A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM TEMPOS DE PANDEMIA: CONTRADIÇÕES E RACIONALIDADES EM EVIDÊNCIA

Autores

  • Dayana Oliveira Arruda Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) - Curso de Doutorado, da Faculdade de Educação (FaEd), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). https://orcid.org/0000-0001-7002-0363
  • Antônio Carlos do Nascimento Osório Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) - Curso de Doutorado, da Faculdade de Educação (FaEd), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). https://orcid.org/0000-0002-4631-1985
  • Sara Santana Armoa da Silva Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) - Curso de Doutorado, da Faculdade de Educação (FaEd), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). https://orcid.org/0000-0003-2984-5026

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.52407

Palavras-chave:

pandemia, educação de jovens e adultos, políticas educacionais, biopolítica.

Resumo

Este artigo tem como objetivo problematizar a emergência de acontecimentos e discursos impostos pela pandemia de Covid-19, que condicionam os sujeitos da educação de jovens e adultos a (outros) mecanismos de exclusão. Utilizamos dos referenciais foucaultianos como instrumentais teórico-metodológicos para redimensionar perspectivas em face da mencionada modalidade de ensino, principalmente no que tange às noções de biopolítica e população, no intuito de explorar saberes e poderes constituintes dos cenários em voga, que reforçam marginalizações. Consideramos que os processos de saúde-doença-cuidado em curso, impactam na conformação de racionalidades (outras) que potencializam disparidades sociais e individuais no campo da escolarização, em detrimento de sujeitos e grupos específicos.

Biografia do Autor

Dayana Oliveira Arruda, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) - Curso de Doutorado, da Faculdade de Educação (FaEd), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Mestra em Educação pela UFMS (2018) e Bacharel em Ciências Sociais também pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2009). Especialista em Gestão de Políticas Públicas, Sociais e Saúde da Família (Libera Limes - 2012). Integra o Grupo de Estudos e de Investigação Acadêmica nos Referenciais Foucaultianos (GEIARF/UFMS). Áreas de interesse e pesquisa: instituição escolar, sujeitos, educação de jovens e adultos, discursos e práticas sociais, culturais e pedagógicas.

Antônio Carlos do Nascimento Osório, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) - Curso de Doutorado, da Faculdade de Educação (FaEd), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Atualmente, Professor Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, atuando como docente-pesquisador no ensino de graduação (licenciaturas, Pedagogia e Psicologia) e na pós-graduação (PPGEdu/FAED e PPGPsi/FAC). Coordenador do Grupo de Estudos nos Referenciais Acadêmicos Foucaultianos (GEIARF/CNPq) desde 2001. Pesquisa e orienta nas problematizações: Educação e psicologia por intermédio das práticas sociais, culturais, pedagógicas e de si. Relações políticas (poderes e saberes) na constituição dos sujeitos e da sociedade, pelas ferramentas dos discursos e dos mecanismos de resistências, sujeições e concessões, nos campos das relações institucionais e do adoecimento.

Sara Santana Armoa da Silva, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) - Curso de Doutorado, da Faculdade de Educação (FaEd), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em 2013. Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Grande Dourados/MS (UFGD), em 2015. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), cuja pesquisa em andamento tendo como objeto o Programa Bolsa Família, é vinculada à Linha de Pesquisa "Estado, sociedade e políticas públicas". 

Downloads

Publicado

30-10-2020

Como Citar

ARRUDA, Dayana Oliveira; OSÓRIO, Antônio Carlos do Nascimento; ARMOA DA SILVA, Sara Santana. A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM TEMPOS DE PANDEMIA: CONTRADIÇÕES E RACIONALIDADES EM EVIDÊNCIA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, p. 398–416, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.52407. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/52407. Acesso em: 19 abr. 2024.