RESENHA DO LIVRO RETROTOPÍA DE ZYGMUNT BAUMAN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.50990

Palavras-chave:

Sociedade, Neoliberalismo, Resistência

Resumo

A seguinte resenha apresenta o livro Retrotopia de Zygmunt Bauman (2017). O texto começa com uma breve introdução que apresenta o autor, para depois seguir com um percurso pelos diferentes capítulos que a obra possui. O livro está organizado mediante uma introdução onde o autor coloca ao leitor em contexto, seguida de quatro capítulos nos quais se desenvolvem as questões principais que o autor pretende tratar, para finalizar com um epílogo onde Bauman expõe suas considerações finais. O autor se propõe analisar os fracassos de algumas utopias da humanidade com o objetivo de problematizar a contemporaneidade da nossa sociedade ocidental, e, por fim, propor algumas alternativas que mediante a abertura de brechas nos auxiliem na produção de experiências sociais que favoreçam a coletividade e a resistência.

Biografia do Autor

Iván Gregorio Silva Miguel, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), bolsista CAPES-DS, título da tese: "Professores e Ensino Médio na Revista Educação/UFSM: um arquivo sobre a produção de sujeitos na governamentalidade neoliberal". Realizou um estágio de Doutorado Sanduíche no Instituto de Creatividade e Inovação Educativa (ICIE) da Universidade de Valência (2017) através de bolsa do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE - CAPES). Mestre em Educação pelo PPGE - UFSM (2014), bolsista OEA-GCUB, título da dissertação: "O enfoque por competências no discurso sobre o Ensino Médio brasileiro: um exercício de problematização". Licenciado em Educação Física pelo Instituto Superior de Educação Física da Universidade da República (ISEF-UDELAR - Uruguai) (2002). Trabalhou como professor de Educação Física no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Feliz (IFRS). Anteriormente se desempenhou como docente em nivel superior no Instituto Universitário Asociación Cristiana de Jóvenes do Uruguai; assim como no Ensino Médio, Fundamental e Educação Infantil em várias instituições também do Uruguai. Como pesquisador desenvolveu trabalhos nas áreas de Filosofia da Educação e Políticas Públicas.

Referências

Bauman, Z. Retrotopia. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.

Downloads

Publicado

14-12-2020

Como Citar

SILVA MIGUEL, Iván Gregorio. RESENHA DO LIVRO RETROTOPÍA DE ZYGMUNT BAUMAN. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 531–534, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.50990. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/50990. Acesso em: 18 abr. 2024.