VULNERABILIDADE SOCIAL E EXCLUSÃO DIGITAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA ANÁLISE DA DESIGUALDADE DE ACESSO À INTERNET NA PERIFERIA DE CURITIBA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.51097

Palavras-chave:

Desigualdade social, Inclusão digital, Periferias, Covid-19

Resumo

O objetivo do presente artigo é contribuir para o mapeamento das diferentes situações indicativas de exclusão e vulnerabilidade social na cidade de Curitiba, com base numa análise comparativa sobre como se dá o acesso à Internet em bairros da região central e da periferia da cidade. Como se procura demonstrar, a suspensão das aulas presenciais, em razão da pandemia de Covid-19 e a adoção da educação a distância – que não contempla o alunado que vive em condição de vulnerabilidade social, em decorrência de fatores socioeconômicos e que, consequentemente, não possui acesso aos recursos tecnológicos necessários – tem revelado outro aspecto da seletividade social das medidas adotadas pelo município no enfrentamento da pandemia.

 

Biografia do Autor

Marcelo Nogueira de Souza, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Sociologia. Mestre em Políticas Educacionais e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná. Pesquisador do grupo de pesquisa "Políticas sociais: análise comparada das experiências brasileiras", do "Programa de Desenvolvimento Urbano e Regional - Segunda Fase" (projeto de extensão) e do projeto "As metrópoles e o direito à cidade: conhecimento, inovação e ação para o desenvolvimento urbano", vinculado ao Observatório das Metrópoles - Núcleo Curitiba. Atua nas áreas de Sociologia, Políticas Públicas, Sociologia Urbana, Sociologia do Trabalho e Educação. Atualmente desenvolve pesquisas que versam sobre os temas: territorialidade, desenvolvimento e desigualdades. Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Sociologia na UFPR, onde realiza estágio pós-doutoral pelo PNPD/Capes.

Lislaine Mara da Silva Guimarães, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais com Pós Graduação em Coordenação Pedagógica e Educação Especial Inclusiva com Ênfase na Deficiência Intelectual. Mestranda em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (PROFSOCIO). Professora de sociologia vinculada a Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

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Publicado

14-12-2020

Como Citar

DE SOUZA, Marcelo Nogueira; GUIMARÃES, Lislaine Mara da Silva. VULNERABILIDADE SOCIAL E EXCLUSÃO DIGITAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA ANÁLISE DA DESIGUALDADE DE ACESSO À INTERNET NA PERIFERIA DE CURITIBA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 279–296, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.51097. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/51097. Acesso em: 26 abr. 2024.