A importância da Farmácia Universitária frente aos serviços clínicos prestados à comunidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2018.35348

Palavras-chave:

Assistência farmacêutica. Farmacoterapia. Farmácia Clínica.

Resumo

A Farmácia Universitária é um estabelecimento de saúde que desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas magistral e de dispensação de especialidades farmacêuticas, proporcionando aos acadêmicos do curso de farmácia a oportunidade de aliarem os conhecimentos teóricos adquiridos à prática diária das atividades do farmacêutico no exercício da profissão. O artigo tem como objetivo esclarecer os benefícios para a comunidade dos serviços disponibilizados pela farmácia universitária, juntamente com a atuação do Farmacêutico. Trata-se de uma revisão de literatura, na qual utilizou-se para realização da pesquisa as seguintes bases de dados: Pubmed, Bireme e Scielo, sendo selecionados após leitura dos resumos trabalhos completos de 2001 a 2017, perfazendo o total de 31 artigos. Nesse sentido, o farmacêutico assiste e orienta o paciente quanto a sua terapia medicamentosa, o mesmo atua na farmácia universitária que é uma farmácia comunitária que pertence a Instituição de Ensino, comportando atividades de consulta farmacêutica, seguimento farmacoterapêutico, dispensação de medicamentos, análise de água e manipulação de fitoterápicos. Os serviços disponibilizados devem atender as carências dos pacientes, orientando quanto a terapia farmacológica e não farmacológica dos mesmos. Desse modo, a farmácia universitária é um importante degrau para a formação acadêmica dos futuros profissionais, aliando ensino a prática, funcionando como um instrumento para a aproximação do profissional com a comunidade, refletindo no Uso Racional de Medicamentos, alcance de metas farmacoterapêuticas e na inclusão do mesmo junto a equipes multiprofissionais aliando conhecimentos e buscando a melhor efetivação dos serviços de saúde.

Biografia do Autor

Bruna de Souza Vieira, Centro Universitário Católica de Quixadá

Farmacêutica pelo Centro Universitário Católica de Quixadá.

Edilson Martins Rodrigues Neto, Centro Universitário Católica de Quixadá.

Farmacêutico pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Doutor em Farmacologia (Farmacologia Clínica) pela UFC, Mestre em Farmacologia (Farmacologia Clínica) pela UFC. Possui Especializações em Farmacologia Clínica pelo Instituto Ateneu, em Toxicologia Geral pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), em Gestão da Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Santa Catarina, em Biomedicina Estética pela UCAM e em Farmácia Clínica pela UniLeya. Professor dos cursos de Farmácia e Psicologia do Centro Universitário Católico de Quixadá- Unicatólica, Docente Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal , Docente Externo do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica de Medicamentos em Rede das Universidades Federais do Ceará, Paraíba, Rio grande do Norte e Rural de Pernambuco, Diretor Suplente do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Ceará; atuando, também, como revisor dos periódicos Saúde e Pesquisa, do Centro Universitário Cesumar; Saúde (Santa Maria), da Universidade Federal de Santa Maria, Electronic Journal of Pharmacy, da Universidade Federal de Goiás e Infarma-Ciências Farmacêuticas, do Conselho Federal de Farmácia, Journal of Applied Pharmaceutical Science, ainda é membro do corpo editorial do Journal of Research and Development e do Journal of Epigenetic Research Orcid: http://orcid.org/0000-0003-1228-2669.

 

Leina Mércia de Oliveira Vasconcelos, Centro Universitário Católica de Quixadá

Farmacêutica pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1995). Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual do Ceará - UECE ( 2014 ). Especialista em Análises Clínicas e Toxicológicas pela Faculdade Católica Rainha do Sertão ( 2011) . Especialista em Manipulação Alopática Magistral pelo Instituto Racine ( 2009 ). Especialista em Assistência Farmacêutica pela Escola de Saúde Pública do Ceará - ESPCE (2001) . Especialista em Saúde Pública pela Universidade Vale do Acaraú - UVA (1999). É professora do Curso de Farmácia do Centro Universitário Católica de Quixadá ( UNICATÓLICA ).

 

Maria Mayalle de Almeida Melo, Centro Universitário Católica de Quixadá

Graduanda do Curso de Farmácia pelo Centro Universitário Católica de
Quixadá. Bolsista do PET-Saúde/GraduaSUS (Programa de Educação pelo
Trabalho para a Saúde). Integrou o SAFI - Serviço de Atendimento
Farmacêutico ao Idoso e o FIC - Farmácia Integrada na Comunidade. Foi
monitora do Programa de Reforço Acadêmico (PRA) de Farmacologia Básica e
Hematologia Básica e Clínica. Secretária de Ensino, Pesquisa e Extensão
do Centro Acadêmico de Farmácia Dr. Gláucio Barros Saldanha. Diretora de
Pesquisa da Liga Acadêmica de Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica.
Estagiária em farmácia comercial. 

Joelson Pinheiro de Lima, Centro Universitário Católica de Quixadá

Graduando (5º semestre) em Farmácia pelo Centro Universitário Católica de Quixadá (UNICATÓLICA). Segundo Secretário do Centro Acadêmico de Farmácia Dr. Gláucio Barros Saldanha - UNICATÓLICA. Digitador do PROCON de Quixeramobim - Ce. Coordenador de Projetos e Secretário da Associação Comunitária Luz e Vida à Pessoa com Câncer de Mama de Quixeramobim-Ce. Assessor de Relações Comunitárias da Câmara Municipal de Quixeramobim no período de 2013 a 2016.

Sandna Larissa Freitas dos Santos, Centro Universitário Católica de Quixadá

Farmacêutica pelo Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)(2016); Especialista em Saúde da Família pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) (2018). Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher e da Criança pela Universidade Federal do Ceará(UFC) (2017-Atual). Participou como Bolsista do PET/Saúde Mental (Programa Ensino pelo Trabalho)- Ministério da Saúde(2013-2015); Participou do Programa de Monitoria acadêmica em Anatomia Humana(2013) e Microbiologia e Imunologia Básica(2015-2016). Participou do Programa de Reforço Acadêmico em Microbiologia e Imunologia Básica(2015), Bioquímica Básica e Clínica(2013), Anatomia Humana(2012).

Karla Bruna Nogueira Torres Barros, Centro Universitário Católica de Quixadá

Farmacêutica pelo Faculdade Católica Rainha do Sertão (FCRS) em 2009, Doutoranda em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica de Medicamentos pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) em 2015, Especialista em Farmacologia na Farmácia Clínica pela Faculdade Cathedral (2012), Especializanda em Docência no Ensino Superior pela UNICATÓLICA. Coordenadora e docente do Curso de Farmácia da UNICATÓLICA, ministrando as disciplinas de Farmacovigilância e Vigilância à Saúde e Estágios Supervisionados.Coordenadora e docente da especialização de Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica da Unicatólica (Quixadá, Tianguá e Fortaleza). Membro da coordenação PET-Saúde e GraduaSUS da UNICATÓLICA. Integrante da Comissão de Ensino do Conselho Regional de Farmácia do Ceará (CRF-CE). Farmacêutica Clínica, atendendo no consultório da Farmácia Universitária Irmã Dulce. Docente do Curso de Especialização em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica do Centro Universitário Farias Brito, ministrando o módulo de Cuidados Farmacêuticos e Terapêuticos em Ginecologia e de Cuidados Farmacêuticos e Terapêuticos em Distúrbios Maiores e Menores. Atuou também como Farmacêutica do Serviço de Atenção Especializada (DST/AIDS) de Quixadá- Ce (2013 - 2016).

 

Referências

BATISTA, J. L. A implantação da farmácia-escola: o desafio de uma parceria público privada na melhoria da gestão da assistência farmacêutica de Lajeado, RS. 2012. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Escola de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Formulário nacional da farmacopeia brasileira / Brasil. 2ª edição. Brasília: Anvisa, 2012. 224 p.

______ . Lei 13.021 de 8 de agosto de 2014. Dispõe sobre o exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas.

CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA. Dispõe sobre a prestação de serviços farmacêuticos, em farmácias e drogarias, e dá outras providências. Resolução nº 499, de 17 de dezembro de 2008. Lex: Diário Oficial da União, 2008.

______ . Dispõe sobre as atribuições do farmacêutico na farmácia universitária e dá outras providências. Resolução nº 610, de 20 de março de 2015. Lex: Reunião Plenária SHIS QI 15 Lote L. Lago Sul, Brasília, 2015.

______ . Dispõe sobre Boas Práticas de Manipulação de Preparações Magistrais e Oficinais para Uso Humano em farmácias. Resolução nº 67, de 8 de outubro de 2007. Lex: Diário Oficial da União, 2007.

______ . Ementa: Dispõe sobre as atribuições do Farmacêutico no controle de qualidade e tratamento de água para consumo humano, seu padrão de potabilidade e controle ambiental, bem como o controle de operação das estações de tratamento de água e esgotos domésticos e industriais, de piscinas, praias, balneários, hotéis, condomínios e congêneres. Resolução nº 463, de 27 de junho de 2007. Lex: Diário Oficial da União, 2007.

______ . Ementa: Regula a prescrição farmacêutica e dá outras providências. Resolução nº 586, de 29 de agosto de 2013. Lex: Diário Oficial da União, 2013.

CORRER, C.J.; OTUKI, M.F. A prática farmacêutica na farmácia comunitária. Artmed. Porto Alegre, 2013.

______ . Método clínico de atenção farmacêutica. Revista Pan -Amazônica de Saúde. Março, 2011.

DADER, M.J.; MUNÕZ, P.A.; MARTÍNEZ, F. Atenção Farmacêutica: conceitos, processos e casos práticos. Tradução e revisão de Maria Denise Funchal Witzel. São Paulo. RCN Editora, 2007.

FURTADO, G. R. Noções Básicas sobre Atenção Farmacêutica. Curitiba: Editora UFPR, 2001. 23 p.

GALATO, D.; ALANO, G.M.; TRAUTHMAN, S.C.; VIEIRA, A.C. A dispensação de medicamentos: uma reflexão sobre o processo para prevenção, identificação e resolução de problemas relacionados à farmacoterapia. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas. Vol. 44, n. 3, jul./set. Universidade do Sul de Santa Catarina, 2008.

HERNÁNDEZ, D.S.; CASTRO, M.M.S.; DÁDER, M.J.F. Método Dáder. Manual de seguimento farmacoterapêutico. Edições Universitárias Lusófonas. Terceira Edição - Versão em Português Europeu. Lisboa, 2010.

MACHADO, R.M.C.; FREITAS, E.L.; PEREIRA, M.L.; OLIVEIRA, D.R. Implementação da Atenção Farmacêutica na Farmácia Universitária da UFMG. Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Belo Horizonte, 12 a 15 de setembro de 2004.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Ementa: Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia e dá outras providências. Resolução nº 6, de 19 de outubro de 2017. Lex: Diário Oficial da União, Seção 1, p. 30. Brasília, 2017.

MIRANDA, T.M.M.; PETRICCIONE, S.; FERRACINI, F.T.; BORGES FILHO, W.M. Interventions performed by the clinical pharmacist in the emergency department. Einstein. Vol. 10, n. 1, p. 74-85, 2012.

MIYOSHI, E.; BAGLIE, S. Projeto integrado de uso racional de medicamentos e de assistência farmacêutica e médica no CRUTAC. 12º CONEX - Encontro Conversando sobre Extensão. Ponta Grossa, 2014.

OLIVEIRA, A.B.; OYAKAWA, C.N.; MIGUEK, M.D.; ZANIN, S.M.W.; MONTRUCCHIO, D.P. Obstáculos da atenção farmacêutica no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas. Vol. 41, n. 4, out./dez. Universidade Federal do Paraná, 2005.

PIMENTA, P.S. A farmácia escola e suas relações com a sociedade: Uma representação do caso da FAU/UFF. Programa de Pós-graduação em Tecnologia, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Rio de Janeiro, 2010.

POSSAGNO, G.C.H.; TOLEDO, A.C.O.; GARABELI, A.A.; MYIOSHI, E.; VEBER, A.P. Atividades desenvolvidas na farmácia escola Prof. Horacio Droppa - UEPG de 2013 a 2015. 14º CONEX - Encontro Conversando sobre Extensão na UEPG. Ponta Grossa, 2016.

PRUDENTE, L.R.; FERREIRA, T.X.A.M.; BARBOSA, N.L.; DEWULF, N.L.S. A importância da comunicação entre o farmacêutico e o paciente na farmácia comunitária: Relato de caso. 1º Congresso de Farmácia Comunitária. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2012.

ROSSIGNOLI, P.; CORRER, C.J., FERNANDEZ-LLIMOS, F. Interés de los alumnos en las actividades de prácticas tuteladas en farmacia escuela en Curitiba-Brasil. Seguimiento Farmacoterapeutico. Vol. 1, n. 2, p. 62 - 68, 2003.

RUSTON, M.D.; SILVA, N.S. A importância da atenção farmacêutica. XII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e VIII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação. Universidade do Vale do Paraíba. São Paulo, 2011.

SATURNINO, L.T.M., FERNÁNDEZ-LLIMÓS, F. A Farmácia Escola no Brasil: estado de arte e perspectivas. Revista Brasileira de Farmácia, 2009; Vol. 90, n. 3, p.204-10.

SILVA, E., NAVES, J.O.S., VIDAL, J. O papel do farmacêutico comunitário no aconselhamento ao paciente. Boletim Farmacoterapêutica. Julho/outubro, 2008.

Downloads

Publicado

10-01-2019

Como Citar

Vieira, B. de S., Rodrigues Neto, E. M., Vasconcelos, L. M. de O., de Almeida Melo, M. M., de Lima, J. P., Freitas dos Santos, S. L., & Nogueira Torres Barros, K. B. (2019). A importância da Farmácia Universitária frente aos serviços clínicos prestados à comunidade. Revista Sustinere, 6(2), 321–336. https://doi.org/10.12957/sustinere.2018.35348