Pesquisa-ação em uma escola sócio-construtivista: as relações humano-natureza no ensino de ciências

Autores

  • Tiago Silva Alves Muniz

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2016.24977

Palavras-chave:

Prática de ensino em ciências, Educação ambiental, Didática

Resumo

Esta pesquisa foi realizada em uma escola do setor privado, localizada no município de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, que possui uma abordagem sócio-construtivista seguindo ainda a linha da Pedagogia Waldorf nos anos iniciais. A fim de investigar como se manifesta a relação ser humano/ natureza/ outros animais nos educandos, que se discute aqui é a necessidade de contextualização entre estes eixos assim como a (re)inserção do homem no ambiente, para que as leituras de mundo possam compreender a relação causa/consequência das atitudes do ser humano e de razões morais que movem suas ações. Foi observado, entre os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental II, recém saídos do ensino waldorf, uma formação humanística, e nos anos finais do ensino médio, uma formação para o vestibular.

Referências

BACHINSKI, Róber Freitas.. Quando o mito se torna verdade e a ciência, religião. Cadernos IHU Idéias (UNISINOS), v. 117, p. 1-31, 2009.

BALBI, J. C. S.. A pesquisa qualitativa e a história de vida. Vilhena. Rondonia. 1999.

BARBOSA, M. T.. Educação ambiental popular: a experiência do centro de vivência agroecológica – CEVAE-TAQUARIL. Dissertação de Mestrado. UFMG. Belo Horizonte/Minas Gerais. 2002. Disponível em: < http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/MPBB-8EELPK/malba_tahan_barbosa.pdf?sequence=1> Acesso em: 04/08/2016.

BARTLETT, S. J.. Raízes da resistência humana aos direitos dos animais: Bloqueios psicológicos e conceituais. Revista Brasileira de Direito Animal. Salvador, BA: Evolução. Vol. 2, n.2 2007. Disponível em: < http://www.portalseer.ufba.br/index.php/RBDA/article/view/10357/7419> Acesso em: 04/08/2016.

BIGNOZZI, S. M.; BARROS, L.. Aspectos fundamentais da pedagogia Waldorf. 10 Congresso de iniciação científica. Universidade de Santo Amaro. São Paulo. 2007.

BOFF, Leonardo. A Opção-Terra: a solução para a Terra não cai do céu. Record. Rio de Janeiro. 2009

BONOTTO, D. M. B. SEMPREBONE, A.. Educação ambiental e educação em valores em livros didáticos de ciências naturais. Ciência e Educação, v.16, n.1, p131-148. 2010. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v16n1/v16n1a08.pdf> Acesso em: 04/08/2016.

CARRETERO, Mario. Introducción a la psicología cognitiva. Aique Grupo Editor, 1997.

DESCOLA, Philippe. Par-delà nature et culture. Paris: Gallimard, 2005.

DOVAL, L. Direitos dos aimais: uma abordagem histórico-filosófica e a percepção de bem-estar animal. Monografia de conclusão de graduação em medicina veterinária. Unversidade do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2008. Disponível em: < http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/16438> Acesso em: 04/08/2016.

DRUMMOND, Carlos de. De notícias e não notícias faz-se a crônica. Rio de Janeiro, José Olympio, 1975.

FREIRE, P.. Pedagogia da Autonomia. Publicação original em 1996. Versão digitalizada. 2002.

FONSECA, L. C. S.. Religião popular: o que a escola pública tem a ver com isso? – pistas para repensar o ensino de ciências -. Tese de Doutorado. Universidade Federal Fluminense. Niterói. 2005. Disponível em: < http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFF_6c81af36819d535b417faf03673c2f1c > Acesso em: 04/08/2016.

FRANCIONE, G. L.. Introduction to animal rights: your child or the dog? Temple University Press. Philadelphia. United States. 2000.

GAUTHIER, Jacques. O corpo, caminho para tornar mais transcultural a sociopoética. ENTRELUGARES, v. 2. 2009.

GUIMARÃES, Mauro. A formação de educadores ambientais. Campinas. São Paulo. Editora Papirus. 2004

JACOBI, P.. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 189-205, março. 2003. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/cp/n118/16834.pdf > Acesso em: 04/08/2016.

LEVAI, Laerte.. Os animais sob a visão da ética. Congresso Ambiental do Ministério Público. Campos de Jordão. 2001. Disponível em: < http://www.mp.go.gov.br/portalweb/hp/9/docs/os__animais__sob__a__visao__da__etica.pdf> Acesso em: 04/08/2016.

_____________. Direito dos Animais. Editora Mantiqueira, 2ª. edição, Campos do Jordão: 2004

LOUREIRO, C. F. (org.)... [et al.]. A questão ambiental no pensamento crítico: natureza, trabalho e educação. Rio de Janeiro: Quartet. 2007

LOVELOCKE, J.. Gaia: Um novo olhar sobe a Terra. Lisboa: Ediçõees 70. 1989.

MUNIZ, Tiago Silva Alves. BACHINSKI, Rober. Da Coerção ao Uso de Animais no Ensino e na Pesquisa. Educação e Cidadania, v. 1, p. 82, 2012. Disponível em: < http://seer.uniritter.edu.br/index.php/educacaoecidadania/article/view/538 > Acesso em: 04/08/2016.

NACONECY, Carlos Michelon.. Ética e Animais: um guia de argumentação filosófica. EDIPUCRS, 2006.

NUSSBAUM, M. C.. Book Review: Animal Rights: The Need for a Theoretical Basis, 114 Harv. L. Rev. 1506, 1549, 2001.

REGAN, Tom. Jaulas Vazias: encarando o desafio dos direitos animais. Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Lugano Editora. 2006.

REIGOTA, M.. O que é educação ambiental. Brasiliense, São Paulo, Brasil. 1991.

RYDER, Richard Dudley. Victims of science. The use of animals in research. Davis-Poynter Ltd., 1975.

_____________________. Painism: A modern morality. Open Gate Press, 2001. Da Coerção ao Uso de Animais no Ensino e na Pesquisa

_____________________. Putting Morality Back Into Politics. Vol. 48. Andrews UK Limited, 2015.

SARLET, I. W.; FENSTERSEIFER, T.. Algumas notas sobre a dimensão ecológica da dignidade da pessoa humana e sobre a dignidade da vida em geral. Revista Brasileira de Direito Animal. Ano 2 – Número 3 – jul/dez 2007. Disponível em: <http://www.portalseer.ufba.br/index.php/RBDA/article/view/10358/7420> Acesso em: 13/07/2016.

SINGER, Peter. Animal Liberation: A New Ethics for Our Treatment of Animals. New York: Random House, 1975.

STEINER, Rudolf; LANZ, Rudolf; CARDOSO, Jacira. A arte da educação: O estudo geral do homem, uma base para a pedagogia:(Curso de Antropologia Geral para professores Waldorf); catorze conferências, proferidas em Stuttgart de 21 de agosto a 5 de setembro de 1919, por ocasião da fundação da Escola Waldorf Livre. Antroposofica, 2007.

TRIVIÑOS, J. C.. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

25-01-2017

Como Citar

Muniz, T. S. A. (2017). Pesquisa-ação em uma escola sócio-construtivista: as relações humano-natureza no ensino de ciências. Revista Sustinere, 4(2), 187–220. https://doi.org/10.12957/sustinere.2016.24977