TEXTOS VISUAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: POSSIBILIDADES DE LEITURA DA OBRA “CARNAVAL EM MADUREIRA” DE TARSILA DO AMARAL

Autores

  • Ricardo Figueiró Cruz Professor http://orcid.org/0000-0002-8474-4124
  • Eduardo Cristiano Hass da Silva Universidade do Vale do Rio Dos Sinos - Aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2021.52744

Palavras-chave:

Textos Visuais, Ensino, Educação Básica.

Resumo

a partir da análise de “Carnaval em Madureira, de Tarsila do Amaral, a investigação tem o objetivo de apresentar possibilidades de leitura de textos visuais, contribuindo para interdisciplinaridade na Educação Básica. O referencial teórico é interdisciplinar, perpassando áreas como Linguística, História e Artes. Propomos uma análise da obra a partir das categorias cromática, eidética, topológica e matérica. Exploramos as possibilidades da leitura de imagens em sala de aula, recorrendo ao contexto de produção da obra analisada e propondo aproximações entre os conteúdos escolares. As considerações são parciais, apontando a possibilidade de estimular sensações, sentimentos e sensibilidades na leitura de imagens e também na leitura de mundo dos alunos.

Biografia do Autor

Ricardo Figueiró Cruz, Professor

Graduado em História, Mestre em Processos em Processos e Manifestações Culturais

Eduardo Cristiano Hass da Silva, Universidade do Vale do Rio Dos Sinos - Aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação

Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestre em história pela mesma instituição. Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atua principalmente nas áreas de História da Educação e Cultura Escolar, História do Ensino, História do Ensino Comercial e Juventudes.

Referências

BARBISAN, Leci Borges. Texto e Contexto. Organon. Revista do Instituto de Letras da UFRGS, v. 9, n. 23, 1995.

BARTHES, Roland. O Prazer do Texto. São Paulo: Perspectiva, 1987.

BAKHTIN, Mikhail. Os Gêneros do discurso. In: ____. Estética da Criação verbal. Martins Fontes: São Paulo: 2000.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto. São Paulo: Ática, 1990.

BUENO, Eduardo. Brasil: uma história. São Paulo: Leya, 2010.

ECO, Umberto. O leitor modelo. In: ____. Lector in fabula. São Paulo: Perspectiva, 1986.

FARACO, Carlos Alberto. Criação ideológica. In: ____. Linguagem e diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola, 2009.

FLORES, Moacyr. Dicionário de História do Brasil. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

HALL, Stuart. “The work of representation”. In: HALL, Stuart (org.) Representation. Cultural representation and cultural signifying practices. London/Thousand Oaks/New Delhi: Sage/Open University, 1997.

ISER, Wolfgang. O jogo do texto. In: JAUSS, Hans Robert. et. al. A literatura e o leitor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

JAUSS, Hans Robert. O prazer estético e as experiências fundamentais da Poiesis, Aisthesis e Katharsis. In: JAUSS, Hans Robert et. al. A literatura e o leitor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

LOTMAN, Iuri M. La semiótica de la cultura y el concepto de texto. In: Entretextos. Revista Electrónica Semestral de Estudios Semióticos de la Cultura. Nº2 (Noviembre 2003).

_________. Sobre el concepto contemporáneo de texto. In: Entretextos. Revista Electrónica Semestral de Estudios Semióticos de la Cultura. Nº2 (Noviembre 2003).

MORATO, Elisson Ferreira. Do conteúdo à expressão: uma análise semiótica dos textos pictóricos de Mestre Ataíde. [Dissertação]. Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, 2008.

SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. Comunicação e semiótica. São Paulo: Hacker Editores, 2004.

SOUSA, Erenilza Carvalho da Silva. A arte moderna de Tarsila do Amaral: um olhar sobre duas de suas principais obras: Abaporu e Operários. [Monografia]. Artes Visuais – Universidade Federal de Brasília, 2013.

Downloads

Publicado

12-03-2021

Como Citar

CRUZ, Ricardo Figueiró; HASS DA SILVA, Eduardo Cristiano. TEXTOS VISUAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: POSSIBILIDADES DE LEITURA DA OBRA “CARNAVAL EM MADUREIRA” DE TARSILA DO AMARAL. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 610–626, 2021. DOI: 10.12957/riae.2021.52744. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/52744. Acesso em: 25 abr. 2024.