RACHAR E DESPENCAR O CORPO-TERRITÓRIO

Autores

  • Eduardo Oliveira Miranda UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA - UEFS

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2021.54972

Resumo

O presente texto tem a sua tessitura a partir de provocações sobre a constituição do corpo-território (MIRANDA, 2014; 2019) do autor e como o ato de pesquisar tem sido uma das ramificações das colonialidades dentro da universidade. Para tal, inicia-se o texto com as provocações sobre as potências, imanências, lacunas e possibilidades do corpo no campo social e da educação. Nesse cenário, o autor mescla uma narrativa da sua experiência no transito pelo doutorado e a descoberta do dispositivo metodológico denominado de Sociopoética (GAUTHIER, 2014), a qual se estrutura em cinco princípios e exige um fazer ciência de corpo todo. Portanto, o autor deste texto sentiu a necessidade de ser atravessado pela Sociopoética e participou de um PERCURSO. Em seguida traz uma proposição decolonial batizada de Encruzilhada do Desenho Singular.

Biografia do Autor

Eduardo Oliveira Miranda, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA - UEFS

DOCENTE DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA - UEFS. DOUTOR EM EDUCAÇÃO PELA UFBA. PROFESSOR DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO - PPGE/UEFS. COORDENADOR DO GRUPO DE PESQUISA CORPO-TERRITÓRIO, EDUCAÇÃO E DECOLONIALIDADE.

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Publicado

12-03-2021

Como Citar

MIRANDA, Eduardo Oliveira. RACHAR E DESPENCAR O CORPO-TERRITÓRIO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 467–487, 2021. DOI: 10.12957/riae.2021.54972. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/54972. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ PEDAGOGIAS VITAIS RIBEIRO RAMALLO OGÊDA