A DANÇA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM CRIANÇAS: OLHARES E REFLEXÕES DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.45838

Palavras-chave:

Corpo e movimento, Dança, Criança, Educação infantil.

Resumo

As reflexões apresentadas neste texto abordam a dança na prática pedagógica na Educação Infantil, a partir do olhar de uma acadêmica de Pedagogia e bailarina. A vivência com a dança possibilitou indagações e inquietações que instigaram a pesquisa.  Escritos da área da dança, da educação física, da pedagogia e da arte nos amparam a tratar a dança na escola. Para compreendermos aspectos da dança na prática pedagógica, o estudo contou com a participação de professoras de Educação Infantil e profissionais da área da dança. É possível apontar a desvinculação da dança de outros conteúdos (ou temas) da prática pedagógica, a relação dança/desenvolvimento motor em detrimento de uma perspectiva mais ampla, expressiva, lúdica e cultural e a ausência de reflexão e/ou fundamentação sobre corpo e o movimento. Ressaltamos a necessidade de que a dança, e toda a sua dimensão cultural e lúdica, possa integrar os espaços de formação de professores de crianças, aqui em específico a Pedagogia, para que possamos questionar, refletir os sentidos e possibilidades do corpo em movimento, para que outras propostas possam ser desenvolvidas a partir da dança nos espaços educativos, com maior sentido e significado.

Biografia do Autor

Daiana Camargo, UEPG

 

Doutora em Ciências da Educação (UNLP-AR) Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR),professora do departamento de Pedagogia UEPG

Patricia Taborda Galvão, UEPG

Professora Colégio Sagrado Coração de Jesus

Referências

ALMEIDA, F. S. Que dança é essa?: uma proposta para a educação infantil. São Paulo: Summus, 2016.

BARRETO, D. Dança...:Ensino, sentidos e possibilidades na escola. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação. Base Nacional Comum Curricular. Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, 2017.

_____. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/ Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. – Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

CAPRI, F. S. A dança na Educação Infantil: um olhar para a prática pedagógica. In: CAMARGO, D.; SANTA CLARA, C. W. (Org.). Educar a criança do século XXI: outro olhar, novas possibilidades. Curitiba: InterSaberes, 2015. p. 284-299.

FINCO, D. Campos de experiência educativa e programação pedagógica na escola da infância. In: BARBOSA, M. C. S. ; FARIA, A. L. G.; FINCO, D. (Org.). Campos de experiências na escola da infância: contribuições italianas para inventar um currículo de educação infantil brasileiro. Campinas, SP: Edições Leitura Crítica, 2015. p. 276.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2007.

GARCIA, C. M. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Revista Brasileira de Pesquisa sobre formação docente. Belo Horizonte, v. 2, n. 3, p. 11-49, ago./dez. 2010.

GARANHANI, M. C. Brincadeiras no espaço institucional da Educação Infantil: em discussão os espaços da natureza. In: CAMARGO, D.; SANTA CLARA, C. W. (Org.). Educar a criança do século XXI: outro olhar, novas possibilidades. Curitiba: InterSaberes, 2015. p. 178-197.

_____ A Educação Física na escolarização da pequena infância. Pensar a Prática: Educação Física e Infância. Revista da Pós-Graduação da Faculdade de Educação Física – Universidade Federal de Goiás. Goiás: UFG, vol5, p.106-122, jul./jun. 2002

_____ O movimento da criança no contexto da Educação Infantil: reflexões com base nos estudos de Wallon. Contrapontos, Itajaí, v. 5, n. 1, p. 81-93, jan./abr. 2005.

GODOY, K. A. A criança e a dança na Educação Infantil. Caderno de formação: formação de professores didática dos conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, v.5, p. 20-28, 2011.

MARQUES, I. Corpos e danças na Educação Infantil. In: GOBBI, M. A.; PINAZZA, M. A. (Org.). Infância e suas Linguagens. São Paulo: Cortez, 2014.

MARQUES, I. A. Interações: crianças, dança e escola. São Paulo: Blucher, 2012.

SILVA, M. Complexidade da formação de professores: saberes teóricos e saberes práticos. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. p. 114.

BUSS-SIMÃO, M. Experiências sensoriais, expressivas, corporais e de movimento nos campos de experiências da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil. Debates em Educação, Maceió, v. 8, n. 16, p. 184-205, jul./dez. 2016.

VARGAS, L. A. M. A dança com alma de criança. In: CUNHA, Susana Rangel Vieira da Cunha (Org.). As artes no universo infantil. Porto Alegre: Mediação, 2014. p. 238-266.

Downloads

Publicado

31-01-2020

Como Citar

CAMARGO, Daiana; GALVÃO, Patricia Taborda. A DANÇA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM CRIANÇAS: OLHARES E REFLEXÕES DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 302–323, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.45838. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/45838. Acesso em: 23 abr. 2024.