AVENTURAS (DES)FORMATIVAS NO AGENCIAMENTO DANÇARINO-CRIANÇA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.46224

Palavras-chave:

Dança, Criança, Formação.

Resumo

O texto problematiza os processos formativos na trajetória da Cia de Dança Teatro Xirê, que emergem da experiência de corpos postos em contato (de dançarinos e de crianças) mediados por uma linguagem que encontra na dança contemporânea sua possibilidade de existência. Tomando a ideia de vazio como categoria de experiência, o texto estabelece relações entre a ideia de vazio-pleno, proposta por Lygia Clark em sua obra, e a ideia de vazio encontrada num corpo feito “saco plástico” na obra “Dingling”, criada pela Cia Xirê para crianças de 2 a 6 anos, evidenciando o projeto político (des)formativo presente na (des)pretensiosa tarefa de dançar para crianças quase bebês.

Biografia do Autor

Andrea Nascimento Elias, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

Doutoranda em Artes Cênicas; mestre em Teatro (2008); especialista em Educação Estética (2002); com graduação em Educação Artística - Licenciatura Plena (2000), sempre pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio. Possui formação técnica como bailarina pelo Centro de Estudos do Movimento e Artes - Escola Angel Vianna (1996) e como circense pela Escola Nacional de Circo (1992-1994). Em 2003 criou e dirige, desde então, a Cia de Dança Teatro Xirê, que desde sua criação pesquisa, cria e produz, em continuidade, espetáculos de dança contemporânea destinados, prioritariamente, ao olhar de crianças. Em 2009, funda a Trânsito Produções Culturais LTDA. Tem intensa atuação na área da produção artística e cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, educação, dramaturgia, coreografia e infância. Com os projetos da Cia Xirê e da Trânsito Produções foi contemplada em editais de concorrência pública do Ministério da Cultura / Funarte; Secretaria de Estado de Cultura (RJ) e Secretaria Municipal de Cultura (Rio de Janeiro / RJ). Seus espetáculos têm circulado por diversas cidade do Brasil e pelos países: Argentina e Equador, na América Latina; Alemanha, Espanha, Itália e Grécia, na Europa; e Índia, na Ásia.

Referências

BARDET, Marie. A Filosofia da Dança: um encontro entre Dança e Filosofia. São Paulo, Martins Fontes: 2014.

ELIAS, Andrea Nascimento. Fio de Ariadne: caminho para a construção de uma dramaturgia corporal a partir do espetáculo Cnossos. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro, Unirio: 2008.

FOUCAULT, Michel. “A ética do cuidado de si como prática de liberdade”. Em: Ditos e Escritos V – Ética, Sexualidade, Política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

GODARD, Hubert e KUYPERS, Patricia. Buracos negros - uma entrevista com Hubert Godard. Rio de Janeiro, O Percevejoonline, Dossiê Corpo Cênico, vol. 2, nº 2, PPGAC/UNIRIO, 2010 [2006].

IKEOKA, Tânia Tiemi. Travessias ético-políticas: estudos em atuação com a Cia de Dança Teatro Xirê, com a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz e com o Grupo de Estudo Contorno de Ações. Dissertação de mestrado. Rio de Janeiro: Unirio, Programa de Pós graduação em Artes Cênicas, 2016.

LARROSA, Jorge. Tremores: Escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica,

LIMA, Carla Andrea. Da Questão do Corpo ao Corpo em Questão in “O Percevejo Online”. Vol. 06 | Número 01 | Janeiro-Junho/2014 | p. 152-165

Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/opercevejoonline/article/view/4867/4425

MÉSZAROS, István. A Educação para Além do Capital. São Paulo: Boitempo, 2008.

PÉLBART, Peter Pal. Biopolítica. Sala Preta – Revista PPGAC Usp, v. 7: 2007. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57320/60302

ROLNIK, Sueli. Arte Cura? Disponível em: http://www.pucsp.br/nucleodesubjetividade/Textos/SUELY/Hibrido.pdf

ROLNIK, Sueli. Geopolítica da Cafetinagem. Disponível em: http://eipcp.net/transversal/1106/rolnik/pt

ROLNIK, Sueli. Molda-se uma alma contemporânea: o vazio-pleno de Lygia Clark. Em The Experimental Exercise of Freedom: Lygia Clark, Gego, Mathias Goeritz, Hélio Oiticica and Mira Schendel, The Museum of Contemporary Art, Los Angeles, 1999. Disponível em: http://www.pucsp.br/nucleodesubjetividade/Textos/SUELY/Molda.pdf

SAFTLE, Vladimir. O Circuito dos Afetos: corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo. Belo Horizonte, Autêntica: 2016.

Downloads

Publicado

21-05-2020

Como Citar

ELIAS, Andrea Nascimento. AVENTURAS (DES)FORMATIVAS NO AGENCIAMENTO DANÇARINO-CRIANÇA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 748–764, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.46224. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/46224. Acesso em: 29 mar. 2024.