DOCÊNCIA NA CRECHE: ENTRE SIMPLICIDADE E SOFISTICAÇÃO SUTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.46700

Palavras-chave:

docência, creche, formação de professores de Educação Infantil.

Resumo

A expansão das creches como primeira etapa da Educação Básica impõe a intensificação de investimentos em infraestrutura e também na formação de professores e gestores que irão desenvolver o trabalho educativo junto às crianças de 0a 3 anos. O que caracteriza a docência na creche? O que as pesquisas brasileiras têm pensando sobre as características desta docência? Nosso objetivo neste texto é pensar questões que interpelam a docência na creche. A partir de uma revisão bibliográfica de pesquisas brasileiras que fazem referências a características da docência na creche, chega a duas categorias ambivalentes: simplicidade e sofisticação sutil. As análises evidenciam que tais características levam necessariamente a assunção de uma pedagogia das relações e da participação. Mais que uma opção metodológica, este paradigma educacional é central para a significação e para o reconhecimento da docência na creche. Para fundamentar o argumento, o texto dialoga com os estudos de Oliveira-Formosinho, Falk e Bondioli.

Biografia do Autor

Rachel Arenari, Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ

Pedagoga, mestre em Educação pelo PPGE-UFRJ, professora substituta de Educação Básica Técnica e Tecnológica- EBTT- Cap- Educação Infantil- UFRJ

Patricia Corsino, UFRJ

Professora Associada do Departamento de Didática da Faculdade de Educação da UFRJ Professora do PPGE-UFRJ

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Publicado

21-05-2020

Como Citar

ARENARI, Rachel; CORSINO, Patricia. DOCÊNCIA NA CRECHE: ENTRE SIMPLICIDADE E SOFISTICAÇÃO SUTIL. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 489–511, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.46700. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/46700. Acesso em: 16 abr. 2024.