MODELOS PEDAGÓGICOS EXPLÍCITOS E A CONSTRUÇÃO DE UMA PEDAGOGIA PARA BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS BASEADA NO BRINCAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.46167

Palavras-chave:

bebês, brincadeira, creche, modelos pedagógicos, pedagogias participativas

Resumo

Resumo: Este artigo discute os modelos pedagógicos considerados explícitos a partir das cinco características de uma pedagogia de qualidade na creche enunciadas por Araújo (2014; ARAÚJO; MONTEIRO, 2017) representados pela Abordagem Pikler (2010; FALK, 2011) e seu conceito do brincar livre, pelos pressupostos de Goldschmied e Jackson (2006) no brincar heurístico acrescido de contribuições de Kishimoto (1993, 2008, 2010, 2011, 2013) e Rossetti-Ferreira (2004, 2006) relativas ao brincar dos bebês e à formação dos professores na creche como possibilidade de rede de significação na construção de uma pedagogia para bebês e crianças bem pequenas

Biografia do Autor

Alessandra Giriboni de Oliveira, Universidade de São Paulo (USP)

Formada em magistério pelo Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (2001), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2006), pós-graduada em Supervisão Educacional e Gestão Escolar (2012). Mestra em Educação na Linha de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Universidade de São Paulo (USP). Membro do grupo de pesquisa Contextos Integrados da Educação Infantil (CIEI) da Faculdade de Educação da USP (FEUSP). Atuou como professora de Educação Infantil (2001-2009) e atualmente é coordenadora pedagógica efetiva da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo (2010- ) atuando na formação de professores e educadores da educação infantil.

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Publicado

21-05-2020

Como Citar

DE OLIVEIRA, Alessandra Giriboni. MODELOS PEDAGÓGICOS EXPLÍCITOS E A CONSTRUÇÃO DE UMA PEDAGOGIA PARA BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS BASEADA NO BRINCAR. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 532–555, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.46167. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/46167. Acesso em: 25 abr. 2024.