A FILOSOFIA DO DIÁLOGO DE MARTIN BUBER COMO CRÍTICA À MODALIDADE HOMESCHOOLING: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DEBATE EDUCACIONAL BRASILEIRO.
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.51783Palavras-chave:
Educação Escolar, Filosofia do Diálogo, Homeschooling, Martin Buber.Resumo
Diante do panorama da atual crise sócio humana, evidenciada pela pandemia de Corona vírus, toda a vida em sociedade passa por uma revisão e pela busca por novos caminhos. A Educação escolar também está sendo repensada, assim como seu futuro após a iminente vitória sobre a COVID-19. Um dos debates recentes na Educação escolar brasileira foi em torno da modalidade Homeschooling, que ganhou certo destaque como possibilidade de legalização da prática no ano de 2019, sendo temporariamente descartada. Deixando de lado as opiniões político-partidárias que acirraram as discussões em torno da questão, este artigo pretendeu dar foco a um dos processos pedagógicos da modalidade Homeschooling, especialmente o que se refere à proposta de ensino-aprendizagem sem – ou com pouca – interação aluno-aluno para tecer uma crítica a partir da filosofia do diálogo de Martin Buber. O Homeschooling pode oferecer uma educação integral às crianças e aos adolescentes em fase escolar? A relação com o outro é geradora de identidade e parte importante do processo de socialização de crianças e adolescentes. Entendeu-se que a limitação do convívio com outros alunos da mesma faixa etária e em estágios de desenvolvimento similares, pode ser um fator negativo do Homeschooling.
Referências
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação? São Paulo: Brasiliense, 1982. 116 p.
BUBER, M. Do diálogo e do dialógico. [tradução Marta Ekstein de Souza Queiroz e ReginaWeinberg]. São Paulo: Perspectiva, 2007.
BUBER, M. Eu e Tu. [tradução Newton Aquiles von Zuben]. São Paulo: Editora Moraes, 1974.
CAMPOS, Juliane Aparecida de Paula Perez; [et.al.]. Psicologia da Educação. Batatais-SP: Claretiano, 2016.
CASA CIVIL. Código Penal, 1940. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848compilado.htm>. Acesso em 19 de março de 2019.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm> Acesso em:10 de março de 2019.
COOPER, Bruce S. (Org.). Homeschooling in Full View: A Reader. Greenwich, CT: Information Age Publishing, 2005.
DIAS, Z. M.; TEIXEIRA, F. Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso: a arte do possível. Aparecida, SP: Editora Santuário, 2008.
GUTERMAN, Oz; NEUMAN, Ari. Schools and emotional and behavioral problems: A comparison of school-going and homeschooled children. Journal of Educational Research. 2017, Vol. 110 Issue 4, p.425-432.
MICHAELIS. Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Melhoramentos, 2019.
NEUMAN, Ari; GUTERMAN, Oz. Structured and unstructured homeschooling: a proposal for broadening the taxonomy. Cambridge Journal of Education. Sep.2017, Vol. 47 Issue 3, pp. 355-371.
RAY, Brian D. A homeschool Research Story. In: COOPER, Bruce S. (Org.). Homeschooling in Full View: A Reader. Greenwich, CT: Information Age Publishing, 2005.
REICH, Rob. Why Home Schooling should be regulated. In: COOPER, Bruce S. (Org.). Homeschooling in Full View: A Reader. Greenwich, CT: Information Age Publishing, 2005, p.109-120.
SEMIS, Laís. Homeschooling: 14 perguntas e respostas. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/15636/homeschooling-14-perguntas-e-respostas>. Acesso em: 19 de março de 2019.
SILVA, Bruno de Oliveira; et.al. A busca pela história da Educação Formal. Revista de Educação, Paripiranga, Bahia, Brasil, v. 1, n. 2, p.63-72, jan./jun. 2018.
UNESCO. International Commission on Education for the Twenty-first Century. Educação: um tesouro a descobrir, relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI (destaques). Brasília: UNESCO, 2010. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000109590_por> Acesso em: 10 de março de 2019.
WEST, Robin L. The Harms of Homeschooling. Philosophy & Public Policy Quarterly, vol. 29, NO. 3/4, Summer/Fall, 2009.
ZANK, Michael. Stanford Encyclopedia of Philosophy, 2014. Disponível em: <https://plato.stanford.edu/entries/buber/>. Acesso em: 02 de maio de 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional