A FILOSOFIA DO DIÁLOGO DE MARTIN BUBER COMO CRÍTICA À MODALIDADE HOMESCHOOLING: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DEBATE EDUCACIONAL BRASILEIRO.

Chrystiano Gomes Ferraz

Resumo


Diante do panorama da atual crise sócio humana, evidenciada pela pandemia de Corona vírus, toda a vida em sociedade passa por uma revisão e pela busca por novos caminhos. A Educação escolar também está sendo repensada, assim como seu futuro após a iminente vitória sobre a COVID-19. Um dos debates recentes na Educação escolar brasileira foi em torno da modalidade Homeschooling, que ganhou certo destaque como possibilidade de legalização da prática no ano de 2019, sendo temporariamente descartada. Deixando de lado as opiniões político-partidárias que acirraram as discussões em torno da questão, este artigo pretendeu dar foco a um dos processos pedagógicos da modalidade Homeschooling, especialmente o que se refere à proposta de ensino-aprendizagem sem – ou com pouca – interação aluno-aluno para tecer uma crítica a partir da filosofia do diálogo de Martin Buber. O Homeschooling pode oferecer uma educação integral às crianças e aos adolescentes em fase escolar? A relação com o outro é geradora de identidade e parte importante do processo de socialização de crianças e adolescentes. Entendeu-se que a limitação do convívio com outros alunos da mesma faixa etária e em estágios de desenvolvimento similares, pode ser um fator negativo do Homeschooling.        


Palavras-chave


Educação Escolar; Filosofia do Diálogo; Homeschooling; Martin Buber.

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DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.51783

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e-ISSN: 2359-6856

 


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