AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NOS ESTUÁRIOS DAS REGIÕES DE CARAVELAS E MUCURI (BA-BRASIL) COM BASE NO MODELO PRESSÃO ESTADO IMPACTO RESPOSTA (PEIR)

Autores

  • Ester Gomes da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ
  • Elenice Rachid Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Josimar Ribeiro de Almeida Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ Universidade de São Paulo – USP

DOI:

https://doi.org/10.12957/ric.2016.24999

Resumo

As regiões de Caravelas e Mucuri estão localizadas no Extremo Sul do estado da Bahia, são caracterizadas por serem regiões costeiras com ecossistemas variados que possuem grande importância no ciclo de vida de muitas espécies. São regiões que se destacam como os dois principais municípios produtores de Celulose no país. Na região de Caravelas está situado um dos principais parques marinhos da América do Sul, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos que possui grande importância na preservação de muitas espécies e, infelizmente vem sofrendo impactos ambientais devido ao grande crescimento do turismo e da pesca. Nos últimos anos essas duas regiões tem sido alvo de grandes atividades como monocultura de eucalipto, indústrias de papel e celulose, entre outras atividades que tem gerado emprego para os moradores locais e fonte de renda. Foi realizado um levantamento bibliográfico das duas regiões ao longo dos últimos anos com o intuito de atualizar as informações que foram previamente concedidas como por exemplo, crescimento populacional, dados de saneamento básico, entre outros, para analisar as mudanças ocorridas nas duas regiões e avaliar a intensidade dos impactos ambientais causados nas duas regiões. Através desse estudo pode ser observado que as duas regiões vêm apresentando expansão nos últimos anos e são regiões com grande viabilidade de implementação de grandes indústrias e aumento do turismo, implementação de resorts e hotéis, que tem causado mudanças em toda a paisagem e em parte gerando impactos ambientais que devem ser avaliados e estudados.

 

DOI: 10.12957/ric.2016.24999

Downloads

Publicado

2016-08-05

Como Citar

Silva, E. G. da, Rachid, E., & Almeida, J. R. de. (2016). AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NOS ESTUÁRIOS DAS REGIÕES DE CARAVELAS E MUCURI (BA-BRASIL) COM BASE NO MODELO PRESSÃO ESTADO IMPACTO RESPOSTA (PEIR). Revista Internacional De Ciências, 6(1), 2–20. https://doi.org/10.12957/ric.2016.24999