OCUPAÇÃO VIRTUAL: DA FIAÇÃO DE PROPOSTAS À TRAMA ANTIRRACISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2021.55365

Palavras-chave:

educação antirracista, arte e pandemia, curadoria virtual.

Resumo

O presente texto apresenta a ocupação virtual desenvolvida por três fiandeiras-pesquisadoras, entre maio e setembro de 2020, na ação “Fiar com o FIARi na quarentena”. Realizada na página do grupo de pesquisa no Facebook, comoalternativa para suscitar o diálogo com professores e interlocutores diversos em tempos de suspensão, durante a crise da COVID-19. Da proposta “Fiar com propostas de educação antirracista”, destaca-se o papel da curadoria educativa e das narrativas (auto) biográficas como possibilidade de formação e ampliação de repertórios. Na direção de pedagogias vitais, a curadoria de conteúdo e forma inspirou outras estratégias interativas, ajudando a ressignificar afetos individuais e coletivos, tão importantes no caminho de engajamento contra o racismo.

iInscrito no diretório do CNPq como FIAR - Círculo de Estudo e Pesquisa Formação de professores, Infância e Arte. http://fiar.sites.uff.br/

Biografia do Autor

GRAZIELA FERREIRA de Mello, UFF- Universidade Federal Fluminense. SEEDUC- RJ. SECTUR- Itaboraí.

Arte Educadora da rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro e do município de Itaboraí. Com especialização em Arte e Cultura pela UCAM.Mestranda  em educação da Universidade Federal Fluminense. Pesquisadora no FIAR/FEUFF.

Greice Duarte de Brito Silva, UFF- Universidade Federal Fluminense.

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Professora EBTT. COLUNI
UFF.  Pesquisadora no FIAR/FEUFF.

Maria Helena Helena Dantas dos Santos Neves, UFF- Universidade Federal Fluminense. Secretaria da Educação-SP.

Professora da Educacao Infantil, da Rede Municipal de São Paulo. Com especialização em direito educacional. Pesquisadora no FIAR/FEUFF.

Referências

ALMEIDA, S.L. O que é racismo estrutural?, Ed.Belo Horizonte: Letramento,2018.v

ACHINTE, Adolfo. Arte, docencia e investigación. In: BORSANI, María Eugenia. QUINTERO, Pablo. (orgs.). Los desafíos decoloniales de nuestros días: pensar en colectivo. Neuquén: Educo Editorial de la Universidad Nacional del Comahue, 2014.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1993.

CABRAL, Amílcar. PAIGC: Unida e Luta. Lisboa: Nova Aurora, 1974.

FREIRE, Paulo. A educação como prática para a liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.

___________. Política e educação : ensaios. 5. ed - São Paulo, Cortez, 2001.

GOMES, Nilma Lino. "Educação, raça e gênero: relações imersas na alteridade". Cadernos Pagu: raça e gênero, Campinas: Unicamp, v. 6-7, p. 67-82, 1996.

HILLMAN, James. O pensamento do coração e a alma do mundo. Campinas, SP:Verus, 2010.

MARTINS, Mirian Celeste (coord.). Curadoria educativa: inventando conversas. Reflexão e Ação – Revista do Departamento de Educação/UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul, vol. 14, n.1, jan/jun 2006, p.9-27.

____. e PICOSQUE, Gisa. Inventário dos Achados - O olhar do professor-escavador de sentidos - 4 a . Bienal. Porto Alegre: Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, 2003.

MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. In: Programa de educação sobre o negro na sociedade brasileira[S.l: s.n.], 2004.

NÓVOA, A; FINGER, M. (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN; 2 ed. São Paulo: Paulus, 2014.

Prêmio PIPA. Sonia Gomes. disponível em <https://www.premiopipa.com/pag/sonia-gomes/?fbclid=IwAR11hmePL4SJKGaAfKVnqA3x7wFzDKB-OyNgNDlLjJgeBYS77Gu72zqmcgE> Acesso em 16 set 2020.

SANTOS, Márcia; NERY, Joilda; GOES, Emanuelle; SILVA, Alexandre da; SANTOS, Andreia; BATISTA, Luis Eduardo; ARAÚJO, Edna. População negra e Covid-19: reflexões sobre racismo e saúde. Estud. av. vol.34 no.99 São Paulo May/Aug. 2020 Epub July 10, 2020.

SANTOS, Luane. Para além da estética: uma abordagem etnomatemática para a cultura de trançar cabelos nos grupos afro-brasileiros.2013.. Dissertação (Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Relações Etnicorraciais)-Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ.2013.

SILVA, Greice D. de B. De dentro pra fora, de fora pra dentro: itinerários de formação estética de professoras da educação infantil. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2017

VERGARA, Luiz Guilherme. Curadoria Educativa: Percepção Imaginativa/ Consciência do Olhar. Texto apresentado no Encontro da ANPAP- São Paulo 1996.

Downloads

Publicado

12-03-2021

Como Citar

DE MELLO, GRAZIELA FERREIRA; SILVA, Greice Duarte de Brito; NEVES, Maria Helena Helena Dantas dos Santos. OCUPAÇÃO VIRTUAL: DA FIAÇÃO DE PROPOSTAS À TRAMA ANTIRRACISTA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 571–585, 2021. DOI: 10.12957/riae.2021.55365. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/55365. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)