Contribuições teóricas e abordagens históricas do Efeito Fotoelétrico

Autores

  • Marcos Antonio Barros UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Joana Menara S. Soares UEPB

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2016.26216

Palavras-chave:

Efeito fotoelétrico. História das Ciências. Livros Didáticos. Física Moderna.

Resumo

Uma crescente produção de trabalhos acadêmicos tem analisado a presença de uma abordagem histórica em conteúdos de disciplinas da Física. Contudo, a maioria dos resultados desses estudos não chega aos professores, deixando-os a mercê de histórias (ou estórias) distorcidas e/ou simplificadas, presentes na maioria dos livros didáticos (LDs). Ao considerarmos a possibilidade do uso da História das Ciências (HC) no ensino e a importância de se ensinar um conteúdo relacionado a uma Física dita moderna, torna-se relevante examinar como se dá essa articulação nos livros didáticos, uma vez que esses são a principal ferramenta didática a que o docente tem acesso. A pseudo-história encontrada em alguns LDs de Física reforça conhecidos mitos científicos e transmitem falsas concepções históricas a estudantes e professores. Tais percepções evidenciam a necessidade de trabalhos que realcem abordagens históricas de caráter válido acerca de conteúdos de Física. Assim, considerando a importância da HC, destacamos a relevância de se examinar a presença dessa inter-relação nos LDs de Física para o ensino superior, investigando como o conteúdo histórico referente ao efeito fotoelétrico está apresentado nesses materiais. Para isso, tomamos como base dois critérios: o primeiro se refere à fidelidade do material analisado, em comparação com os trabalhos originais, levando em consideração a abordagem histórica do efeito fotoelétrico e o segundo critério consiste na análise da presença de concepções inadequadas em materiais didáticos do ensino superior sobre aspectos históricos da ciência, como mitos, inadequações e anacronismos.

Biografia do Autor

Marcos Antonio Barros, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Professor do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática – UEPB - Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências – UFBA

Joana Menara S. Soares, UEPB

Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática – UEPB

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Publicado

25-01-2017

Como Citar

Barros, M. A., & Soares, J. M. S. (2017). Contribuições teóricas e abordagens históricas do Efeito Fotoelétrico. Revista Sustinere, 4(2), 221–232. https://doi.org/10.12957/sustinere.2016.26216