LINGUAGEM, CORPO E EDUCAÇÃO: UMA CRIANÇA EM BUSCA DA PRÓPRIA FALA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.45832Keywords:
Fonoaudiologia, Transpsicomotricidade, Linguagem, Educação.Abstract
Este relato busca refletir sobre o acompanhamento fonoaudiológico clínico de uma criança com importantes dificuldades no desenvolvimento da fala e da cognição social e encaminhada pela escola. Aos saberes da Fonoaudiologia foram conjugados os da TransPsicomotricidade Educacional, que se baseia no Pensamento Complexo e sua reforma de paradigmas, na Transdisciplinaridade e nos Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro, de Edgar Morin. Foi lançado um olhar para além do sintoma de linguagem na criação de uma clínica singular como um sistema aberto, poliocular, com a prática corporal livre-expressiva, o brincar, a reflexão crítica e a autonomia capazes de gerar a intersubjetividade, possibilitando a imprevisibilidade e a cocriatividade de duas mentes (paciente e terapeuta) em díade.
References
CAMPS, Cori; MILA, Juan (coords.). El Psicomotricista en su cuerpo - De lo sensoriomotor a la transformación psiquica. Argentina: Miño y Dávila Editores, 2011.
COSTA, E.; LOVISARO, M. (orgs.). Transpsicomotricidade: psicomotricidade com base no pensamento complexo e transdisciplinar. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LAPIERRE, Andre. A simbologia do movimento: psicomotricidade e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2011.
PASSOS, Maria Consuêlo (org.). A Clínica Fonoaudiológica em questão. São Paulo: Plexus, 2001.
STERN, Daniel. O momento presente na psicoterapia e na vida cotidiana. Rio de Janeiro: Ed. Record, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License