CORPO, TEMA E O ESPAÇO DA SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54952Palabras clave:
Corpo e movimento, dança educativa, jogo teatral, teatro-imagem.Resumen
Esta pesquisa visa instigar reflexões sobre experiências no âmbito da sala de aula nos estudos e dinâmicas do componente curricular corpo, movimento e ludicidade do curso de pedagogia. Considerando o caráter intersubjetivo do tema, o professor pesquisador tece observações sobre o desdobramento das aulas com alusão aos estudos introdutórios teórico-práticos do teatro-imagem, proposto por Augusto Boal, e dos movimentos cotidianos e espontâneos elucidados por Rudolf von Laban atravessados por abordagens sobre o tema nos estudos de Paulo Freire, Nickel, Marques e Lima. Verifica-se que a discussão do corpo e movimento, como ação, como atitude no cotidiano, faz emergir questões reveladoras de conhecimento e negação da linguagem corporal em tempos de distanciamento social.
Citas
BOAL, Augusto. Técnicas Latino-Americanas de Teatro Popular. São Paulo: Hucitec, 1977.
______. Stop c´est magique! Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1980.
DANTAS, Estélio H. M. Pensando o Corpo e o Movimento. Rio de Janeiro: Shape, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e terra, 1993
LABAN, Rudolf. O Domínio do Movimento. 3ª ed. Tradução Anna Maria Barros de Becchi; Maria Silvia Mourão Netto. São Paulo: Summus, 1978.
LEHMANN, Hans-Thies. O Teatro Pós-Dramático. Trad. Pedro Sussekind. São Paulo, Cosac&Naify, 2007.
LIBÂNEO, José Carlos. Tendências pedagógicas na prática escolar. In: ________ . Democratização da Escola Pública – a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1992. <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAehikAH/libaneo>. Acesso em 20/julho/2020.
LIMA, H. J.R. O temo no processo criativo das asmarias cia de teatro. (Dissertação de mestrado), Natal RN, 2011.
MARQUES, Isabel A. Dançando na escola. 5ª. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
MEDINA, João Paulo Subirá. O brasileiro e seu corpo: educação e política do corpo. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 1990.
NICKEL, Hans-Wolfgang. Regie: Thema und Konzept; .Berlim, Schibri-Vorlag, 2009.
NISTA-PICCOLO, Vilma L; MOREIRA, Wagner W. Corpo em movimento na educação infantil. São Paulo: Cortez, 2012. 192 p.
PAVIS, Patrice. Dicionário do teatro. SP : Perspectiva, 2005.
RANCIÈRE, Jacques. O inconsciente estético. São Paulo: Ed.34, 2009.
RYNGAERT J. J. Introdução à análise do teatro. Trad. Paulo Neves. São Paulo, Martins Fontes, 1995.
SCARPATO, Marta Thiago. O corpo cria, descobre e dança com Laban e Freinet. Campinas, SP, 1999
SOARES, Carmen. Imagens da educação no corpo. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
VYGOTSKI L.S A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional