Evolução do Conhecimento Matemática, pela Faculdade do Vale do Jaguaribe e pela Universidade do Vale do Acaraú. Tem experiência na área de Ensino de Física e de Ciências, com ênfase em Produção de Material Pedagógico Para o Ensino da Física e de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, ensino, diretrizes curriculares, avaliação e competências/habilidades. Possui estudos nas áreas de Ciência-tecnologia-sociedade (CTS); Informática Educativa; de Gestão Escolar e Institucional. Com atuação na gestão municipal no que diz respeito a Planejamento, desenvolvimento e avaliação de Políticas de Educacionais. Desenvolvendo atividades no que diz respeito Tecnologia da Informação e Inclusão Digital no âmbito da gestão municipal. Membro pesquisador dos grupos de Pesquisa em: Ensino de Ciências Naturais, Linguagem, Matemática e Tecnologia (IFRN); e Modelagem Computacional Aplicada (UFC). 

Francisco Ernandes Matos Costa, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Tem Doutorado em Astronomia pelo Observatório Nacional/MCTI (2011). Fez dois estágios de pós-doutorado: o primeiro no Observatório Nacional/MCTI e o segundo no Instituto de Astronomia e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo. Atualmente é Prof. Adjunto III da Universidade Federal Rural do Semi-Árido e membro do quadro do corpo docente do Mestrado Acadêmico em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Cosmologia, atuando principalmente nos seguintes temas: energia escura, vácuo quântico, quintessência acoplada, criação de matéria e campos escalares. Mais recentemente, tem desenvolvido estudos na área de Geofísica Aplicada, Física Estatística e Ensino de Física e Matemática.

Thomaz Edson Veloso da Silva, Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional

Obteve graduação em Licenciatura em Física (2010), mestrado em Engenharia de Teleinformática (2013), ambos pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e duplo doutorado (2017) em Engenharia de Teleinformática e Science pela UFC e pela University of Copenhagen, respectivamente. Tem experiência nas áreas de mineração de dados, reconhecimento de padrões, estatística multivariada e álgebra linear e multilinear aplicados à problemas em Educometria e Engenharias. Em 2017 atuou como Coordenador de Análise de Dados, Pesquisa e Avaliação Educacional da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege) em Sobral-CE. Teve como objeto de estudo da sua tese a utilização da Educometria para reconhecimento de padrões em contextos educacionais. Atualmente realiza estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Ceará na área de big data e mineração de dados. Tem interesse e atua, principalmente, nos seguintes temas: mineração de dados, aprendizagem de máquinas, avaliação educacional, educometria, estatística multivariada e álgebra linear e multilinear e suas aplicações.

Wagner Bandeira Andriola, Universidade federal do Ceará

Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidad Complutense de Madrid (2002 - bolsista CAPES). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Pesquisador do CNPq (Nível 1D). É Editor-Chefe da Coleção Temas em Avaliação Educacional do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação Brasileira (UFC). Tem experiência nas áreas de Psicologia e de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais. É consultor ad-hoc dos periódicos: a) Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas em Educação (CESGRANRIO), b) Avaliação: Avaliação da Educação Superior (UNISO), c) Estudos em Avaliação Educacional (FCC), d) Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS), e) Revista de Avaliação Psicológica (IBAP), f) Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB), g) Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), h) American Journal of Applied Psychology. É consultor ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Fundação Cearense de Apoio Científico e Tecnológico (FUNCAP). Membro da Diretoria da Associação Nacional de Avaliação Educacional (ABAVE - Gestões 2006/2007 e 2008/2009), da Red Iberoamericana de Investigación sobre Cambio y Eficacia Escolar (RINACE) e do Grupo de Trabalho para Elaboración de Estándares y Evaluación del Programa de Promoción de la Reforma Educativa de América Latina y el Caribe (PREAL). Ex-bolsista de Desenvolvimento Científico e Regional (DCR/CNPq). Orientou 34 Mestres e 13 Doutores. Possui 94 artigos publicados em periódicos com referees, 35 capítulos de livros, cinco livros organizados e 1067 citações de trabalhos acadêmicos, conforme o Google Scholar (23/01/2018), tendo índice h = 18 e índice i10 = 31 (https://scholar.google.com.br/citations?user=LebBjTgAAAAJ&hl=pt-BR).

Referências

FABRIGAR, Leandre R., WEGENER, Duane. T., MACCALLUM, Robert. C., STRAHAN, Erin. J. Evaluating the use of exploratory factor analysis in psychological research. Psychological Methods, vol. 4, n. 3, pp. 272-299, 1999.

FERREIRA, R. G. S. A educação permanente na formação contínua dos profissionais de enfermagem. Revista Sustinere, Riode Janeiro, v.3, n.2, p. 128-142,jul-dez, 2015.

GOMES, L. F. EAD no Brasil: Perspectivas e Desafios. Avaliação, vol. 18, n. 1, p. 13-22, 2013.

MARSH, Herbert. W. Students' Evaluations of Universisty Teaching: Research Findings, Methodological Issues and Directions for Future Research. International Journal of Educational Research, vol. 11, pp. 253-388, 1987.

MARSH, H. W. e BAILEY, M. Multidimensional students’ evaluations of teaching effectiveness: A profile analysis. The Journal of Higher Education, Vol. 64: p. 1–18, 1993.

NUNES, R. C. Avaliação em Educação a Distância é inovadora? – Uma reflexão. Est. Aval. Educ., vol. 23, n. 52, p. 274-299, 2012.

RIBEIRO, G. O., SILVA, T. E. V., NUNES, A. O., PINTO, F. A. P., VASCONCELOS, F. H. L. Avaliação da Efetividade do Ensino em um Curso de Formação Continuada Semipresencial. Anais do XIX WIE, 2013.

RIBEIRO, G. O., SILVA, T. E. V., NUNES, A. O., PINTO, F. A. P., VASCONCELOS, F. H. L. Perspectivas para a Redução da Evasão em EaD a partir da Avaliação da Qualidade do Ensino Online. In: Anais do 3º Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2014) e 20ª Workshop de Informática na Escola (WIE 2014), p. 428-438, 2014.

SANAVRIA, C. Z. A Avaliação da Aprendizagem na Educação a Distância: Concepções e Práticas de Professores de Ensino Superior. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Católica Dom Bosco. Campo Grande-MS, 2008.

SARAIVA, T. Educação a Distância no Brasil: lições e histórias. Em Aberto, vol. 16, n. 70, p. 17-27, 1996.

SILVA, T. E. V., RIBEIRO, G. O., NUNES, A. O., VASCONCELOS, F. H. L., ANDRIOLA, W. B. Avaliação dos indicadores da qualidade do ensino online: um estudo de caso. In: Anais do IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2015) e VIII Workshop sobre Avaliação e Acompanhamento da Aprendizagem em Ambientes Virtuais (Wavalia 2015), p. 503-511, 2015.

SILVA, T. E.; VASCONCELOS, F. H. L. Metodologia Students' Evaluation of Teaching (SET): Potencialidades para EaD. Revista Sustinere, Rio de Janeiro, v.5, n.2, p. 184-198, jul-dez, 2017.

STAKE, R. L. Evaluation design, data colletion, and analyses of data. In: WORTHEN, B.R.; SANDERS, J.R. (Ed.) Educational evaluation: theory and pratice. Worthington, Ohio: Charles A. Jones, 1973. APUD VIANA, H. M. Avaliação de programas educacionais: duas questões. Estudos em Avaliação Educacional, v.16, n. 32, p. 43-55, 2005.

STEVENS, S. S. On the theory of scales of measurement. Science, vol. 103, n. 2684, p. 677-680, 1946.

VASCONCELOS, F. H. L. et al. Avaliação sóciointeracionista aplicada

ao contexto da ead em cursos de graduação semi-presenciais mediado por um ambiente virtual de aprendizagem. Anais do XXVIII Congresso da SBC. 2008.

VIANA, H. M. Natureza das medidas educacionais. Educação e Seleção, n. 9, p. 7-16, 1984.

VIANA, H. M. Fundamentos de um programa de avaliação educacional. Estudos em Avaliação Educacional. n. 28, p. 33-37, 2003.

Downloads

Publicado

10-01-2019

Como Citar

Ribeiro, G. de O., Nunes, A. O., Costa, F. E. M., Silva, T. E. V. da, & Andriola, W. B. (2019). Avaliação da efetividade do ensino em cursos de educação a distância. Revista Sustinere, 6(2), 222–238. https://doi.org/10.12957/sustinere.2018.36745