CORPOS DAS MARGENS E OUTRAS PEDAGOGIAS POSSÍVEIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2021.54870

Palavras-chave:

Corporalidades. Deficiência. Modelos de deficiência. Cultura escolar. Educação.

Resumo

O texto se propõe pensar nas condições dadas em uma sala de aula como local de produção de pedagogias vitais. Pensa essa possibilidade a partir de impressões e acontecimentos coletados na etnografia de cenas da cultura escolar. Toma as situações que envolvem a deficiência e os corpos ditos deficientes, em sua relação com os supostos normais. Para dar conta da tarefa, estabelecemos reflexões sobre cultura escolar, currículo, escola, culturas juvenis, e fazemos também um histórico da emergência e percurso da categoria da deficiência, especialmente articulada com os chamados modelo médico e modelo social. São apresentadas e analisadas as principais políticas públicas que articulam o campo da educação com a deficiência. Concluímos com a análise de uma cena escolar que sintetiza essas possibilidades.

Biografia do Autor

Edson Mendes da Silva Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Vinculou-se ao Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar (NEPIE/UFRGS). Atualmente, é pesquisador associado ao Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero (GEERGE/UFRGS). Pós-doutorando vinculado à Linha de Pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero. 

Fernando Seffner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor Titular da Faculdade de Educação da UFRGS. Docente e orientador junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) na linha de pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero, com ênfase temática nas pedagogias de construção das masculinidades. Coordenador do GT23 - Gênero, Sexualidade e Educação da ANPED Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (2017-2021). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - CA ED - Educação

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Publicado

12-03-2021

Como Citar

MENDES DA SILVA JÚNIOR, Edson; SEFFNER, Fernando. CORPOS DAS MARGENS E OUTRAS PEDAGOGIAS POSSÍVEIS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 232–253, 2021. DOI: 10.12957/riae.2021.54870. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/54870. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ PEDAGOGIAS VITAIS RIBEIRO RAMALLO OGÊDA