IMPACTOS DO COVID-19: AS VISÕES E EXPERIÊNCIAS DE CRIANÇAS E JOVENS PORTUGUESES EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO RESIDENCIAL

Autores

  • Daiane Valasques Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga, Portugal. Membro Colaborador do CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança. https://orcid.org/0000-0002-4623-2160
  • Hugo Santos Doutor em Ciências da Educação Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Porto, Portugal Membro Colaborador do CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas https://orcid.org/0000-0003-2808-9863

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.52242

Palavras-chave:

Acolhimento residencial, crianças, jovens, educação, Covid-19.

Resumo

A pandemia veio a questionar as estruturas mais fundacionais das nossas sociedades globais, incluindo o direito democrático à educação. A partir de uma abordagem participatória, envolvendo photovoiced, entrevistas e grupos focais, quis-se perceber quais os impactos psicológicos e educacionais da pandemia nos quotidianos de crianças e jovens em situação de acolhimento residencial. Os resultados indicam que as crianças e jovens se sentem isolados e entediados, chegando a ser difícil cumprir as regras para certos grupos. Esse stress estende-se às suas experiências educacionais que somadas à falta de recursos tecnológicos e técnicos da instituição, torna o direito a ser educado mais difícil. Chama-se a atenção para a necessidade de investir educacionalmente nestas instituições.

Biografia do Autor

Daiane Valasques, Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga, Portugal. Membro Colaborador do CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança.

Doutoranda em Estudos da Criança, pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho (PT). Mestra em Ciências da Educação, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (PT). Licenciada em Pedagogia e Especialista em Alfabetização e Letramentos, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (BRA). Possui experiência na área de Educação e um profundo interesse e dedicação pelas questões da infância, em particular, sobre temas como: Sociologia da Infância, Direitos das Crianças e Participação Infantil.

Hugo Santos, Doutor em Ciências da Educação Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Porto, Portugal Membro Colaborador do CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas

Hugo Santos é licenciado, mestre e doutor em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Em 2019, ganhou o prêmio "Prémio SPCE / De Facto Editores", dedicado aos melhores trabalhos na área de Ciências da Educação, com base na sua tese de doutoramento sobre bullying homofóbico, direitos LGBTQ e educação sexual. Atualmente é membro colabadorar do Centro de Investigação e Intervenção Educativas e membro integrante do grupo de investigação “Políticas, Comunidades e Participação” (PCP). Os seus principais interesses de investigação são cidadania e direitos LGBTIQ; género e masculinidades; educação e saúde sexual e reprodutiva; diversidade e discriminação; violência e bullying escolar; participação digital, jogos sérios e culturas juvenis.

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Publicado

30-10-2020

Como Citar

VALASQUES, Daiane; SANTOS, Hugo. IMPACTOS DO COVID-19: AS VISÕES E EXPERIÊNCIAS DE CRIANÇAS E JOVENS PORTUGUESES EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO RESIDENCIAL. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, p. 58–80, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.52242. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/52242. Acesso em: 19 abr. 2024.