A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS E OS EFEITOS NA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES EM CURSO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.50615

Palavras-chave:

ontologia do presente, escolarização da vida, racionalidade neoliberal,

Resumo

Inspiradas em algumas pistas deixadas por Michel Foucault sobre sua ontologia do presente, seguimos o questionamento: “o que somos nós como presente?” em meio a pandemia provocada pelo novo coronavírus, para analisar alguns efeitos na educação que emergiram logo após sua disseminação. Nessas reflexões em curso com o avanço da doença, articulamos duas questões centrais: os modos de vida baseados na educação escolarizada e os modos de subjetivação produzidos no contexto de uma racionalidade neoliberal. Analisamos alguns efeitos das experiências vividas durante o período de isolamento social e propomos um diálogo com os estudos de Ivan Illich e M. Foucault para interrogar a atualidade, os modos de vida, bem como as possibilidades de uma educação para além da escolarização da vida.

 

 

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Publicado

30-10-2020

Como Citar

PORTO, Roberta Mendonça; PEREIRA, Jessica Coelho de Lima. A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS E OS EFEITOS NA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES EM CURSO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, p. 279–300, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.50615. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/50615. Acesso em: 29 mar. 2024.