EDUCAÇÃO NA PRIMEIRA ONDA DA COVID-19: AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NA OFERTA DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NÃO PRESENCIAIS PELA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO

Regina Fernandes Albuquerque

Resumo


Tem-se por objetivo mapear as políticas da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro na oferta de atividades pedagógicas não presenciais durante a primeira onda da Covid-19, analisando as condições de trabalho docente nesse período. Trata-se de estudo exploratório, com 22 professores atuantes em turmas de Ensino Médio. A coleta de dados foi realizada através de aplicação de questionário remoto, com estrutura de respostas semiestruturadas e fechadas. Os resultados parciais apontaram para baixa frequência de políticas públicas nacionais de regulamentação do acesso remoto, sendo predominantes políticas descentralizadas pelas Unidades da Federação. Os docentes apontaram para discrepâncias entre políticas públicas anunciadas pelo governo do estado e sua efetivação.


Palavras-chave


Sociologia da Educação, trabalho docente, Covid-19, pandemia, Ensino Médio.

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NOTA CONJUNTA. O Enem deve ser adiado. Assinada por: reitoria UFF, reitoria UFRJ, reitoria IFF, reitoria CEFET, reitoria UEZO, reitoria Colégio Pedro II, reitoria IFRJ, reitoria UENF, reitoria UFRRJ, reitoria UERJ, reitoria UNIRIO. Portal Colégio Pedro II. Rio de Janeiro, maio de 2020. Disponível em: . Acesso em: 15/05/2020.

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DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.51306

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e-ISSN: 2359-6856

 


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