A DANÇA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM CRIANÇAS: OLHARES E REFLEXÕES DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO

Daiana Camargo, Patricia Taborda Galvão

Resumo


As reflexões apresentadas neste texto abordam a dança na prática pedagógica na Educação Infantil, a partir do olhar de uma acadêmica de Pedagogia e bailarina. A vivência com a dança possibilitou indagações e inquietações que instigaram a pesquisa.  Escritos da área da dança, da educação física, da pedagogia e da arte nos amparam a tratar a dança na escola. Para compreendermos aspectos da dança na prática pedagógica, o estudo contou com a participação de professoras de Educação Infantil e profissionais da área da dança. É possível apontar a desvinculação da dança de outros conteúdos (ou temas) da prática pedagógica, a relação dança/desenvolvimento motor em detrimento de uma perspectiva mais ampla, expressiva, lúdica e cultural e a ausência de reflexão e/ou fundamentação sobre corpo e o movimento. Ressaltamos a necessidade de que a dança, e toda a sua dimensão cultural e lúdica, possa integrar os espaços de formação de professores de crianças, aqui em específico a Pedagogia, para que possamos questionar, refletir os sentidos e possibilidades do corpo em movimento, para que outras propostas possam ser desenvolvidas a partir da dança nos espaços educativos, com maior sentido e significado.


Palavras-chave


Corpo e movimento; Dança; Criança; Educação infantil.

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DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.45838

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e-ISSN: 2359-6856

 


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