O SABER DO DESEJO PRATICADO NOS COLETIVOS PARENTAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2021.54833

Palavras-chave:

Autoria de Pensamento, Coletivos Parentais, Criatividade

Resumo

O presente artigo traz o recorte de uma pesquisa maior realizada em dois coletivos parentais que atuam no Estado do Rio de Janeiro, com uma proposta de educação que desenvolve a autonomia de seus participantes. Para a discussão teórica, Fernández (2001) é apresentada sobre autoria de pensamento. Nestes espaços, o livre brincar é a base do processo de aprender, e é a partir dele que os sujeitos dão voz às suas autorias. Sendo a pesquisa de cunho qualitativo, a construção metodológica se baseou no tipo etnográfico adaptado à educação (ANDRÉ, 2009). Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo temática de Bardin (2016). Os resultados apontaram para a importância de um ambiente lúdico na educação e o quanto este colabora para a formação de sujeitos desejantes.

 

Biografia do Autor

Maria Vitória Campos Mamede Maia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Faculdade de Educação e do  Programa de Pós-graduação em Educação da UFRJ. Coordenadora e fundadora do grupo de pesquisa Criar e Brincar: LUPEA e do Espaço de Atendimento Psicopedagógico (EAP) ao aluno da Faculdade de Educação da UFRJ. Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005), Mestre em Letras pela PUC-Rio (1986). Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (1998) e em Letras pela PUC-Rio (1982).

Eduarda Silveira dos Anjos Bainha, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, na linha de pesquisa Ética, Inclusão e Interculturalidade. Bolsista CAPES e pesquisadora do grupo de pesquisa Criar e Brincar: LUPEA. Graduada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (2014) e Licenciatura em Artes pelo Centro de Tecnologia Educacional Martins (2017). 

Referências

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Publicado

12-03-2021

Como Citar

CAMPOS MAMEDE MAIA, Maria Vitória; SILVEIRA DOS ANJOS BAINHA, Eduarda. O SABER DO DESEJO PRATICADO NOS COLETIVOS PARENTAIS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 427–446, 2021. DOI: 10.12957/riae.2021.54833. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/54833. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ PEDAGOGIAS VITAIS RIBEIRO RAMALLO OGÊDA