‘BICHAS VELHAS’: PEDAGOGIAS DA(S) MASCULINIDADE(S) E DA “VELHITUDE”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2022.70988

Palavras-chave:

Masculinidade, Geração, Homossexualidade, Gênero

Resumo

É o sexo entre iguais que faz um homem perder sua masculinidade? O que diferencia um “gay” de uma “bicha”? Em que momento um “maduro”, um “coroa”, transforma-se numa “cacura”? Tensionando gênero, sexualidade, geração e outros marcadores sociais da diferença a partir da noção de interseccionalidade, este artigo propõe uma reflexão sobre o “masculino” e o “velho”, a partir de apontamentos do minicurso “Bixas Velhas”, realizado em agosto de 2021, e de minha pesquisa de doutorado (em processo de conclusão), baseada em revisão teórica e entrevistas com homens de “meia idade” que se relacionam afetiva e sexualmente com outros homens e que moram na cidade do Rio de Janeiro e região metropolitana e no Extremo Sul da Bahia. Além de apresentar as construções da masculinidade e da “nova velhice” e mostrar como operam na formação de um “gay idoso” típico-ideal, contraposto à “bicha velha”, o texto propõe a elaboração de novas masculinidades e de uma “velhitude” como transformação da categorização negativa dada à velhice como passo crucial para desestabilizar estigmas.

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Publicado

13-11-2022

Como Citar

GASPARI, Alexandre. ‘BICHAS VELHAS’: PEDAGOGIAS DA(S) MASCULINIDADE(S) E DA “VELHITUDE”. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 8, p. 199–218, 2022. DOI: 10.12957/riae.2022.70988. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/70988. Acesso em: 28 mar. 2024.