BELEZA ABAYOMI: EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA ENVOLVENDO ESTÉTICA E IDENTIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.47643

Palavras-chave:

Estética negra, Identidade, Formação.

Resumo

Este trabalho visa apresentar um relato de experiência acerca da influência e reflexos da estética negra no processo de formação identitária da criança. Considerando-se que ao longo da história o que se aprendeu sobre a formação identitária da população brasileira, em sua perspectiva social, cultural e estética se constituiu à luz de um padrão europeu, seja na literatura, nos currículos escolares, nos livros didáticos, nas mídias, entre outros, cabe compreender que refletir sobre a beleza negra no nosso país é romper com uma série de padrões pré-estabelecidos e consolidados há muitos anos. Sendo assim, trazer a mulher negra para a pauta de atividades da escola, como foi possível com projeto “Julho das Pretas” na escola onde atuo profissionalmente é oportunidade para pensar em autoafirmação, já que no ambiente escolar é possível encontrar um público composto, muitas vezes, majoritariamente por mulheres negras, professoras e alunas, que ainda estão em processo de construção e aceitação de sua identidade cultural e estética. Nesse contexto, o desfile de Beleza Abayomi se transformou no grande momento de demonstração e apreciação da beleza negra.

Biografia do Autor

Doralice Palma Silva, Secretaria de Educação de Salvador-Ba (Smed)

Pedagoga e Especialista em Pobreza e Desigualdade Social, pela Ufba. Atuando como professora das séries iniciais e Educação de jovens e adultos, nos municípios de Salvador e Camaçari.

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Publicado

31-01-2020

Como Citar

SILVA, Doralice Palma. BELEZA ABAYOMI: EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA ENVOLVENDO ESTÉTICA E IDENTIDADE. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 395–405, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.47643. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/47643. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiências