ONDE ESTÃO OS BEBÊS NAS POLÍTICAS? GOVERNAR A INFÂNCIA PARA GOVERNAR A VIDA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.50633

Palavras-chave:

bebês, políticas educacionais, governamento, Michel Foucault.

Resumo

Esse trabalho faz parte de uma pesquisa que teve como objetivo analisar a entrada dos bebês no contexto das políticas educacionais, tendo como referencial teórico-metodológico Michel Foucault e os princípios da governamentalidade, biopolítica, biopoder e dispositivos de segurança. O autor associa à política a “arte de governar” e apresenta uma “tipologia das formas de governo” que repercute na conduta dos indivíduos e na gestão das famílias. Essa perspectiva é fonte para análise da presença dos bebês nas políticas educacionais como uma forma de organização e gestão das pessoas no mundo a partir do nascimento, ou seja, como forma de “governar a vida”. Conclui-se que o governo sobre os bebês ocorre como meio de governar as famílias e a infância, a partir da construção do “futuro cidadão”.

Biografia do Autor

Glacione Ribeiro da Silva Arruda, Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias-RJ

Mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2019). Especialista em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015) e Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes (2006). Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Petrópolis (2004). Atualmente é Orientadora Pedagógica na Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias/RJ, onde atua há vinte anos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Orientação Pedagógica, Formação de Professores, Arte e Musicalização Infantil. Tem como campo de pesquisa: Educação Infantil, políticas educacionais, creche e bebês. É membro do Grupo de Pesquisa Infâncias até 10 anos (GRUPIs/UFRRJ).

Anelise Monteiro do Nascimento, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Departamento de Educação e Sociedade da UFRRJ, na área de Educação Infantil. Professora do PPGEduc. Coordenadora do Curso de Especialização "Docência na Educação Infantil" MEC/UFRRJ. Pós-doutora em Educação (UFF/2019). Possui doutorado em Educação (Puc/Rio, 2013) com período sanduíche em Université Paris Descartes - Paris V (2011), Mestrado em Educação pela - PUC - Rio (2004), Especialização em Educação Infantil pela PUC/Rio (2000) e Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1999). Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, sociologia da infância, infância e cidade, políticas públicas e formação de professores. É Coordenadora do GRUPIs - Grupo de Pesquisa Infâncias até dez anos onde desenvolve o Projeto "Educação Infantil na Baixada Fluminense: a obrigatoriedade da inclusão das crianças de quatro anos na educação básica" (FAPERJ).

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Publicado

30-10-2020

Como Citar

RIBEIRO DA SILVA ARRUDA, Glacione; MONTEIRO DO NASCIMENTO, Anelise. ONDE ESTÃO OS BEBÊS NAS POLÍTICAS? GOVERNAR A INFÂNCIA PARA GOVERNAR A VIDA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, p. 264–278, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.50633. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/50633. Acesso em: 25 abr. 2024.