O CORPO NAS INTERVENÇÕES PARA TRANSFORMAÇÕES DE GÊNERO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2021.54793

Palavras-chave:

gênero, subjetividade, corpo

Resumo

Este artigo analisa intervenções que foram realizadas com grupos de jovens por meio de projetos sociais em comunidades e em escolas, que visavam à promoção da equidade de gênero. Tais ações educativas partiam de currículos elaborados por uma ONG para apoiar transformações de normas de gênero que interferem na equidade entre homens e mulheres, incluindo práticas de cuidado com a saúde sexual e reprodutiva, prevenção ao HIV/Aids e diferentes formas de violência. Ao longo dos processos com os grupos, o corpo afetado surgiu como elemento fundamental das transformações subjetivas. O acompanhamento dos processos a partir de preceitos da etnografia, cartografia e pesquisa-intervenção pôs em análise outro olhar sobre o corpo, afinado ao debate feminista crítico dos dualismos mente/corpo.

Biografia do Autor

Vanessa do Nascimento Fonseca

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Psicossociologia de comunidades pelo Programa Interdisciplinar de Comunidades e Ecologia Social ? EICOS (2004). Formada em psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Seus temas de trabalho e pesquisa são: gênero, masculinidades, engajamento dos homens na equidade de gênero, paternidade, direitos sexuais e direitos reprodutivos, violências de gênero e contra crianças, exploração sexual de crianças e adolescentes, prevenção das DST e HIV, produção de metodologias transformativas de gênero, psicologia social comunitária. É consultora internacional para pesquisas e programas de envolvimento masculino na promoção da equidade de gênero e saúde, tendo realizado consultorias para agências internacionais, governos e organizações não governamentais de Moçambique, Mali, Costa do Marfim, Paraguai, Peru e Honduras, além da adaptação de materiais educativos e palestras sobre o tema em outros países. É pesquisadora-colaboradora do Núcleo de Pesquisa e Desconstrução de Gênero - DEGENERA/ UERJ

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Publicado

12-03-2021

Como Citar

DO NASCIMENTO FONSECA, Vanessa. O CORPO NAS INTERVENÇÕES PARA TRANSFORMAÇÕES DE GÊNERO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 333–355, 2021. DOI: 10.12957/riae.2021.54793. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/54793. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ PEDAGOGIAS VITAIS RIBEIRO RAMALLO OGÊDA