“EU NÃO GOSTO DO MEU CORPO PORQUE SOU NEGRO E NÃO TENHO PAIS”: RESSIGNIFICANDO AS VISÕES SOBRE O CORPO NA ESCOLA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM CENTRADA NA EQUIDADE RACIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2021.54943

Palavras-chave:

Corpo, Equidade Racial, Prática Pedagógica, Educação Física, Transformação Social.

Resumo

As práticas discursivas engendram estruturas de poder muitas vezes alicerçadas em condutas preconceituosas. A escola, de um lado, coaduna-se com a perspectiva da domesticação dos corpos por meio de práticas racistas e, por outro, possibilita o desenvolvimento de rupturas paradigmáticas. Dessa forma, objetivou-se analisar o processo de intervenção pedagógica relacionado à transformação das visões sobre o corpo a partir de uma abordagem centrada na equidade racial. Por meio de uma pesquisa-ação desenvolvemos propostas de intervenção pedagógica e registros do processo durante as aulas de Educação Física. Os resultados foram divididos em três categorias: “Identidade marcada”, abordando o mapeamento do projeto; “Identidade em transformação”, descrevendo as propostas de intervenção; e, “Identidade reconstruída”, apresentando os resultados e avaliações do processo. Conclui-se que as intervenções foram potencializadoras de problematização e ressignificação de visões preconceituosas, apontando para a necessidade de fundamentar a educação na perspectiva da equidade racial.

Biografia do Autor

Luiz Gustavo Bonatto Rufino, Prefeitura Municipal de Paulínia - SP, Prefeitura Municipal de Campinas - SP, Centro Universitário de Jaguariúna - Unieduk

Doutor em Ciências da Motricidade, Mestre em Desenvolvimento Humano e Tecnologias e graduado em Educação Física (bacharel e licenciatura) e pedagogia. Prefeitura Municipal de Paulínia - SP e Campinas - SP e Centro Universitário de Jaguariúna - Unifaj.

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Publicado

12-03-2021

Como Citar

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto. “EU NÃO GOSTO DO MEU CORPO PORQUE SOU NEGRO E NÃO TENHO PAIS”: RESSIGNIFICANDO AS VISÕES SOBRE O CORPO NA ESCOLA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM CENTRADA NA EQUIDADE RACIAL. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 315–332, 2021. DOI: 10.12957/riae.2021.54943. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/54943. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ PEDAGOGIAS VITAIS RIBEIRO RAMALLO OGÊDA