AMBIÊNCIAS FORMATIVAS EM TEMPO DE NOVAS EDUCAÇÕES: O QUE APRENDEMOSENSINAMOS COM A PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.52284

Palavras-chave:

Aprendizagem, Covid-19, Educação tecnológica

Resumo

O presente artigo se propõe a investigar e mapear algumas práticas de aprendizagemensino com o uso da mediação tecnológica em rede no cotidiano de um grupo de alunos da disciplina Eletrônica Digital de uma Escola Técnica na Zona Norte do Rio de Janeiro durante um período da pandemia do COVID-19. As atividades foram desenvolvidas através do uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) baseado no Moodle e de interfaces de web conferência. Dessa forma, procuramos problematizar algumas questões a respeito da cultura contemporânea, como rede educativa.  Ao trazermos como dispositivos de pesquisa o WhatsApp e o Moodle encontramos nas conversas a possibilidade de articulação e ressignificação de novas práticas cotidianas nos espaços e nos tempos escolares.

Biografia do Autor

Luis Henrique Monteiro de Castro, Fundação de Apoio á Escola Técnica

Mestre em Ensino de Física pela UNIRIO, Graduado em Tecnologia em Sistemas da Computação pela UFF, Graduado em Licenciatura em Técnicas Industriais pela FABES. Atua profissionalmente como Professor efetivo na Escola Técnica Ferreira Viana (ETEFEV) vinculada à Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC). Vinculado à Fundação de Estudos do Mar (FEMAR) atua como Encarregado da Divisão de Capacitação Profissional do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro. Membro do Grupo de Pesquisa Educiber (UERJ).

Rosemary dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Formada em Letras e Pedagogia. Doutora e Mestre em Educação pela UERJ. Professora Adjunta do Departamento de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF-UERJ). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação- Proped na Linha de Pesquisa Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) na Linha de Pesquisa:Educação, Comunicação e Cultura. Vice-coordenadora do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Líder do EduCiber ( Grupo de Pesquisa Educação e Cibercultura) Parecerista Ad Hoc do GT 16, Educação e Comunicação, da ANPED. Parecerista Ad Hoc do ENDIPE ( Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino). Atuou 26 anos como professora da Educação Básica no Município de Duque de Caxias, RJ. Atua na área de Educação, com destaque nas seguintes áreas: Educação. Pesquisa. Cibercultura. Formação de Professores. Currículo. Periferias Urbanas. Educação Básica.

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Publicado

30-10-2020

Como Citar

DE CASTRO, Luis Henrique Monteiro; DOS SANTOS, Rosemary. AMBIÊNCIAS FORMATIVAS EM TEMPO DE NOVAS EDUCAÇÕES: O QUE APRENDEMOSENSINAMOS COM A PANDEMIA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, p. 379–397, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.52284. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/52284. Acesso em: 23 abr. 2024.