Análise de emissões aeronáuticas: estudo de caso em um aeroporto da cidade do Rio de Janeiro

Autores

  • Rafael Vaz Fernandes Moreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Simone Lorena Quiterio de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Sergio Machado Corrêa Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2018.33346

Palavras-chave:

Emissões, Aeronave, Qualidade do ar, Poluentes

Resumo

Devido ao crescimento do transporte aéreo ao longo das décadas e, consequentemente, das emissões atmosféricas por este meio, fez–se necessário o estabelecimento de estudos e normas que visam mensurar os níveis de poluentes emitidos por motores aeronáuticos. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo estimar quantitativamente e comparar as emissões de monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC) e óxidos de nitrogênio (NOx) da aeronave Airbus A319, série 115, durante suas operações no Aeroporto Santos Dumont, localizado na cidade do Rio de Janeiro, no período de janeiro a dezembro de 2015. Para tal, utilizou-se dados estatísticos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e do banco de dados de emissões da Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO). Os resultados mostraram que as emissões destes poluentes variam conforme a fase de voo da aeronave e regime de potência dos motores, que influenciam na temperatura do motor e combustão do querosene de aviação. Desta maneira, observou-se que os níveis de NOx na fase de subida inicial – na qual a aeronave, após a decolagem, ascende à um nível de segurança, livre de obstáculos –, se mantiveram, aproximadamente, 51 e 68 % superiores, em relação as fases de decolagem e pouso, respectivamente. Em termos de CO, as emissões da fase de aproximação, mostraram-se, aproximadamente 92 e 96 % superiores em relação às fases de subida inicial e decolagem, respectivamente. O mesmo pode ser observado para as emissões de HC, que durante a aproximação, alcançaram valores 37 e 75 % maiores, em relação as fases de subida inicial e decolagem, respectivamente.

Biografia do Autor

Rafael Vaz Fernandes Moreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Graduado em Gestão Abiental

Simone Lorena Quiterio de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Ciências (Físico-Química) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), doutorado em Ciências (Físico-Química) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e pós-doutorado na Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ. Atualmente é professora associada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Atuando como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental - PEAMB da Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: metais, HPAs, monitoramento ambiental, material particulado, estatística multivariada. Tem atuado na área de ciência e tecnologia de alimentos, no que diz respeito a Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos, em especial contaminantes traço.

Sergio Machado Corrêa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Associado da UERJ, atuando na graduação do curso de Engenharia Química e no Doutorado em Engenharia Ambiental. Trabalha na área de química da atmosfera, com enfoque em compostos orgânicos voláteis, semi voláteis e gases efeito estufa, envolvendo monitoramento de áreas confinadas, fontes fixas, móveis, atmosfera urbana e áreas remotas, câmara de reação, modelagem e simulação.

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Publicado

19-07-2018

Como Citar

Moreira, R. V. F., Souza, S. L. Q. de, & Corrêa, S. M. (2018). Análise de emissões aeronáuticas: estudo de caso em um aeroporto da cidade do Rio de Janeiro. Revista Sustinere, 6(1), 3–23. https://doi.org/10.12957/sustinere.2018.33346