ALUNOS E A RECONFIGURAÇÃO DA PRESENCIALIDADE EM TEMPOS DE CIBERCULTURA: ANÁLISE DE RELATOS EM REDES SOCIAIS SOBRE AS DIFICULDADES NO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.52233

Palavras-chave:

cibercultura, presencialidade, memes, redes sociais, tecnologias

Resumo

Este artigo traz uma investigação de análise qualitativa de memes, produzidos por alunos da rede pública do estado do Paraná, durante o primeiro semestre de 2020, sobre as aulas remotas. Com o objetivo de identificar as percepções dos alunos sobre a adaptação ao ensino remoto.  Analisamos as postagens das redes sociais Twitter e Instagram, nas contas Memes da Aula Paraná, Aula Paraná Zueiro, Aula Paraná da Depressão, e publicados entre 06 de Abril e 28 de junho de 2020. A análise das postagens mostrou que as dificuldades na adaptação ao ensino remoto tem promovido um despejamento e acúmulo de atividades por falta de habilidades no uso de tecnologias, promovendo uma educação bancária, ampliando as desigualdades sociais e reprimindo a efetivação de uma educação democrática.

Biografia do Autor

Felippie Anthonio Fediuk de Morais, Universidade Federal do Paraná - UFPR Grupo de Estudos e Pesquisas Professor, Escola e Tecnologias Educacionais (GEPPETE/UFPR)

Mestrando em Educação, linha de Pesquisa: Cultura, escola e ensino - Universidade Federal do Paraná.

Bollsista CAPES/PROEX

Lic. em Educação Física - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Glaucia da Silva Brito, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Linguística – Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Comunicação Professora do Mestrado e Doutorado em Educação na área temática Cultura e Processo de Ensino-Aprendizagem, linha de pesquisa: Cultura, Escola e Ensino.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação infantil e ensino fundamental. Brasília, DF: MEC, 2018.

BRITO, G.S; SIMONIAN, M. Conceitos de tecnologias e currículo: em busca de uma integração. In: Diálogos epistemológicos e culturais. Organizadores HAGEMEYER, R. C.;

Castells, Manuel (2003). A Galáxia da Internet: Reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

Comitê Gestor da Internet no Brasil. Tic Domicílio: Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros. São Paulo. 2018

Comitê Gestor da Internet no Brasil. Tic Educação: Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras. São Paulo. 2018

COUTINHO, C. LISBÔA, E. Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para a educação no século XXI. Revista de Educação. Vol. XVIII. nº1. Págs 5-22. 2011.

DELORS, J. et al. Educação um tesouro a descobrir. Relatório para a Unesco da comissão internacional sobre educação para o século XXI. Editora Cortez. Unesco, 1996. Impresso no Brasil em 1999.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Editora Paz e Terra. Rio de Janeiro. 1981

GÓMEZ, Á. I. & Pérez. Educação na era digital: a escola educativa. Porto Alegre: penso, 2015.

HAGEMEYER, R. C. C. SÁ, R. A. GABARDO, C. V. Diálogos Epistemológicos e Culturais. GABARDO, C. V; SÁ, R. A. (Org). Curitiba: W&A Editores. vol 1. Curitiba. 2016.

LEMOS, A., & CUNHA, P (orgs). Olhares sobre a Cibercultura. Sulina, Porto Alegre, 2003; pp. 11-23

LEVY, P. Cibercultura. Ed. 34, São Paulo. 1999.

MILL, D. Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação à distância. Papirus. Campinas/ SP. 2018.

MORÁN, J. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas. Papirus. 2007.

MOREIRA, J. A., & SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, 2020, V.20, 63438. Disponível em https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438/34772

OLIVEIRA, K. E. E; PORTO, C. M; ALVEZ, A. L. Memes de redes sociais digitais enquanto objetos de aprendizagem na Cibercultura: da viralização à educação. Acta Scientiarum Educ. Vol 41. 2019.

POZO, J. I. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. Revista Pátio. Ano VIII – Nº 31- Educação ao Longo da Vida. 2004.

POZO, J. I. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter a informação em conhecimento. Projeto Pedagógico. 2007.

VALENTE, J. A. ALMEIDA, M. E. B. Narrativas digitais e o estudo de contextos de aprendizagem. EM REDE revista de educação a distância. V1. Nº1. 2014.

VALENTE, J. A. Aspectos críticos das tecnologias nos ambientes educacionais e nas escolas. Educação e Cultura Contemporânea. V 2. N 3. Jan/jun. págs 11- 28. 2005.

Downloads

Publicado

14-12-2020

Como Citar

MORAIS, Felippie Anthonio Fediuk de; BRITO, Glaucia da Silva. ALUNOS E A RECONFIGURAÇÃO DA PRESENCIALIDADE EM TEMPOS DE CIBERCULTURA: ANÁLISE DE RELATOS EM REDES SOCIAIS SOBRE AS DIFICULDADES NO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 404–427, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.52233. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/52233. Acesso em: 24 abr. 2024.