A EMPATIA NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: REFLEXÕES SOBRE ARTEFATOS BILÍNGUES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2021.55349

Palavras-chave:

Educação Infantil. Empatia. Artefatos bilíngues. Educação de surdos.

Resumo

O objetivo desse artigo é refletir sobre a produção de materiais didáticos para a educação infantil de surdos. A metodologia proposta se baseia na análise de materiais construídos por professoras, procurando perceber como e se favorecem a ampliação de sentidos, na medida em que dialogam com contextos mais amplos, como livros, cantigas e narrativas. A perspectiva teórica contempla a concepção de linguagem bakhtiniana, que entende que a enunciação organiza o pensamento. A organização estética dos materiais revela princípios éticos e epistemológicos. Percebemos que a produção de artefatos junto com as crianças, de maneira empática, produziu efeitos significativos no relacionamento interpessoal, aprimorou a comunicação e colaborou para aprendizagens significativas.

Biografia do Autor

Claudia Pimentel, Instituto Nacional de Educação de Surdos INES

Mestrado em Educação (PUC-RIO). Doutorado em Educação (UFRJ). Professora adjunta no Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Surdos (INES). Professora do Mestrado Profissional em Educação Bilíngue do Programa de Pós-graduação em Educação Bilíngue (PPGEB-INES). E-mail: prof.claudiapimentel@gmail.com. Telefone: (21) 997715234. ORCID iD 0000-0001-8154-3207

Keissy Sibelly Morais Limite, Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES

Licenciatura plena em Pedagogia (UNIRIO). Pós-graduada em Tutoria em Educação a Distância e Docência do Ensino Superior (FUTURA-SP).  Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Bilíngue do Instituto Nacional de Educação de Surdos. E-mail: sibellylimite@gmail.com. Telefone: (22) 998893172. ORCID iD 0000-0001-8811-9599 Endereço: Avenida Marechal Castelo Branco, nº 35 D, Bairro: Fazendinha. Cidade: Araruama – RJ. Brasil

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Publicado

12-03-2021

Como Citar

PIMENTEL, Claudia; LIMITE, Keissy Sibelly Morais. A EMPATIA NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: REFLEXÕES SOBRE ARTEFATOS BILÍNGUES. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 650–669, 2021. DOI: 10.12957/riae.2021.55349. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/55349. Acesso em: 18 abr. 2024.