EDUCAÇÃO DA PEQUENA INFÂNCIA: (RE)PENSANDO LIMITES E POSSIBILIDADES DIANTE DE ALGUMAS INFLEXÕES IMPOSTAS PELA PANDEMIA DA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.52291

Palavras-chave:

Pandemia da covid-19, Educação da pequena infância, Escolas das infâncias, Relação família-escola.

Resumo

O presente artigo discute os limites e as possibilidades provocadas pelos efeitos da pandemia da covid-19 na educação da pequena infância. Trata-se de um exercício reflexivo, fundamentado nos Estudos da Infância, em diálogo com nossas pesquisas etnográficas com crianças pequenas. Temos o objetivo de problematizar alguns paradoxos da tríade crianças, famílias e escolas, visibilizando seus dilemas e contradições. Nesse movimento de ruptura e criação de novos paradigmas, destacamos alguns princípios e o compromisso ético-político e epistêmico assumidos na educação das infâncias. A discussão evidencia a necessidade de construção de vínculos afetivos e alteritários na relação família e escola, potencializando esses tempos de incertezas como um tempo, também, de criação.

Biografia do Autor

FABIANA NERY DE LIMA PESSANHA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Doutoranda em Educação; Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Gradução em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas da(s) Infância(s), Formação de Professores(as) e Diversidade Cultural (GIFORDIC); Pedagoga em redes de Educação Básica (SEEDUC/RJ) e (FME/Niterói/RJ).

NAYARA ALVES MACEDO, Colégio Pedro II - Centro de Referência em Educação Infantil de Realengo (CREIR).

Mestre em Educação pelo (PPGEDU) - Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Faculdade de Formação de Professores (FFP), Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (2011). Pós graduada em Literatura Infantil (UFF) e em Psicopedagogia (FAMATH). Atualmente é professora ensino básico técnico e tecnológico - Colégio Pedro II, atuando como professora de educação infantil no Centro de Referência em Educação Infantil de Realengo (CREIR). E é integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas da(s) Infância(s), Formação de Professores (as) e Diversidade Cultural (GIFORDIC) na UERJ.

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Publicado

30-10-2020

Como Citar

PESSANHA, FABIANA NERY DE LIMA; MACEDO, NAYARA ALVES. EDUCAÇÃO DA PEQUENA INFÂNCIA: (RE)PENSANDO LIMITES E POSSIBILIDADES DIANTE DE ALGUMAS INFLEXÕES IMPOSTAS PELA PANDEMIA DA COVID-19. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, p. 339–359, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.52291. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/52291. Acesso em: 23 jul. 2024.