CORPO E DANÇA: ANGEL VIANNA E A MANUTENÇÃO DA SENSIBILIDADE

Márcia Feijó

Resumo


A pedagogia corporal criada e desenvolvida pela Mestra Angel Vianna é o centro desta reflexão sobre sensibilidade na formação do profissional do corpo seja docente, artista ou terapeuta. Sobre a cultura que nos cerca historicamente e sobre a questão da padronização dos corpos, colocamos em debate uma pedagogia corporal não excludente como é a proposta de Angel Vianna. Por entender o corpo humano como o elemento que evidencia nossa presença única no mundo, possuidor de expressão e linguagem individualizada, essa proposta pedagógica procura por meio de práticas educativas de sensibilização, uma forma de colaborar com a capacidade humana particular de se desenvolver e se comunicar, estabelecendo essa prerrogativa na construção de autonomia e expressão própria através do desenvolvimento da atenção ao corpo com criatividade e consciência. Angel Vianna em sua metodologia, estabelece naturalmente uma conduta de aceitação de todos, valorizando a diversidade humana, as diferenças e as limitações individuais garantindo os princípios básicos de ética e respeito mútuos sem espaço para julgamentos ou padronizações. A conscientização do movimento, a dança e a expressão do corpo como potência transgressora, ousada, artística e política, torna-se foco na formação docente da escola Angel Vianna.


Palavras-chave


Dança; Corpo; Sensibilidade; Metodologia

Texto completo:

PDF

Referências


CALAZANS, CASTILHO e GOMES – Dança e Educação em Movimento, São Paulo: Cortez, 2003;

LABAN, R. – Domínio do movimento – São Paulo: Sumus, 1978.

.................... – Dança Educativa Moderna – São Paulo,Ícone, 1990.

LE BRETON, D. – A Sociologia do Corpo – Petrópolis, RJ: Vozes, 2008

OSTROWER, F – Criatividade e Processos de Criação – Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2012;

RAMOS, E. – Angel Vianna: a pedagoga do corpo – São Paulo: Summus, 2007;

VIANNA, K. e CARVALHO, M. A. – A Dança – São Paulo: Siciliano. 1990.




DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.45870

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




e-ISSN: 2359-6856

 


Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.