EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19: UMA ALTERNATIVA DEMOCRÁTICA OU SEGREGADORA?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.52294

Palavras-chave:

Educação pública, Educação a distância, Dualidade Educacional, Paulo Freire

Resumo

O tema desse artigo é uma reflexão a respeito da Educação a Distância (EaD) no período atípico vivido pela pandemia da COVID-19, possibilitando um debate acerca da prática democrática ou segregadora que a modalidade exerce na educação básica. Analisa-se a temática à luz de pensadores brasileiros que defendem a ideia da educação como grande instrumento de transformação social e emancipação do sujeito, além de buscar fundamentos na história da Educação e na obra “Pedagogia do Oprimido”, de Paulo Freire, servindo para apontar possíveis caminhos para a prática educativa libertadora, visando a emancipação do sujeito a partir de um posicionamento mais crítico. Ademais, o presente artigo visa oferecer um debate atual e que reforça a ideia de que a educação não deve servir aos interesses de uma classe hegemônica, mas garantir o acesso democrático a todos. Aponta-se que as escolas públicas, deverão sofrer fortes aportes para a implementação eficiente dessa modalidade de ensino, de forma a não criar um abismo entre o ensino público e privado.

Biografia do Autor

Jardel Delgado Marques, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Formado em Administração, atua na rede pública de educação da cidade de Valença/RJ. Dedico meus estudos e leituras a comprender o papel da educação como poderosa ferramenta para transformação social, além da inclusão social de deficientes.

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Publicado

14-12-2020

Como Citar

MARQUES, Jardel Delgado. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19: UMA ALTERNATIVA DEMOCRÁTICA OU SEGREGADORA?. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 428–441, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.52294. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/52294. Acesso em: 25 abr. 2024.