CORPO, TEMA E O ESPAÇO DA SALA DE AULA

Hélio Junior Rocha de Lima

Resumo


Esta pesquisa visa instigar reflexões sobre experiências no âmbito da sala de aula nos estudos e dinâmicas do componente curricular corpo, movimento e ludicidade do curso de pedagogia. Considerando o caráter intersubjetivo do tema, o professor pesquisador tece observações sobre o desdobramento das aulas com alusão aos estudos introdutórios teórico-práticos do teatro-imagem, proposto por Augusto Boal, e dos movimentos cotidianos e espontâneos elucidados por Rudolf von Laban atravessados por abordagens sobre o tema  nos estudos de Paulo Freire, Nickel, Marques e Lima. Verifica-se que a discussão do corpo e movimento, como ação, como atitude no cotidiano, faz emergir questões reveladoras de conhecimento e negação da linguagem corporal em tempos de distanciamento social.


Palavras-chave


Corpo e movimento; dança educativa; jogo teatral; teatro-imagem.

Texto completo:

PDF

Referências


BOAL, Augusto. Técnicas Latino-Americanas de Teatro Popular. São Paulo: Hucitec, 1977.

______. Stop c´est magique! Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1980.

DANTAS, Estélio H. M. Pensando o Corpo e o Movimento. Rio de Janeiro: Shape, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e terra, 1993

LABAN, Rudolf. O Domínio do Movimento. 3ª ed. Tradução Anna Maria Barros de Becchi; Maria Silvia Mourão Netto. São Paulo: Summus, 1978.

LEHMANN, Hans-Thies. O Teatro Pós-Dramático. Trad. Pedro Sussekind. São Paulo, Cosac&Naify, 2007.

LIBÂNEO, José Carlos. Tendências pedagógicas na prática escolar. In: ________ . Democratização da Escola Pública – a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1992. . Acesso em 20/julho/2020.

LIMA, H. J.R. O temo no processo criativo das asmarias cia de teatro. (Dissertação de mestrado), Natal RN, 2011.

MARQUES, Isabel A. Dançando na escola. 5ª. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MEDINA, João Paulo Subirá. O brasileiro e seu corpo: educação e política do corpo. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 1990.

NICKEL, Hans-Wolfgang. Regie: Thema und Konzept; .Berlim, Schibri-Vorlag, 2009.

NISTA-PICCOLO, Vilma L; MOREIRA, Wagner W. Corpo em movimento na educação infantil. São Paulo: Cortez, 2012. 192 p.

PAVIS, Patrice. Dicionário do teatro. SP : Perspectiva, 2005.

RANCIÈRE, Jacques. O inconsciente estético. São Paulo: Ed.34, 2009.

RYNGAERT J. J. Introdução à análise do teatro. Trad. Paulo Neves. São Paulo, Martins Fontes, 1995.

SCARPATO, Marta Thiago. O corpo cria, descobre e dança com Laban e Freinet. Campinas, SP, 1999

SOARES, Carmen. Imagens da educação no corpo. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

VYGOTSKI L.S A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.




DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.54952

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


e-ISSN: 2359-6856

 


Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

 

Indexada em:


 

 

Realização: