CORPO, TEMA E O ESPAÇO DA SALA DE AULA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2021.54952

Palavras-chave:

Corpo e movimento, dança educativa, jogo teatral, teatro-imagem.

Resumo

Esta pesquisa visa instigar reflexões sobre experiências no âmbito da sala de aula nos estudos e dinâmicas do componente curricular corpo, movimento e ludicidade do curso de pedagogia. Considerando o caráter intersubjetivo do tema, o professor pesquisador tece observações sobre o desdobramento das aulas com alusão aos estudos introdutórios teórico-práticos do teatro-imagem, proposto por Augusto Boal, e dos movimentos cotidianos e espontâneos elucidados por Rudolf von Laban atravessados por abordagens sobre o tema  nos estudos de Paulo Freire, Nickel, Marques e Lima. Verifica-se que a discussão do corpo e movimento, como ação, como atitude no cotidiano, faz emergir questões reveladoras de conhecimento e negação da linguagem corporal em tempos de distanciamento social.

Biografia do Autor

Hélio Junior Rocha de Lima, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Estudos da Linguagem (UFRN), mestre em Artes Cênicas (UFRN) especializado em Pedagogia do Teatro e coordenação de jogos com fundamentação pedagógica pela Theaterpädagogische Akademie BuT - Bundesverband Theaterpädagogik e. V. , Heidelberg/Alemanha e graduado em Pedagogia (UERN). Tem experiência na educação formal e não-formal, no litoral e no campo, atuando com crianças, adolescentes, adultos e idosos. Discute aspectos de processos criativos de leitura e escrita através do texto dramático, de jogos e exercícios teatrais atravessados por teorias instigadoras de ações emancipadas (Augusto Boal) e de redistribuição da ordem do sensível (Rancière) associadas ao plano de pensamento de Deleuze e Guatarri no que tange aos planos territoriais, as desterritorializações e reterritorializações como desdobramentos políticos da pedagogia e da arte. Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN e do Programa de Pós-Graduação em Educação POSEDUC, atuando na área de corporeidade e ensino de arte, com interesse na linha de pesquisa: práticas educativas, cultura, diversidade e inclusão.

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Publicado

12-03-2021

Como Citar

ROCHA DE LIMA, Hélio Junior. CORPO, TEMA E O ESPAÇO DA SALA DE AULA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 447–466, 2021. DOI: 10.12957/riae.2021.54952. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/54952. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ PEDAGOGIAS VITAIS RIBEIRO RAMALLO OGÊDA