CORPO, TEMA E O ESPAÇO DA SALA DE AULA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2021.54952

Palabras clave:

Corpo e movimento, dança educativa, jogo teatral, teatro-imagem.

Resumen

Esta pesquisa visa instigar reflexões sobre experiências no âmbito da sala de aula nos estudos e dinâmicas do componente curricular corpo, movimento e ludicidade do curso de pedagogia. Considerando o caráter intersubjetivo do tema, o professor pesquisador tece observações sobre o desdobramento das aulas com alusão aos estudos introdutórios teórico-práticos do teatro-imagem, proposto por Augusto Boal, e dos movimentos cotidianos e espontâneos elucidados por Rudolf von Laban atravessados por abordagens sobre o tema  nos estudos de Paulo Freire, Nickel, Marques e Lima. Verifica-se que a discussão do corpo e movimento, como ação, como atitude no cotidiano, faz emergir questões reveladoras de conhecimento e negação da linguagem corporal em tempos de distanciamento social.

Biografía del autor/a

Hélio Junior Rocha de Lima, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Estudos da Linguagem (UFRN), mestre em Artes Cênicas (UFRN) especializado em Pedagogia do Teatro e coordenação de jogos com fundamentação pedagógica pela Theaterpädagogische Akademie BuT - Bundesverband Theaterpädagogik e. V. , Heidelberg/Alemanha e graduado em Pedagogia (UERN). Tem experiência na educação formal e não-formal, no litoral e no campo, atuando com crianças, adolescentes, adultos e idosos. Discute aspectos de processos criativos de leitura e escrita através do texto dramático, de jogos e exercícios teatrais atravessados por teorias instigadoras de ações emancipadas (Augusto Boal) e de redistribuição da ordem do sensível (Rancière) associadas ao plano de pensamento de Deleuze e Guatarri no que tange aos planos territoriais, as desterritorializações e reterritorializações como desdobramentos políticos da pedagogia e da arte. Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN e do Programa de Pós-Graduação em Educação POSEDUC, atuando na área de corporeidade e ensino de arte, com interesse na linha de pesquisa: práticas educativas, cultura, diversidade e inclusão.

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Publicado

2021-03-12

Cómo citar

ROCHA DE LIMA, Hélio Junior. CORPO, TEMA E O ESPAÇO DA SALA DE AULA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 447–466, 2021. DOI: 10.12957/riae.2021.54952. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/54952. Acesso em: 9 may. 2025.

Número

Sección

DOSSIÊ PEDAGOGIAS VITAIS RIBEIRO RAMALLO OGÊDA