INFÂNCIA CRÔNICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.48598

Palavras-chave:

Infância, Crianças, Crônicas, Walter Benjamin, Antônio Cândido,

Resumo

O livro “Infância Crônica”, organizado por Raíza Venas e Rita Ribes, publicado pela Editora NAU no ano de 2019, reúne uma coletânea de 35 crônicas escritas por pesquisadores que compõem o Grupo de Pesquisa Infância e Cultura Contemporânea, no projeto “Fisionomias da infância: experiências cotidianas, alteridades e deslocamentos”, desenvolvido na Faculdade de Educação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ. Os pesquisadores têm como foco as relações entre criança e cultura, elegendo como fonte de “inspiração” acontecimentos do mundo contemporâneo para a escrita das crônicas, que retratam as crianças e suas relações com a cidade.

Biografia do Autor

Amanda Pontes Figueiredo, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Amanda Pontes Figueiredo, possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2015) e especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela AVM  (2018). Experiência profissional na docência da educação básica (Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e Prefeitura Municipal de Itaguaí). Desde 2017, atua como tutora presencial do curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera- UNIDERP no polo de apoio presencial de Itaguaí. Mestranda em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e pesquisadora do GRUPIs- Grupo de Pesquisa Infâncias até dez anos.

Fernanda De Almeida, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010) e pós-graduada em Gestão Integrada pela Faculdade Afonso Cláudio (2011). Possui experiência na área da Educação, nas seguintes atuações:professora regente regente em turmas de Educação Infantil e primeiras séries do Ensino Fundamental;coordenadora de aprendizagem do Horário Integral em escola da Rede Pública de Nova Iguaçu; supervisora escolar; integrante da Gerência de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação da Cidade de Nova Iguaçu; Gerente da equipe de Educação de Jovens e Adultos (EJA) desta mesma Secretaria.

Flávia Fernanda Ferreira De Lucena, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui graduação em pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (2005), Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Universidade do Grande Rio "Professor José de Souza Herdy" (2009), Especialização em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). É professora concursada da Secretaria Municipal de Educação de Niterói desde 2006. Tem experiência na área de Educação Infantil. Atuou na Diretoria de Educação Infantil do município de Niterói, exercendo a função de coordenadora de polo da Educação Infantil entre os anos de 2013-2016 e atualmente está como docente regente na Educação Infantil do mesmo município.

Downloads

Publicado

21-05-2020

Como Citar

FIGUEIREDO, Amanda Pontes; DE ALMEIDA, Fernanda; DE LUCENA, Flávia Fernanda Ferreira. INFÂNCIA CRÔNICA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 765–774, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.48598. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/48598. Acesso em: 26 abr. 2024.