CARTAS MÁGICAS A 801 – O PIBID E A INTERDISCIPLINARIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2021.55181

Resumo

O presente trabalho apresenta as experiências no PIBID de acadêmicas do curso de licenciatura em Letras - Língua Portuguesa na UNESC. Tal projeto, de caráter interdisciplinar, foi realizado na escola Pascoal Meller, em Criciúma, SC. Foi abordado com os alunos o gênero textual cartas, apresentando sua história, desenvolvimento e utilização, além de ter sido explanado os diversos tipos de cartas e outras curiosidades afins. O projeto teve como pano de fundo o universo de Harry Potter, garantindo aos encontros um pouco de ludicidade e dinâmica. Todo o projeto tinha como intuito produzir um saber plural e interdisciplinar, distanciando um pouco de muitas práticas escolares que acabam por prender-se em uma só esfera do conhecimento, deixando de criar pontes com as outras áreas do saber.

Biografia do Autor

Talyta Teixeira Thomé

Formada no curso de Letras - Habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Mestranda em Letras, com área de concentração em Teoria da Literatura no Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Tem interesse nos estudos de Literatura, leitura e formação de leitores.

Larissa Martins Pedro

Formada no curso de Letras - Habilitação em Língua Portuguesa da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), com período sanduíche (2018/01) na Universidade do Porto, Portugal. Tem interesse em temas sobre aprendizagem de língua estrangeira, ensino de língua e de literatura.

Sônia Martins De March

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 1986. Formada em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em 2018. Atualmente, cursando Letras -Habilitação em Inglês na UNESC e mestranda em Educação (UNESC), na linha de pesquisa em Educação, Linguagem e Memória com interesse no estudo da Literatura, sua recepção e efeito na formação humana.

Daniela Arns Silveira

Formada em Letras - Português/Inglês pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. É mestra em Ciências da Linguagem, também pela UNISUL. Atualmente, é Assessora Pedagógica da Diretoria de Ensino de Graduação da Unesc. Leciona disciplinas da área da Linguística, bem como de Sintaxe e de Produção Textual. É também professora de Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e coordenadora de dois Projetos de Extensão: Sala de Leitura: formando leitores literários e transformadores; e Letramento como estratégia para a autonomia. É Coordenadora do Subprojeto Interdisciplinar do PIBID. Também leciona Produção e Interpretação de Texto em diversos outros cursos desta mesma universidade. Desde fevereiro de 2012 tem atuado como formadora em Cursos de Formação Continuada - Ensino Fundamental e Médio. E, desde 2014, é professora titular da rede estadual de ensino.

Manuela Rossa de Souza

Formada em Letras - Português/Inglês pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e especialista em Metodologia e Prática Interdisciplinar do Ensino pela FUCAP. Foi professora supervisora do PIBID Interdisciplinar. Tem interesse em temas como Educação, Práticas Pedagógicas de Ensino, inclusive interdisciplinares e Análise Linguística.

Downloads

Publicado

12-03-2021

Como Citar

THOMÉ, Talyta Teixeira; MARTINS PEDRO, Larissa; MARTINS DE MARCH, Sônia; ARNS SILVEIRA, Daniela; ROSSA DE SOUZA, Manuela. CARTAS MÁGICAS A 801 – O PIBID E A INTERDISCIPLINARIDADE. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 586–596, 2021. DOI: 10.12957/riae.2021.55181. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/55181. Acesso em: 28 mar. 2024.