FAKE NEWS EM TEMPOS DE COVID-19: discursos de ódio nas redes sociais como ressonância da desinformação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.51910

Palavras-chave:

Fake News, Covid-19, Discursos de Ódio, Desinformação

Resumo

As redes sociais possibilitaram alterações nos processos comunicacionais, construção e compartilhamento de informações. Partindo das interações nessas redes, o presente texto analisa o impacto das fake news em tempos de pandemia no Brasilassim como o processo de desinformação e os discursos de ódio, tomando como exemplo a discussão da medicação (hidroxi)cloriquina no tratamento de pacientes infectados pela COVID-19. Buscou-se investigar e apontar perspectivas relativas ao negacionismo científico, o uso estratégico da medicação como manipulação e jogos de interesses do governo atual nos conhecimentos difundidos sobre o medicamento, e, por fim, propor alternativas de caráter educativo para prevenir essas fake news em âmbito brasileiro no contexto da pandemia.  

Biografia do Autor

Telma Rocha, UFBA

Professora de Didática da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.

Referências

BAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

BRASIL. Constituição federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 20 de dezembro de 1988.

BRASIL. Decreto-Lei 2.848, de 07 de dezembro de 1940. Código Penal. Diário Oficial da União, 2015.

BRASIL. Lei n.° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Ministério da Saúde divulga diretrizes para tratamento medicamentoso de pacientes. Mai. 2020. Distrito Federal: Ministério da Saúde do Brasil. Disponível em:https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46919-ministerio-da-saude-divulga-diretrizes-para-tratamento-medicamentoso-de-pacientes. Acesso em: 18 de junho 2020.

CHADE, Jamil. Brasil não adere ao compromisso de 130 países de lutar contra fake news. Jun. 2020. Disponível em https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2020/06/16/brasil-nao-adere-ao-compromisso-de-130-paises-contra-fake-news-na-pandemia.htm. Acesso em: 18 de junho 2020.

CONGRESSO VIRTUAL DA UFBA, 1., 2020, Salvador, BA.

CRUZ, D. A. C. de S. e. Formação Continuada de Professores a Distância: Contribuições do Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais na Prática Docente. Dissertação (Mestrado Acadêmico). Departamento de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade. Universidade do Estado da Bahia. Salvador/Bahia, 2019. 171 fls.

Democracia e política na plataforma digital: O desafio das fake news. Mesa mediada por Raquel Nery. [Ssa, 22 mai] 2020. 1 vídeo (1h 51min 24s). Publicado pelo canal TV UFBA. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Pjp2ynQYU1s. Acesso em: 22 mai. 2020.

FLICK, U. Introdução à Pesquisa Qualitativa. Tradução: Joice Elias Costa – 3. Ed. Porto Alegre. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Folha de São Paulo (Folha S. Paulo). Taxa de mortes com cloroquina equivale à quem não usa, diz estudo preliminar da Fiocruz. De 81 pacientes que usaram, 13% foram a óbito, percentual parecido com o de estudos em que a droga não foi aplicada (via @monicabergamo). 07 de abr. 2020, 11:30 AM. Tweet. Disponível em: https://twitter.com/folha/status/1247532179413823493. Acesso em: 18 de junho 2020.

FRANCO, S. La violência: un problema de salud pública que se agrava en la Región. Boletín Epidemiológico de la OPS, v.11, n. 2, p. 1-7, 1990.

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Fiocruz divulga nota em defesa da ciência e de seus pesquisadores. Abr. 2020. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/fiocruz-divulga-nota-em-defesa-da-ciencia-e-de-seus-pesquisadores. Acesso em: 18 de junho 2020.

GOMES, W. da S.; DOURADO, T.. Fake news, um fenômeno de comunicação política entre jornalismo, política e democracia. Estudos em Jornalismo e Mídia. v. 16, nº 02, p. 33-45, jul./dez, 2019.

HESSEN, J. Teoria do Conhecimento. São Paulo: Martins Fontes, 2000

HINE, C. Etnografia virtual. Barcelona: UOC, 2004.

https://wellcome.ac.uk/reports/wellcome-global-monitor/2018. Acesso em: 18 de junho 2020.

https://www.thelancet.com/journals/lanpub/article/PIIS0140-6736(20)31290-3/fulltext. Acesso em: 18 de junho 2020.

IBGE. PNAD Contínua TIC 2018: Internet chega a 79,1% dos domicílios do país. Rio de Janeiro: abril de 2020. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/27515-pnad-continua-tic-2018-internet-chega-a-79-1-dos-domicilios-do-pais. Acesso em: 18 de junho 2020.

JENKINS, H. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008. Tajra (2001) MACHADO, C. Caio; DOURADO, A. Daniel.; SANTOS, Nina.; SANTOS, Guilherme João. Ciência Contaminada. Rio de Janeiro: mai de 2020. Disponível em: https://laut.org.br/ciencia-contaminada.pdf?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_campaign=cincia_contaminada. Acesso em: 18 de junho 2020.

MARQUES, José. Depois do Twitter, Facebook e Instagram também apagam post de Bolsonaro. Mar. 2020. São Paulo: Folha de São Paulo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2020/03/depois-do-twitter-facebook-tambem-apaga-post-de-bolsonaro.shtml. Acesso em: 18 de junho 2020.

MARTINO, L. M. S. Teorias das Mídias Digitais. Linguagens, ambientes e redes. Petropólis: Vozes, 2015.

MATTA, A.; SILVA, F. P. S.; BOAVENTURA, E. Design-based research ou pesquisa de desenvolvimento: metodologia para pesquisa aplicada de inovação em educação no século XXI. In: Revista da Faeeba – Educação e Contemporaneidade. Salvador, vol. 23, n. 42, p.25 - 37 jul./dez, 2014.

MEHRA, R. Mandeep.; DESAI, S. Sapan.; RUSCHITZKA, Frank.; PATEL, N. Amit. Hydroxychloroquine or chloroquine with or without a macrolide for treatment of COVID-19: a multinational registry analysis. Mai. 2020. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(20)31180-6/fulltext. Acesso em: 18 de junho 2020.

Organização Mundial da Saúde. Departamento de evidência e inteligência para ação em Saúde. Brasília: OMS; 2020. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52054/Factsheet-Infodemic_por.pdf?sequence=3. Acesso em: 18 de junho 2020.

Organização Mundial da Saúde. Folha informativa - COVID - 19. Brasília: OMS; 2020. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=featured&Itemid=101. Acesso em: 18 de junho 2020.

Organização Mundial da Saúde. Folha informativa - COVID - 19. Brasília: OMS; 2020. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6105:novo-coronavirus-fiocruz-ministerio-da-saude-do-brasil-e-opas-organizam-treinamento-em-diagnostico-laboratorial-para-9-paises&Itemid=812. Acesso em: 18 de junho 2020.

Organização Mundial da Saúde. Folha informativa - COVID - 19. Brasília: OMS; 2020. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875/. Acesso em: 18 de junho 2020.

Organização Mundial da Saúde. Folha informativa - COVID - 19. Brasília: OMS; 2020 [acesso em 13 de junho 2020]. Disponível em: Organização Mundial da Saúde. Folha informativa - COVID - 19. Brasília: OMS; 2020. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875. Acesso em: 18 de junho 2020.

Percepção pública da C&T no Brasil – 2019. Resumo executivo. Brasília: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2019. Disponível em: https://www.cgee.org.br/documents/10195/734063/CGEE_resumoexecutivo_Percepcao_pub_CT.pdf. Acesso em: 18 de junho 2020.

PIMENTEL, C. S. F. Conectivismo. IN: BERTOLDO, H. L.; MILL, Daniel; SALTO, Francisco. Dicionário crítico de educação e Tecnologias e de Educação a Distância. MILL, Daniel (org.). Campinas, SP: Papirus, 2018.

Portal G1 de Notícias. “Acabou a matéria do Jornal Nacional, diz Bolsonaro sobre atrasos na divulgação de mortos por Corona Vírus. Jun. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/06/05/dados-do-coronavirus-bolsonaro-defende-excluir-de-balanco-numero-de-mortos-de-dias-anteriores.ghtml. Acesso em: 18 de junho 2020.

Portal G1 de Notícias. Estudo francês que recomendava hidroxicloroquina para tratamento de Covid-19 é retirado do ar. Mai. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/05/23/estudo-frances-que-recomendava-hidroxicloroquina-para-tratamento-de-covid-19-e-retirado-do-ar.ghtml. Acesso em: 18 de junho 2020.

Portal G1 de Notícias. Twitter apaga publicações de Jair Bolsonaro por violarem regras da rede. Mar. 2020. Disponível em https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/03/29/twitter-apaga-publicacoes-de-jair-bolsonaro-por-violarem-regras-da-rede.ghtml. Acesso em: 18 de junho 2020.

Portal G1 de Notícias. Veículos de Comunicação formam parceria para dar transparência a dados da COVID - 19. Jun. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/06/08/veiculos-de-comunicacao-formam-parceria-para-dar-transparencia-a-dados-de-covid-19.ghtml. Acesso em: 18 de junho 2020.

Revista Eletrônica FAPESP. Resistência a Ciência. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/resistencia-a-ciencia/. Acesso em: 18 de junho 2020.

RIBEIRO, D. Quem Tem Medo do Feminismo Negro?. São Paulo: Cia das Letras, 2018.

ROCHA, T. B. Cyberbullying: ódio, violência virtual e profissão docente. Brasília: Liber Livro, 2012.

ROQUE, Tatiana. O negocionismo no poder. Fev. 2020. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/materia/o-negacionismo-no-poder/. Acesso em: 18 de junho 2020.

SANTAELLA, L. A pós-verdade é verdadeira ou falsa? São Paulo: Editora Estação das letras e cores, 2018.

SANTAELLA, L.; LEMOS, R.. Redes sociais digitais: a cognição conectiva do Twitter. São Paulo: Paulus, 2010.

SANTOS, M. A. M. Dos. O Discurso de Ódio nas Redes Sociais. São Paulo: Lura Editorial, 2016.

Site Aos Fatos. Com foco na Pandemia, aos fatos lança a robô checadora Fátima no WhatsApp. Rio de Janeiro: 2020. Disponível em: https://www.aosfatos.org/noticias/com-foco-na-pandemia-aos-fatos-lanca-robo-checadora-fatima-no-whatsapp/. Acesso em: 18 de junho 2020.

TARJA, S. F. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor da atualidade. 3 ed. rev. e ampl. São Paulo: Érica, 2001.

TEIXEIRA, A. S. Educação Para Democracia: introdução à administração educacional. 3 ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2007. 255p.

The Lancet Editors. Hydroxychloroquine or chloroquine with or without a macrolide for treatment of COVID-19: a multinational registry analysis. Jun. 2020. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lanpub/article/PIIS0140-6736(20)31290-3/fulltext Acesso em: 18 de junho 2020.

Universidade Federal da Bahia. Rede Covida – Ciência, Informação e Solidariedade. Salvador: 2020. Disponível em: https://covid19br.org/sobre/. Acesso em: 18 de junho 2020.

Wellcome Global Monitor 2018. Disponível em: https://wellcome.ac.uk/reports/wellcome-global-monitor/2018. Acesso em: 18 de junho 2020.

Word Health Organization. Corona Vírus desease (COVID-19) pandemic. Jun. 2020. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019?gclid=CjwKCAjw26H3BRB2EiwAy32zhSRuykdut-h2uakERH9OHVJw7CF3e9YnysCRCT2LThIPsgagra6RpRoCPpsQAvD_BwE. Acesso em: 18 de junho 2020.

Downloads

Publicado

14-12-2020

Como Citar

ROCHA, Telma; GOLVEIA DA SILVA BRANDÃO, Cleyton Williams; CERQUEIRA SOUZA E CRUZ, Diêgo Aric. FAKE NEWS EM TEMPOS DE COVID-19: discursos de ódio nas redes sociais como ressonância da desinformação. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 297–320, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.51910. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/51910. Acesso em: 25 abr. 2024.