CORPOS DE TERRA E DE ÁGUA: POR UMA IDENTIDADE TERRENA NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.45880

Palavras-chave:

Educação Infantil, Natureza, Corpo, Terra, Água.

Resumo

Este artigo traz a reflexão sobre relações entre seres humanos e natureza, com alguns apontamentos sobre brincadeiras com terra e com água no espaço escolar. O primeiro é a desmistificação da relação do contato da água e da terra com danos causados à saúde e à sustentabilidade do planeta. O segundo aponta a identidade terrena em relação ao brincar livre com terra e água na construção do Eu. Por fim, há considerações sobre o brincar livre com terra e água no contexto escolar. Este ensaio reafirma a importância de cuidar do corpo, como primeiro habitat, com o sentimento de pertencimento a um habitat maior, em uma dimensão planetária, reafirmando a importância do contato direto com a terra e a água como forma de potencializar os seres humanos em sua integralidade. 

Biografia do Autor

Katia Bizzo Schaefer, Colégio Pedro II

                  

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Publicado

31-01-2020

Como Citar

SCHAEFER, Katia Bizzo. CORPOS DE TERRA E DE ÁGUA: POR UMA IDENTIDADE TERRENA NO AMBIENTE ESCOLAR. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 232–254, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.45880. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/45880. Acesso em: 18 abr. 2024.