MÁQUINA DE GUERRA E INFÂNCIA “ENTRE”: NOTAS SOBRE A DESTERRITORIALIZAÇÃO DA INFÂNCIA CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Helena Almeida e Silva Sampaio PUCSP

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2021.54910

Palavras-chave:

Acontecimentos. Educação. Infância. Máquina de guerra.

Resumo

Este artigo parte de uma perspectiva sobre infância e criança pautada em Deleuze e Guattari e utiliza o conceito de “máquina de guerra” como uma forma de pensar a criação de novos espaços-tempos para suscitar acontecimentos e desterritorializar a infância contemporânea. Busca-se aqui, então, traçar uma linha “entre” os pontos fixos, numa tentativa de irromper a realidade e abrir espaço nas afirmações, prescrições e avaliações que “desabam” sobre as crianças, não apenas incluídas no ideal hegemônico de infância, mas governadas por dispositivos de subjetivação de um “Homo oeconomicus”. Para inventar outros mundos educativos possíveis, num contexto contemporâneo e neoliberal, requer-se a possibilidade de se pensar uma infância “entre”, de modo a tirar a criança da dicotomia incluída/excluída da infância. 

Biografia do Autor

Helena Almeida e Silva Sampaio, PUCSP

Doutoranda em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Integrante do grupo de pesquisa Saberes de Si. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR/ 2008) e graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR/ 2007). Pesquisa Infâncias poéticas e filosóficas e suas implicações ético-estéticas, políticas e ontológicas. Mãe de dois filhos, teve licença maternidade em 2014 e 2016.

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Publicado

12-03-2021

Como Citar

ALMEIDA E SILVA SAMPAIO, Helena. MÁQUINA DE GUERRA E INFÂNCIA “ENTRE”: NOTAS SOBRE A DESTERRITORIALIZAÇÃO DA INFÂNCIA CONTEMPORÂNEA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 60–81, 2021. DOI: 10.12957/riae.2021.54910. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/54910. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ PEDAGOGIAS VITAIS RIBEIRO RAMALLO OGÊDA