“OCUPA CAIRU”: DEMANDAS DE GÊNERO E RAÇA CONSTITUIDAS NA LUTA DO MOVIMENTO DE OCUPAÇÕES DE ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.70982Keywords:
Demandas, Gênero, Raça, Ocupações de escola.Abstract
O presente estudo baseia-se numa pesquisa que investigou a constituição das demandas e subjetivações de ocupantes de escola pertencentes a instituição “ Visconde de Cairu” (Ocupa Cairu), referentes ao debate de gênero, raça, classe e sexualidade presentes neste espaço cotidiano do movimento. A metodologia empírica utilizada consistiu na análise de entrevistas semiestruturadas durante o ano de 2016, momento da eclosão do movimento de ocupações de escola no estado do Rio de Janeiro. A noção conceitual pós estruturalista de Laclau (2016) foi utilizada, norteando as interpretações das entrevistas destes atores sociais. Também referenciamos as análises das subjetivações destas entrevistas embasando-as teoricamente através de autores do campo da Diversidade tais como: Souza( 1986), Sepulveda e Sepulveda (2016) e Gomes( 2017).A pesquisa evidenciou que embora as demandas iniciais tenham sido de natureza curricular e educacional, outras demandas da “ordem dos desejos” foram enunciadas, como analisamos nas construções discursivas apresentadas por estudantes do gênero feminino no artigo.Com isso, a luta política das ocupações de escola e sua dinâmica de organização dialógica e plural possibilitaram a estes educandos, o questionamentos a papeis de gênero na sociedade, ao disciplinamento dos corpos no ambiente escolar e a identificação com movimentos de mulheres e lgbt.References
BALL, S. J. Global education. Inc.: new policy networks and the neoliberal imaginary.NovaIorque: Routledge, 2012.
CNN Brasil. Ex governador Luiz Carlos Pezão e condena a quase 99 anos de prisão. Disponível em https://www.cnnbrasil.com.br/politica/2021/06/04/ex-governador-do-rio-luiz-fernando-pezao-e-condenado-a-quase-99-anos-de-prisao. Acesso em 30 de abril de 2020
COSTA, L. M. G. da. #OcupaCairu: juventude e luta política a partir da ocupação de uma escola no subúrbio do Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em Cultura e Territorialidades) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017
G1.Secretário de Educação do Rj exonera,Wagner Victer assume. Disponível em http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2016/05/secretario-de-educacao-do-rj-e-exonerado-wagner-victer-assume.html. Acesso em 3 de março de 2020
GOMES, N. L. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
LACLAU, E. Razão Populista. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013.
LOPES, A. C. Políticas curriculares: continuidade ou mudança de rumos? Revista Brasileira de Educação, n. 26, p p.109-118, 2004.
_____. Políticas de currículo: questões teórico-metodológicas. In: LOPES, A. C.; DIAS, R. E.; ABREU, R. G. Discursos nas Políticas de Currículo. Rio de Janeiro: Quartet, 2011.
_____. Políticas de currículo numa perspectiva discursiva. Disponível em <http://www.curriculo-uerj.pro.br/imagens/pdfProj/politicas__32.pdf>. Acesso em: 02 Dez. 2019.
_____., A. Democracia nas políticas de currículo. Cadernos de Pesquisa, v. 42, p p.700-715, 2012.
_____. No habrá paz enla política. Debates y Combates, v. 4, p p.1-25, 2014.
_____. Por um currículo sem fundamentos. Linhas Críticas (UnB), v. 21, p p.445-466, 2015.
_____. A teoria da atuação de Stephen Ball: e se a noção de discurso fosse outra? Archivos Analíticos de Políticas Educativas/EducationPolicyAnalysisArchives, v. 24, p p.1-19, 2016.LOPES, A. C.; DIAS, R. E.; ABREU, R. G. de. (Org.).Discursos nas políticas de currículo. Rio de Janeiro: Quartet, 2011.
LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de Currículo. Rio de Janeiro: Cortez, 2011.
LOPES, A. C.; OLIVEIRA, A. L. de.; OLIVEIRA, G. de. A teoria do discurso na pesquisa em educação.Recife: EdUFPE, 2018.
LOPES, A. C.; OLIVEIRA, A. L. de.; OLIVEIRA, G. de. Os gêneros da escola e o (im)possível silenciamento da diferença no currículo. Recife: Ed. UFPel, 2018.
MOUFFE, C. Por um modelo agonístico de democracia. Rev. Social. Polit. Curitiba, n. 25, p p.165-175, jun. 2006.
_____. Sobre o político.Tradução de Fernando Santos. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
SANTOS, M. R. Demandas Curriculares na Cidade do Rio de Janeiro.Tese de doutorado em Educação. (Doutorado em Educação)- Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020
SEPULVEDA, J. A.; SEPULVEDA, D. Conservadorismo e Educação Escolar: um exemplo de exclusão. Movimento-revista de educação, v. 5, p. 282-314, 2016.
_____. Formação de identidades e processos de subjetivação na escola. Teias (Rio de Janeiro. Impresso), v. 16, p. 103-116, 2015.
SOUZA, N. S. 2021. Tornar-se negro ou As vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social Rio de Janeiro: Zahar . 171p.
Links:
Documentário Lute como uma menina.Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=8OCUMGHm2oA>. Acesso em: 07 de Dez. 2019.
https://www.scielo.br/j/sausoc/a/NFKSFWFdfv8pnW8vFR3BzQR/?lang=pt
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License