IMPACTOS DO COVID-19: AS VISÕES E EXPERIÊNCIAS DE CRIANÇAS E JOVENS PORTUGUESES EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO RESIDENCIAL
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ABRANTES, P. Os sentidos da escola. Identidades juvenis e dinâmicas de escolaridade. Oeiras: Celta Editora, 2003.
AMADO, J; FERREIRA, S. A entrevista na investigação em educação. In: AMADO, J. (Coord.). Manual de investigação qualitativa em educação. Coimbra: Impresa da Universidade de Coimbra, 2014, p. 207-232.
ARAÚJO, H. C.; WILLIS, P. Jovens, percursos e transições em instituições e comunidades educativas. Uma revisitação na Grã-Bretanha e em Portugal. Educação, Sociedade e Culturas, nº 27, p. 7-13, 2008.
ARCHIBALD, M.; AMBAGTSHEER, R; CASEY, M.; LAWLESS, M. Using Zoom videoconferencing for qualitative data collection: Perceptions and experiences of researchers and participants. International Journal of Qualitative Methods, 18, p. 1-8, 2019.
BECKER, H. S. Whose side are we on? Social Problems, Vol. 14, No. 3, p. 239-247, 1967.
BOURDIEU, P. Compreender. In: BOURDIEU, P. (Coord.). A miséria do mundo. Petropólis: Editora Vozes, 1997, p. 693-732.
BOURDIEU, P. “La «jeunesse» n'est qu'un mot”. Entretien avec Anne-Marie Métailié, paru dans Les jeunes et le premier emploi. Paris, Association des Ages, 1978, p. 520-530. Disponível em: http://www.homme-moderne.org/societe/socio/bourdieu/questions/jeuness.html, 30/05/2013. Acesso em: 30/06/2020.
BOURDIEU, P; PASSERON, J-C. A Reprodução: Elementos para uma Teoria do Sistema de Ensino. Lisboa: Editorial Veja, 1983.
BUTLER, J. Quadros de guerra. Quando a vida é passível de luto? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
CARDOSO, D. A cultura do quarto e o uso excessivo da internet. Resultados nacionais do inquérito EU Kids Online. In: PONTE, C.; SIMÕES, J. A.; JORGE, A.; CARDOSO, D. (Eds.), Crianças e Internet em Portugal. Acessos, usos, riscos, mediações: Resultados do Inquérito Europeu EU Kids Online. Coimbra: Edições Minerva, 2012.p. 57-73.
COSTA, E. Avaliação da integração de plataformas e-learning no ensino secundário. 2010. Tese de Doutorado em Ciências da Educação. Universidade Salamanca, Salamanca, 2010.
CUEVAS-PARRA, P.; STEPHANO, M. Children’s voices in the time of COVID-19. Continued child activism in the face of personal challenges. Middlesex: World Vision International, 2020.
DANIEL, S.J. Education and the COVID-19 pandemic. PROSPECTS, 2020. Disponível em: . Acesso em: 4 maio 2020.
DELGADO, P. Os direitos da criança: da participação à responsabilidade. Porto: Profedições, 2006.
DIAS, T. S.; MENEZES, I. The role of classroom experiences and school ethos in the development of children as political actors: Confronting the vision of pupils and teachers. Educational & Child Psychology, Vol. 30, No. 1, p. 26-37, 2013.
FONSECA, L. Revisitando culturas juvenis: Investimento de raparigas na escola. ex aequo, nº. 7, p. 85-98, 2002.
FONSECA, P. N. da. O impacto do acolhimento institucional na vida de adolescentes. Revista Psicopedagogia, 34(105), p. 285-296, 2017.
GOFFMAN, E. Manicômios, prisões e conventos. São Paulo: Editora Perspectiva S.A, 1961.
GOFFMAN, E. On cooling the mark out. Some aspects of adaptation to failure. Psychiatry, Interpersonal and Biological Processes, Vol. 15, Issue 4, p. 451-463, 1952.
LAHELMA, E. School is for meeting friends: secondary school as lived and remembered. British Journal of Sociology of Education, vol. 23, nº. 3, p. 367-381, 2002.
LANG, J. Small teaching: Everyday lessons from the science of learning. San Francisco: Jossey‐Bass, 2016.
LUDVIGSSON, J. F. Systematic review of COVID-19 in children shows milder cases and a better prognosis than adults. Acta Paediatrica, 109, p. 1088-1095, 2020.
MANNAY, D.; STAPLES, E.; HALLET, S; ROBERTS, L; REES, A; EVANS, R; ANDREWS, D.. Enabling talk and reframing messages: working creatively with care experienced children and young people to recount and re-represent their everyday experiences, Child Care in Practice, 25(1), 51-63, 2019.
MENEZES, I.; FERREIRA, P. D. Cidadania participatória no quotidiano escolar: A vez e a voz das crianças e dos jovens. Educar em Revista, 53, p. 131-147, 2014.
NOON, E.; HALLAM, S. Interpretive Phenomenological Analysis: An appropriate methodology for educational research? Journal of Perspectives in Applied Academic Practice, Vol 6, Issue 1, p. 75-83, 2018.
PAIS, J. M. Jovens e Cidadania. Sociologia, Problemas e Práticas, n.º 49, p. 53-70, 2006.
PAIS, J. M. The multiple faces of the future in the labyrinth of life. Journal of Youth Studies, v. 6, n. 2, p. 115-126, 2003.
RELATÓRIO CASA. Relatório de Caracterização Anual da Situação de Acolhimento de Crianças e Jovens, 2016. Disponível em: http://www.seg-social.pt/documents/10152/15292962/Relatorio_CASA_2016/b0df4047-13b1-46d7-a9a7-f41b93f3eae7 Acesso em: 29/06/2020.
SANTOS, H; SILVA, S. M. da; MENEZES, I. Para uma visão complexa do bullying homofóbico: Desocultando o quotidiano da homofobia nas escolas. ex aequo, 36: 117-132, 2017.
SILVA, S. M. Young people and sensitive information: Managing protection and dignity. In: RIELE, K; BROOKS, R. (Eds.), Negotiating ethical challenges in youth research. London/New York: Routledge, 2013, 96-108.
SILVA, S. M. Da casa da juventude aos confins do mundo: Etnografia de fragilidades, medos e estratégias juvenis. Porto: Edições Afrontamento, 2011.
SPIVAK, G. C. Can the Subaltern Speak? In: NELSON, C; GROSSBERG, L. (Eds.), Marxism and the Interpretation of Culture. Basingstoke: Macmillan Education, 1988, p. 271-313.
TISDALL, E. K. M. The transformation of participation? Exploring the potential of ‘transformative participation’ for theory and practice around children and young people’s participation. Global Studies of Childhood, 3(2), p. 183-193, 2013.
TOMÁS, C; CARVALHO, M. J. L. de; FERNANDES, N. Introdução – Acolhimento de Crianças e Jovens. Configurações, vol. 23, p. 7- 13, 2019.
TOWNSEND, I. M.; BERGER, E. P.; REUPERT, A. E. Systematic review of the educational experiences of children in care: Children’s perspectives. Children and Youth Services Review 111, 104835, p. 1-10, 2020.
UNESCO. UNESCO Covid-19 Education Response Education Sector Issue Notes. Paris: UNESCO, 2020a. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse Acesso em: 1 jun 2020.
UNESCO. Supporting teachers in back-to-school efforts: guidance for policy-makers. Paris: UNESCO, 2020b. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000373479 Acesso em: 1 jun 2020.
VALASQUES, D. De uma situação de risco para uma vida de cidadania: um estudo exploratório sobre a proposta educativa da Casa do Gaiato de Paço de Sousa. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação. Universidade do Porto, Porto, 2018.
WANG, C; BURRIS, M. A. Photovoice: concept, methodology, and use for participatory needs assessment. Health Education & Behaviour, 24(3), 369-387, 1997.
WILLIS, P. Learning to labour. How working-class kids get working class jobs. Aldershot: Ashgate, 1999.
ŽIŽEK, S. Pandemia. Covid-19 e a Reinvenção do Comunismo. Editorial Boitempo, 2020.
DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.52242
Apontamentos
e-ISSN: 2359-6856
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Indexada em:








Realização:



