Pesquisa-ação em uma escola sócio-construtivista: as relações humano-natureza no ensino de ciências

Tiago Silva Alves Muniz

Resumo


Esta pesquisa foi realizada em uma escola do setor privado, localizada no município de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, que possui uma abordagem sócio-construtivista seguindo ainda a linha da Pedagogia Waldorf nos anos iniciais. A fim de investigar como se manifesta a relação ser humano/ natureza/ outros animais nos educandos, que se discute aqui é a necessidade de contextualização entre estes eixos assim como a (re)inserção do homem no ambiente, para que as leituras de mundo possam compreender a relação causa/consequência das atitudes do ser humano e de razões morais que movem suas ações. Foi observado, entre os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental II, recém saídos do ensino waldorf, uma formação humanística, e nos anos finais do ensino médio, uma formação para o vestibular.


Palavras-chave


Prática de ensino em ciências; Educação ambiental; Didática

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DOI: https://doi.org/10.12957/sustinere.2016.24977

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