TEXTOS VISUAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: POSSIBILIDADES DE LEITURA DA OBRA “CARNAVAL EM MADUREIRA” DE TARSILA DO AMARAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.52744Palavras-chave:
Textos Visuais, Ensino, Educação Básica.Resumo
a partir da análise de “Carnaval em Madureira, de Tarsila do Amaral, a investigação tem o objetivo de apresentar possibilidades de leitura de textos visuais, contribuindo para interdisciplinaridade na Educação Básica. O referencial teórico é interdisciplinar, perpassando áreas como Linguística, História e Artes. Propomos uma análise da obra a partir das categorias cromática, eidética, topológica e matérica. Exploramos as possibilidades da leitura de imagens em sala de aula, recorrendo ao contexto de produção da obra analisada e propondo aproximações entre os conteúdos escolares. As considerações são parciais, apontando a possibilidade de estimular sensações, sentimentos e sensibilidades na leitura de imagens e também na leitura de mundo dos alunos.Referências
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