EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES SOBRE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.52036

Palavras-chave:

educação remota, desigualdade social, pandemia COVID-19.

Resumo

A pandemia da COVID-19 modificou o cenário mundial e provocou uma série de reconfigurações na vida social. Dentre essas transformações, têm destaque as atividades escolares que passaram a funcionar de modo remoto, em regime especial domiciliar. Com atenção a essa conjuntura, o objetivo central deste artigo é debater as percepções de docentes, em contextos socioeconômicos desiguais que marcam a cidade do Rio de Janeiro, sobre o acesso discente às tecnologias de educação remota proposto pela Secretaria Municipal de Educação em tempos de pandemia. Para tanto, foram realizadas conversas com docentes e equipes diretivas, por meio do aplicativo WhatsApp. As reflexões dos/as profissionais da educação indicaram que a pandemia reforçou a tragédia social e educacional vivida na cidade do Rio de Janeiro, demonstrando a fotografia brutal do sistema econômico e político nefário que reitera as desigualdades de condições de acesso e permanência na escola.

Biografia do Autor

Marcio Caetano, Faculdade de Educação - Universidade Federal de Pelotas

Pós-doutor em Currículo e Narrativas Audiovisuais, com apoio do PNPD-CAPES, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e sob supervisão da Profa. Dra. Conceição Soares. Coordenador do Centro de Memória LGBTI João Antônio Mascarenhas (UFPEL/FURG/UFES/UFOB). Graduado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com mestrado e doutorado em educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Como parte dos estudos de pós-graduação, realizou estágio no Programa de Estudios Feministas do Centro de Investigaciones Interdisciplinarias en Ciencias y Humanidades da Universidad Nacional Autónoma de México (CEIICH- UNAM). Docente na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), orienta investigações desenvolvidas nos Programas de Pós-graduação em Educação e em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Os seus temas de interesse e pesquisa são: 1. currículos e culturas; 2. masculinidade(s) e 3. população lésbica, gay, bissexual, travesti e transexual e 4. estudos decoloniais e subalternos.

Paulo Melgaço Silva Junior, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas - UNIRIO Prefeitura Municipal de Duque de Caxias Estado do Rio de Janeiro.

Pós-doutor e doutor em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professor-colaborador no PPGEAC-Unirio e Professor da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias e do Estado do Rio de Janeiro. 

Tarciso Manfrenatti de Souza Teixeira, Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Mestrado em Educação pela mesma universidade na linha de pesquisa em Educação e Diversidades Étnico-Raciais; Especialista em Relações Étnico-Raciais e Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF); graduado em Letras - Português/Língua Inglesa pela Universidade Castelo Branco (UCB)

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Publicado

30-10-2020

Como Citar

CAETANO, Marcio; SILVA JUNIOR, Paulo Melgaço; TEIXEIRA, Tarciso Manfrenatti de Souza. EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES SOBRE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, p. 116–138, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.52036. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/52036. Acesso em: 20 abr. 2024.