A EDUCAÇÃO NA ORIENTAÇÃO DOS PAIS DE BEBÊS E CRIANÇAS SURDAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.45937

Palavras-chave:

Implante coclear, Surdez, Libras, Criança surda, Educação bilíngue

Resumo

Este estudo apresenta um relato sobre o percurso de uma família, cujo filho é surdo e recém-implantado. Com dois anos de idade, a criança foi matriculada em uma instituição de Educação Infantil da rede particular e teve o suporte de uma acompanhante terapêutica (AT), além de suas professoras. Como fonte de dados, foram utilizados os registros do diário de campo da AT, que reúnem observações e estratégias feitas na escola, conversas dos interlocutores da criança e uma entrevista com a mãe. Os relatos foram analisados na perspectiva dos estudos de Vygotsky, ressaltando o papel do mediador no desenvolvimento do sujeito, e considerando o seu entorno interacional, fundamental na construção de saberes. Este estudo revela como a família avançou, de um início marcado pela negação da condição do filho na escola, para a busca de alternativas que normatizassem, restabelecessem a fala da criança e que, finalmente, fizessem os pais o reconhecerem como surdo.

 

Biografia do Autor

Erica Aparecida Garrutti-Lourenço, Universidade Federal de São Paulo

Professora Adjunta lotada Departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade Federal de São Paulo.

Sandra Regina Leite de Campos, Universidade Federal de São Paulo

Professora Adjunta lotada no Departamento de Letras, da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade Federal de São Paulo.

Jéssica de Oliveira Holanda, Universidade Federal de São paulo

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Paulo

Referências

ANDREIS-WITKOSKI, S.; FILIETAZ, M. R. P. (Org.). Educação de surdos em debate. Curitiba: Ed. UTFPR, 2014, p. 41-50.

BRASIL. Decreto n. 5.626, de 23 de dezembro de 2005. Regulamenta Lei nº 10. 436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.html. Acesso em: 29 abr. 2019.

_______. Resolução n. 5, de 17 de Dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, Brasília: MEC, SEB, 2009. Disponível em: http://www.seduc.ro.gov.br/portal/legislacao/RESCNE005_2009.pdf. Acesso em 14 out. 2019.

CAMPOS, S. R. L. de. A representação social dos professores de surdos sobre o ensino de Libras e Língua Portuguesa no Ensino Fundamental I. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

GURGEL, T. M. A.; TURETTA, B. A. R.; ROSA, L. A.; SILVA, R. R. da. Aquisição de LIBRAS na Educação Infantil um trabalho a partir de narrativas. In LACERDA, C. B. F.; SANTOS, L. F. dos; MARTINS, V. R. O. (Orgs), Escola e Diferença caminhos para educação bilíngue de surdos. São Carlos: EdUFSCar, 2016, p. 65-78.

HIGGINS, P.C.; Outsiders in a hearing world? a sociology of deafness, Sage Publications, Inc, London 1980.

KARNOPP, L.; QUADROS. R. M. de. Educação Infantil para surdos. In: ROMAN, E. D.; STEYER, V. E. (Org.). A criança de 0 a 6 anos e a educação infantil: um retrato multifacetado. Canoas, 2001. p. 214-230.

KELMAN, C. A.; et al. Surdez e família: facetas das relações parentais no cotidiano comunicativo bilíngue. Linhas Críticas, v. 17, n.33, p. 349-366, 2011.

KRAEMER, G. M. Identidade e cultura surda. In: LOPES, M. C. (org). Cultura surda e Libras, Unisinos. 2012. p. 138-153. Disponível em: http://projetoredes.org/wp/wp-content/uploads/Cultura-Surda-e-Libras.pdf. Acesso em: 29 de abr. 2019.

KYLE, J. O. O ambiente linguístico: alguns comentários sobre o desenvolvimento do bilinguismo. In: SKLIAR, C. (Org.) Atualidade da educação bilíngue para surdos. Porto Alegre: Mediação, 1997.

LACERDA, C. B. F. de; SANTOS, L. F. dos; MARTINS, V. R. de O. (orgs). Escola e diferença: caminhos para a educação bilíngue de surdos. São Carlos: Edufscar, 2016.

LODI, A. C. B.; MELO, A. D. de; FERNANDES, E. 2. Letramento, bilinguismo e educação de surdos. São Paulo: Mediação, 2015.

LOPES, M. C.; VEIGA-NETO, A. Marcadores culturais surdos. In: VEIGA-MACHADO, L. Matos da Costa; LOPES, M. C. Educação de surdos: políticas, línguas de sinais, comunidade e cultura surda. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2010. p. 116-137.

PINO, A.; As Marcas do Humano: às origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S. Vigotski. São Paulo: Cortez Editora, 2005.

QUADROS, R. M. O bi do bilinguismo na educação de surdos In: _______. Surdez e bilinguismo. Porto Alegre: Mediação, 2005. p. 26-36.

ROJO, R. H. R. Falando ao Pé da Letra: a construção da narrativa e do letramento. 1. ed. São Paulo, SP: Parábola, 2010.

SANTANA, A. P. Surdez e linguagem: aspectos e implicações neurolinguísticas. 5. ed. São Paulo: Plexus, 2007.

SILVA, I. R.; FAVORITO, W. Surdos na escola: letramento e bilinguismo. Brasília: MEC/SEESP, 2009.

SILVA, J. A. S. A educação da Criança surda com implante coclear: reflexões sobre a família, a clínica e a escola. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Espirito Santo, Vitória, 2013.

SKLIAR, Carlos (org.). Educação e exclusão: abordagens sócio-antropológicas em educação especial. Porto Alegre: Mediação, 1997.

VIGOSTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VYGOTSKY, L. S. 2011. A defectologia e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal. Educação e Pesquisa, v. 37, n.4, p. 861-870, 2011.

________. 2008. Pensamento e linguagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes.

Downloads

Publicado

21-05-2020

Como Citar

GARRUTTI-LOURENÇO, Erica Aparecida; CAMPOS, Sandra Regina Leite de; HOLANDA, Jéssica de Oliveira. A EDUCAÇÃO NA ORIENTAÇÃO DOS PAIS DE BEBÊS E CRIANÇAS SURDAS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 578–601, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.45937. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/45937. Acesso em: 18 abr. 2024.