RESENHA DO LIVRO “GRUPO TEATRO DO MOVIMENTO: UM GESTO EXPRESSIVO DE KLAUSS E ANGEL VIANNA NA DANÇA BRASILEIRA”
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.46055Palavras-chave:
Grupo Teatro do Movimento, Klauss Vianna, Angel Vianna, Dança BrasileiraResumo
O livro "Grupo Teatro do Movimento: Um gesto expressivo de Klauss e Angel Vianna na dança brasileira" aborda a trajetória do Grupo Teatro do Movimento (GTM), companhia de dança fundada por Klauss e Angel Vianna em 1976, no Rio de Janeiro. Considerada uma das precursoras da dança contemporânea carioca, influenciou toda uma geração de artistas e coreógrafos. Contextualiza o GTM perante as políticas culturais da época, que possibilitaram sua gênese e circulação. Retrata e analisa obras e parcerias com artistas como: Lourdes Bastos, Lola Brikman, José Possi Neto e Oscar Araiz. Apresenta a pesquisa Significado e função de uma linguagem gestual e sua conotação no campo da dança (1977-1978) coordenada pelos Vianna, e suas imbricações no GTM. Revela, por fim, à dança brasileira, procedimentos técnicos e criativos sob os auspícios de Angel Vianna.
Referências
AQUINO, Dulce. Anos 70, O Brasil e a Dança. In: RISÉRIO, Antônio; FREIRE, Maria C. M.; KEHL, Maria Rita et al. (orgs.). Anos 70: Trajetórias. São Paulo: Iluminuras, 2005.
BANNES, Sally. Terpsichore in Sneakers: Post-Modern Dance. Wesleyan University Press, 1987.
CERBINO, Beatriz; BRUM, Leonel. Movimentos da dança carioca – companhias e grupos de 1936 a 2013. Rio de Janeiro: Jauá Editora, 2013.
FREIRE, Ana Vitória. Angel Vianna – uma biografia da dança contemporânea. Rio de Janeiro: Dublin, 2005.
KATZ, Helena. “Método e técnica: faces complementares do aprendizado em dança”. In: SALDANHA, Suzana (org.). Angel Vianna. Sistema, método ou técnica? Rio de Janeiro: Funarte, 2009.
MAGALHÃES, Marina; NAVAS, Cássia. Rio de Janeiro: Gramma, 2019, p. 15-16.
NAVAS, Cássia. Prefácio – Em livro, reapresentar a experiência da dança. In: MAGALHÃES, Marina; NAVAS, Cássia. Grupo Teatro do Movimento: um gesto expressivo de Klauss e Angel Vianna na dança brasileira Rio de Janeiro: Gramma, 2019.
RAMOS, Enamar. Angel Vianna: a pedagoga do corpo. São Paulo: Summus, 2007.
RIBEIRO, Juliana Costa. Angel Vianna através da história: a trajetória da dança da vida. Curitiba: Editora Appris, 2018.
RUIZ, Giselle. Apresentação. Grupo Teatro do Movimento: um gesto expressivo de Klauss e Angel Vianna na dança brasileira. In: MAGALHÃES, Marina; NAVAS, Cássia. Grupo Teatro do Movimento: um gesto expressivo de Klauss e Angel Vianna na dança brasileira Rio de Janeiro: Gramma, 2019, p. 13-14.
______. Arte/Cultura em momento de trânsito: O MAM/RJ na década de 1970. Rio de Janeiro: Mauad X, Faperj, 2013a.
______. Graciela e Grupo Coringa: a dança contemporânea carioca dos anos 1970/80. Rio de Janeiro: Mauad X, 2013b.
TAVARES, Joana Ribeiro da Silva, et al. Homenagem ao Grupo Teatro do Movimento - 1975-1980. II ENGRUPEDANÇA: Diálogos e Dinâmicas. Rio de Janeiro, p. XVII-XXVI, 2010a.
______. Grupo Teatro do Movimento: uma proposta de pesquisa em dança. O Percevejo Online. Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 1-13, 2010b.
______. Grupo Teatro do Movimento (1975-1980). In: TAVARES, Joana Ribeiro da Silva, KEISERMAN, Nara (orgs.). O corpo cênico: entre a dança e o teatro. São Paulo: Annablume; Rio de Janeiro: Unirio; Capes, 2013. p. 89-98.
VIANNA, Klauss. A dança. São Paulo: Summus, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional