NO QUARTO DE VANDA: CINEMA, SOCIEDADE E CONHECIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2022.70990

Palavras-chave:

Cinema, Sociedade, Conhecimento

Resumo

Este artigo é um recorte da minha dissertação de mestrado que teve por objetivo realizar uma análise do filme “No quarto da Vanda” do cineasta português Pedro Costa. Para isso, realizei a divisão do texto em três seções. A primeira consistiu em entender o que levou o mencionado cineasta a filmar no quarto de Vanda, como e o que ele fez para alcançar este objetivo. Para tanto, o livro “Um Melro Dourado, Um Ramo de Flores, Uma Colher de Prata”, que inclui uma longa entrevista feita a Pedro Costa pelo crítico francês Cyril Neyrat (2013) sobre o filme em questão, funcionou como fonte orientadora. Ao se observar as respostas concedidas por Costa, identificou-se os caminhos escolhidos pelo diretor para obtenção dos resultados do filme. Na segunda seção, dei início a apreciação do filme em suas estruturas técnicas e suas personagens. Por último, realizei uma ponderação sobre o que este filme, por meio de sua estética, nos fez conhecer politicamente. Como considerações finais foi possível perceber que o filme leva o espectador a questionar a noção de progresso, uma vez que o conduz a pensar e a se relacionar com as personagens do filme, possibilitando a entrada do espectador num espaço sem progresso, num espaço em que se conhece a dureza do discurso de poder e a capacidade do mesmo de gerar realidades tão adversas.

Referências

ALVES, N. Decifrando o pergaminho ─ o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, I. B.; ALVES, N. Pesquisa no/do cotidiano das escolas: sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

ALVES, N. Sobre os movimentos das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. In: OLIVEIRA, I. B; ALVES, N. Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas: sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2008.

ANDERSEN, T. A Band of Outsiders. In: AA.VV. Letters from Fontaínhas. E.U.A: Criterion, 2010.

AUGÉ, M. Não-Lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas, tradução de Marial Lúcia Pereira, SP: Papirus, 1994.

AUMONT, J. & MARIE, M. Dicionário teórico e crítico de cinema. Campinas, SP: Papirus, 2003.

AUMONT, J. Estética cinematográfica. Buenos Aires: Pago, 1989.

BARTHES, R. Oeuvres completes. 5T, Paris: Editions du Seuil, 2002.

COSTA, P. No Quarto de Vanda. Cine Cartaz, 2000. Disponível em: https://cinecartaz.publico.pt/filme/no-quarto-da-vanda-20886 . Acesso em: 22/07/2022.

FERRÒ, M. O filme: uma contra-análise da sociedade. In: NORA, P. História: novos objetos. R.J.: Francisco Alves, 1975.

HABERMAS, J. Conhecimentos e Interesses. São Paulo: Unesp, 2014, p. 80-101.

HOUAISS, A. Dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Editora Objetiva, 2001.

KANT, I. Crítica da Faculdade do Juízo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995, p. 58-90.

LEITE, J. Over the Shoulder (OTS): o que é e como usar. Avmakers. Disponível em: https://www.avmakers.com.br/blog/over-the-shoulder-ots-o-que-e-e-como-usar/ . Acesso em 04/06/2022.

MARTINS, A. S. O espaço filmado ou o Bairro das Fontaínhas nos filmes de Pedro Costa [Em linha]. 2015. Dissertação. Lisboa: ISCTE-IUL.

NEYRAT, C. Room for the living and the dead. In: AA.VV. Letters from Fontaínhas, Criterion: E.U.A, 2010.

NEYRAT, C. Um Melro Dourado, Um Ramo de Flores, Uma Colher de Prata – Entrevista com Pedro Costa. Tradução de Maria João Madeira & Ricardo Matos Cabo. São Paulo: Orfeu Negro, 2013.

SANCHEZ-BIOSCA, V. Teorias da montagem cinematográfica. Espanha: Arquivo Cinematográfico, 1991.

SÁNCHEZ, R. C. A montagem cinematográfica: arte do movimento. Buenos Aires: A Crujía, 2003.

SARGENTO, P. Geofilosofia, Biocentrismo e Empatia. Universidade de Roma TorVergata: Babilónia. nº 8/9, p. 187-195, 2013.

Downloads

Publicado

13-11-2022

Como Citar

SEPULVEDA, Yuri. NO QUARTO DE VANDA: CINEMA, SOCIEDADE E CONHECIMENTO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 8, p. 234–252, 2022. DOI: 10.12957/riae.2022.70990. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/70990. Acesso em: 19 abr. 2024.