CRIAÇÕES E PERCEPÇÕES DOCENTES NO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: UMA PESQUISA COM OS COTIDIANOS

Vivian Martins, Bárbara Rodrigues de Castro, Michelle Viana Trancoso

Resumo


Em decorrência da Covid-19, a população mundial entrou em distanciamento social e os processos educativos passaram a ocorrer por meio das tecnologias digitais. Dessa forma, buscamos desenvolver uma pesquisa científica que objetive compreender, a partir de uma etnografia on-line, as criações e as percepções de docentes vivenciando o ensino remoto imposto pelo distanciamento social. Optamos pela epistemologia das pesquisas com os cotidianos. As redes sociais da internet, em especial sete comunidades virtuais no Facebook, foram o campo de pesquisa. Entre os dados emergiram narrativas imagéticas e escritas, com criações e percepções de docentes vivenciando o ensino remoto. Propomos a reflexão para uma nova lógica educacional após essa experiência que está ressignificando nossas vidas.


Palavras-chave


Ensino remoto. Narrativas docentes. Etnografia on-line. Pesquisas com os cotidianos. Covid-19.

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DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.51922

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e-ISSN: 2359-6856

 


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