ACESSIBILIDADE EDUCACIONAL, COMUNICACIONAL E SOCIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.51912Keywords:
Pandemia. Acessibilidade. Pessoas com deficiência. Conselhos de direitosAbstract
Devido à pandemia pelo Coronavírus (Covid-19), tornaram-se necessárias adequações, especialmente nos setores de trabalho e educação. Entretanto, pessoas que vivem em espaços periféricos subordinados aos grandes centros, além das pessoas com deficiência, percebem-se ainda mais invisibilizadas.Portanto, este artigo tem como objetivo abordar a importância dos recursos de tecnologia assistiva que promovem a autonomia e independência das pessoas com deficiência, especificamente no contexto educacional, formal ou informal.Os recursos como audiodescrição, Libras, pranchas de comunicação, pictogramas e linguagem simples são oferecidos de forma insuficiente, embora tenhamos a legislação brasileira específica vigente.Fundamentamos este estudo na importância da luta pelo coletivo e na influência dos conselhos de direitos na vida da sociedade.
Palavras-chave: Pandemia. Acessibilidade. Pessoas com deficiência. Conselhos de direitos.
References
ARAUJO, Luiz Antonio Souza de; FERNANDES, Edicléa Mascarenhas. O cuidado com pessoas com deficiência em tempos do COVID-19: considerações acerca do tema. Brazilian Journal of health Review, Curitiba, v. 3, n. 3, p. 5469-5480, may/jun. 2020.Disponível em: http://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/view/10849/9074. Acesso em: 15 jun. 2020.
BOURDIEU, Pierre et al. A miséria do mundo. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 1997.
BRASIL. Decreto n. 5.296, de 02 de dezembro de 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm. Acesso em: 10 maio 2020.
BRASIL. Decreto n. 6.949, de 25 de agosto de 2009.Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm. Acesso em: 10 maio 2020.
BRASIL. Decreto n. 7.612, de 17 de novembro de 2011.Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7612.htm. Acesso em: 15 maio 2020.
BRASIL. Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 25 maio 2020.
BRASIL. Lei n. 13.146, de 06 de julho de 2015.Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 9 maio 2020.
FERNANDES, Edicléa Mascarenhas. A implantação do modelo pedagógico construtivista na Educação Especial do sistema público de Duque de Caxias: mudanças na prática pedagógica e institucional. Rio de Janeiro: UERJ, 1991. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1991.
FERNANDES, Edicléa Mascarenhas; ORRICO, Hélio Ferreira. Acessibilidade e inclusão social. Rio de Janeiro: Deescubra, 2012.
GOHN, Maria da Glória. Educação não formal, aprendizagens e saberes em processos participativos. Investigar em Educação,n. 1, 2014. Disponível em: http://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/article/view/4/4. Acesso em: 4 jun. 2020.
GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal na pedagogia social. Congresso Internacional de Pedagogia Social, mar./2006. Disponível em: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000092006000100034&script=sci_arttext. Acesso em: 3 jun. 2020.
GOHN, Maria da Glória. Movimentos, ONGs e lutas sociais no Brasil nos anos 90. In: Os sem-terra, ONGs e cidadania: a sociedade civil brasileira na era da globalização. São Paulo, Cortez, 1997.
LIMA, Marcos Costa. As teorias do desenvolvimento: a propósito dos conceitos de centro e periferia. Século XXI: Revista de Relações Internacionais – ESPM/Sul, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 13-24, ago. 2015. ISSN 2236-871X. Disponível em: http://seculoxxi.espm.br/index.php/xxi/article/view/105. Acesso em: 20 maio 2020.
MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES. Tecnologia assistiva. Disponível em: https://www.mctic.gov.br/mctic/opencms/ciencia/tecnologia_assistiva/_assistiva/Tecnologia_Assistiva.html. Acesso em: 25 maio 2020.
MOTTA, Lívia Maria Vilela Melo; ROMEU FILHO, Paulo (Orgs.). Audiodescrição: transformando imagens em palavras. São Paulo: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 2010.
QUEIROZ, Kezia Graziela de;FERNANDES, Edicléa Mascarenhas. IV Encontro dos Conselhos de Direitos da Pessoa com Deficiência no Estado do Rio de Janeiro. In: Tópicos em Ciências Sociais. 1. ed. vol. 4.BeloHorizonte: Poisson, 2020. p. 94-98.
SÁ, Elizabete Dias. A consultoria na prática da audiodescrição: a perspectiva dos consultores com deficiência visual. UFJF, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de especialização em audiodescrição) – Faculdade de Educação Física e Desportos, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2015.
SANTOS, Boaventura de Souza. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.
SANTOS, Boaventura de Souza; MENESES, Maria Paula (Org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2009. 532 p.
SIMSON, Olga Rodrigues de Moraes von; GOHN, Maria da Glória; FERNANDES, Renata Sieiro (Orgs.). Não-fronteiras:universos da educação não-formal. São Paulo: Itaú Cultural, 2007. 96 p. Disponível em:http://d3nv1jy4u7zmsc.cloudfront.net/wp-content/uploads/2012/02/000323.pdf. Acesso em: 27 nov. 2018.
UNESCO. Declaração de Salamanca. 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em: 23 maio 2020.
UNESCO. Declaração mundial sobre educação para todos e plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien, Tailândia: UNESCO, 1990.
UNESCO. Educação para todos: o compromisso de Dakar. Dakar, Senegal: UNESCO, 2000.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License