INQUIETAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Esmael Alves de Oliveira, Aguinaldo Rodrigues Gomes, Tatiane Pereira Muniz, Jorge Augusto de Jesus Silva

Resumo


No presente artigo, a partir de uma perspectiva transdisciplinar, objetivamos refletir sobre as dimensões político-sociais da pandemia de Covid-19 no Brasil a partir dos marcadores sociais de diferença e que atravessam o debate sobre educação e democracia. Por meio de nossas experiências pessoais enquanto docentes de instituições de ensino superior e de dados que mostram os efeitos sociais da crise, esperamos desvelar os dispositivos de violência e autoritarismo que perpassam as políticas de saúde no Brasil contemporâneo. Em nossa incursão, para além do diálogo com autores como Arendt (2013), Santos (2020), Agamben (2020), Mbembe (2016), será fundamental a noção de “efeito colateral”. Ela nos desafia a não perdermos de vista que as discussões sobre a pandemia não se reduzem a uma dimensão epidemiológica e/ou biomédica, antes, articuladas por relações de saber-poder, ressoam diretamente nas táticas necropolíticas de um “fazer viver, deixar morrer”.


Palavras-chave


Covid-19, Marcadores sociais de diferença, Educação, Democracia

Texto completo:

PDF

Referências


AGAMBEN, G. Reflexões sobre a peste: Ensaios em tempos de pandemia. São Paulo: Boitempo, 2020.

ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2013

BARATA, R. Meningite: uma doença sob censura? São Paulo: Editora Cortez; 1988.

BECKER, S; OLIVEIRA, E. A.; MARTINS, C. P.. “Onde fala a bala, cala a fala”. Rede Humaniza SUS, 19 jun, 2016. Disponível em: http://redehumanizasus.net/94812-onde-fala-a-bala-cala-a-fala. Acesso em: 08 jun. 2020.

BUTLER, J. Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

CARVALHO, José Sérgio Fonseca de. Política e educação em Hannah Arendt: distinções, relações e tensões. Educ. Soc. [online]. 2014,

DOCUMENTÁRIO. Que Bom Te Ver Viva. Dir. Lúcia Murat, 97min, Áudio: Português, Nacionalidade: Brasil, 1989.

GONZALEZ, L. A categoria político-cultural de Amefricanidade. In: HOLLANDA, H. B. H. (Org). Pensamento feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019. p. 341-352.

LATOUR, B.; WOOLGAR, S. A vida de laboratório: a produção dos fatos científicos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997.

MORAES, J. C.; BARATA, R. B. A doença meningocócica em São Paulo, Brasil, no século XX: características epidemiológicas. Cad. Saúde Pública [online]. 2005, vol.21, n.5

MORAES, W. “A necrofilía colonialista outrocída no Brasil”. Revista Estudos Libertários, vol. 2, n. 3, 2020.

MCCLINTOCK, A. Introdução: pós-colonialismo e o anjo do progresso. In: MCCLINTOCK, A. Couro imperial: raça, gênero e sexualidade no embate colonial. Campinas: EdUNICAMP, 2010. pp. 15-40.

MBEMBE, A. Necropolítica. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, n. 32, v. 2, 2016, p. 122-151.

MOL, A. Política ontológica. Algumas ideias e várias perguntas. In: NUNES, J. A.; ROQUE, R. (Org.). Objectos impuros: experiências em estudos sobre a ciência. Porto: Afrontamento, 2008. p. 63-75.

ROSSI, C. A epidemia do silêncio. Estadão, edição de 14 jun. 2019. Disponível em: http://m.acervo.estadao.com.br/noticias/acervo,a-epidemia-do-silencio-texto-censurado-de-clovis-rossi-em-1974,70002872715,0.htm Acesso em 07 jun. 2020.

SCHWARCZ, L. M. Sobre o autoritarismo brasileiro. São Paulo: Companhia das letras, 2019.

SAFATLE, V. Bem vindo ao estado suicidário. Edições n-1, 2020. Disponível em: . Acesso em: 23 mai. 2020.

SALIBA, Elias Thomé. JORNADA “O lugar da História no ensino escolar”. Associação Nacional de História. São Paulo: ANPUH, 2015. 1 vídeo (420 min), online, son., color. Disponível em: Acesso em: 20 jan. 2020.

SANTOS, B. S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020

SOUZA, J (Org). A ralé brasileira. 3a. ed. São Paulo: Editora Contracorrente, 2018.

STEYN, M. The ignorance contract: recollections of apartheid childhoods and the construction of epistemologies of ignorance. Identities Global Studies in Culture and Power, 19:1, 2012. pp. 8-25.

PRADO, J. L. A. Orelhas do livro. In: DUNKER, C. Mal-estar, sofrimento e sintoma. São Paulo: Boitempo, 2015.




DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.51647

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


e-ISSN: 2359-6856

 


Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

 

Indexada em:


 

 

Realização: