RESENHA DO LIVRO “GRUPO TEATRO DO MOVIMENTO: UM GESTO EXPRESSIVO DE KLAUSS E ANGEL VIANNA NA DANÇA BRASILEIRA”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.46055

Palavras-chave:

Grupo Teatro do Movimento, Klauss Vianna, Angel Vianna, Dança Brasileira

Resumo

O livro "Grupo Teatro do Movimento: Um gesto expressivo de Klauss e Angel Vianna na dança brasileira" aborda a trajetória do Grupo Teatro do Movimento (GTM), companhia de dança fundada por Klauss e Angel Vianna em 1976, no Rio de Janeiro. Considerada uma das precursoras da dança contemporânea carioca, influenciou toda uma geração de artistas e coreógrafos. Contextualiza o GTM perante as políticas culturais da época, que possibilitaram sua gênese e circulação. Retrata e analisa obras e parcerias com artistas como: Lourdes Bastos, Lola Brikman, José Possi Neto e Oscar Araiz. Apresenta a pesquisa Significado e função de uma linguagem gestual e sua conotação no campo da dança (1977-1978) coordenada pelos Vianna, e suas imbricações no GTM. Revela, por fim, à dança brasileira, procedimentos técnicos e criativos sob os auspícios de Angel Vianna. 

Biografia do Autor

Marina Campos Magalhães, Universidade de Lisboa

Marina Campos Magalhães – Doutoranda em Artes pela Universidade de Lisboa (com bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia – FCT), Mestre em Artes Cênicas pela Unirio e pós-graduada em Preparação Corporal pela Faculdade Angel
Vianna. Foi professora da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa e da Escola e Faculdade Angel Vianna.

Joana Ribeiro da Silva Tavares – Professora da Escola de Teatro da Unirio. Pesquisadora dos Programas de Pós-Graduação em Artes Cênicas e Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas da UNIRIO. Pós-doutora pela Universidade Paris-8. Autora dos livros Klauss Vianna do coreógrafo ao diretor e O corpo cênico entre a dança e o teatro (Annablume, 2010 e 2013). Coordenadora do Laboratório Artes do Movimento no Centro de Letras e Artes da Unirio.

Joana Ribeiro Da Silva Tavares, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Professora Adjunto, foi chefe do Departamento de Interpretação Teatral da Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO no biênio 2013-2015. Professora/pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (Mestrado e Doutorado) /PPGAC e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino das Artes Cênicas/MPEAC da UNIRIO. Possui graduação em Teoria do Teatro, Bacharelado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1999), mestrado (2002) e doutorado em Teatro pela mesma instituição (2007), com estágio de doutorado no exterior, no departamento de Dança da Universidade de Paris-8, Vincennes - Saint Denis (2005-06) . Realizou pós-doutorado pelo PRODOC/CAPES no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/PPGAC da UNIRIO (2008-12) e no Departamento de Dança da Université Paris-8, Vincennes Saint-Denis (2016.2-2017.1), com missão de conferencista estrangeira convidada. Integra os Grupos de Pesquisa em Dança no Brasil (ABRACE), Teatro Brasileiro (UNIRIO/CNPq) e Artes do Movimento (UNIRIO/CNPq). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Coreografia, atuando principalmente nos seguintes temas: historiografia, coreografia, preparação corporal, direção de movimento, dança, bailarina, atriz, performance, ensino e pesquisa. Mantém colaboração internacional com o Departamento de Dança da Universidade Paris-8, com o qual desenvolve Acordo de Mútua Cooperação. (Texto informado pelo autor)

Referências

AQUINO, Dulce. Anos 70, O Brasil e a Dança. In: RISÉRIO, Antônio; FREIRE, Maria C. M.; KEHL, Maria Rita et al. (orgs.). Anos 70: Trajetórias. São Paulo: Iluminuras, 2005.

BANNES, Sally. Terpsichore in Sneakers: Post-Modern Dance. Wesleyan University Press, 1987.

CERBINO, Beatriz; BRUM, Leonel. Movimentos da dança carioca – companhias e grupos de 1936 a 2013. Rio de Janeiro: Jauá Editora, 2013.

FREIRE, Ana Vitória. Angel Vianna – uma biografia da dança contemporânea. Rio de Janeiro: Dublin, 2005.

KATZ, Helena. “Método e técnica: faces complementares do aprendizado em dança”. In: SALDANHA, Suzana (org.). Angel Vianna. Sistema, método ou técnica? Rio de Janeiro: Funarte, 2009.

MAGALHÃES, Marina; NAVAS, Cássia. Rio de Janeiro: Gramma, 2019, p. 15-16.

NAVAS, Cássia. Prefácio – Em livro, reapresentar a experiência da dança. In: MAGALHÃES, Marina; NAVAS, Cássia. Grupo Teatro do Movimento: um gesto expressivo de Klauss e Angel Vianna na dança brasileira Rio de Janeiro: Gramma, 2019.

RAMOS, Enamar. Angel Vianna: a pedagoga do corpo. São Paulo: Summus, 2007.

RIBEIRO, Juliana Costa. Angel Vianna através da história: a trajetória da dança da vida. Curitiba: Editora Appris, 2018.

RUIZ, Giselle. Apresentação. Grupo Teatro do Movimento: um gesto expressivo de Klauss e Angel Vianna na dança brasileira. In: MAGALHÃES, Marina; NAVAS, Cássia. Grupo Teatro do Movimento: um gesto expressivo de Klauss e Angel Vianna na dança brasileira Rio de Janeiro: Gramma, 2019, p. 13-14.

______. Arte/Cultura em momento de trânsito: O MAM/RJ na década de 1970. Rio de Janeiro: Mauad X, Faperj, 2013a.

______. Graciela e Grupo Coringa: a dança contemporânea carioca dos anos 1970/80. Rio de Janeiro: Mauad X, 2013b.

TAVARES, Joana Ribeiro da Silva, et al. Homenagem ao Grupo Teatro do Movimento - 1975-1980. II ENGRUPEDANÇA: Diálogos e Dinâmicas. Rio de Janeiro, p. XVII-XXVI, 2010a.

______. Grupo Teatro do Movimento: uma proposta de pesquisa em dança. O Percevejo Online. Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 1-13, 2010b.

______. Grupo Teatro do Movimento (1975-1980). In: TAVARES, Joana Ribeiro da Silva, KEISERMAN, Nara (orgs.). O corpo cênico: entre a dança e o teatro. São Paulo: Annablume; Rio de Janeiro: Unirio; Capes, 2013. p. 89-98.

VIANNA, Klauss. A dança. São Paulo: Summus, 2005.

Downloads

Publicado

31-01-2020

Como Citar

MAGALHÃES, Marina Campos; DA SILVA TAVARES, Joana Ribeiro. RESENHA DO LIVRO “GRUPO TEATRO DO MOVIMENTO: UM GESTO EXPRESSIVO DE KLAUSS E ANGEL VIANNA NA DANÇA BRASILEIRA”. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 422–433, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.46055. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/46055. Acesso em: 19 abr. 2024.