RETALHOS ALINHAVADOS NO PERCURSO DE VIDA E FORMAÇÃO E AS IMPLICAÇÕES NA IDENTIDADE DE UMA PROFESSORA QUE FORMA PROFESSORES/AS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2022.70995

Palavras-chave:

Formação de professores, Fazer docente, Processos formativos, Identidade docente, Experiência

Resumo

A entrevista é um diálogo que se propõe a abordar a temática da Formação de Professores/as no Brasil, mas especificamente no espaço formativo da Faculdade de Formação de Professores da UERJ em São Gonçalo e as implicações no fazer docente, alicerçada na reconstrução e ressignificação dos retalhos alinhavados ao longo do percurso de vida e formação da Professora Doutora Helena Amaral da Fontoura que há 53 anos tem se dedicado a formar não só professores/as, mas pessoas, compreendendo a multidimensionalidade e a complexidade dos processos formativos e do papel docente. Professora Helena tem grande experiência na área de Educação, com destaque na Formação de Professores/as, atuando especialmente nas temáticas de inserção profissional docente, estágio supervisionado, estudo de egressos e pesquisa qualitativa. Entende a experiência à luz de Josso (2010) e do eu que desabrocha mediante o movimento de reflexão crítica que possibilita ao sujeito descoser fios do passado e tecer laços futuros da sua existência humana. A metodologia da entrevista foi pautada na pesquisa narrativa que constitui uma relação afetiva com a formação. Desta forma, foi possível repensar a trajetória de vida e formação, a reflexão das práticas e atuação docente em um movimento de transformação que foram entrelaçadas nas dimensões sensíveis, afetivas e conscienciais do ser sujeito formador/a.

Referências

DAY, Christopher. Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto Editora: Portugal, 2001.

FERNANDÉZ, Alicia. O saber em jogo: a psicopedagogia possibilitando autorias de pensamento. Porto Alegre: Editora ARTMED, 2001.

FREIRE, Paulo, 1921-1997. 29ª ed. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido / Paulo Freire: prefácio de Leonardo Boff; notas de Ana Maria Araújo Freire. - 29ª ed. São Paulo / Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2000. p.31-61.

JOSSO, Marie Christine. Experiências de vida e formação. Tradução de José Cláudio, Júlia Ferreira; revisão científica Maria da Conceição Passeggi, Marie Christine Josso. 2.ed. re. e ampl. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010. (Coleção Pesquisa (auto)biográfica & Educação. Série Clássicos da Histórias de Vida)

MORIN, Edgar. Educar na Era Planetária – o pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana/elaborado para a UNESCO por Edgar Morin, Emílio Roger Ciurana; Raúl Domingo Motta. 2. ed. Tradução Sandra Trabucco Valenzuela. Revisão técnica da tradução Edgard de Assis Carvalho. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2007.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina; 2006.

NÓVOA, António. Profissão Professor. Porto: Porto Editora. 1991.

NÓVOA, António. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional / Maurice Tardif. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

ZEICHNER, K. M. Uma agenda de pesquisa para a formação docente. Revista Brasileira de pesquisa sobre formação docente. Belo Horizonte, v. 01, n. 01, p. 13-40, ago./dez. 2009. Disponível em http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br.

Downloads

Publicado

13-11-2022

Como Citar

REGO, Flaviane Coutinho Neves Americano; DA FONTOURA, Helena Amaral. RETALHOS ALINHAVADOS NO PERCURSO DE VIDA E FORMAÇÃO E AS IMPLICAÇÕES NA IDENTIDADE DE UMA PROFESSORA QUE FORMA PROFESSORES/AS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 8, p. 264–286, 2022. DOI: 10.12957/riae.2022.70995. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/70995. Acesso em: 19 abr. 2024.