LINGUAGEM, CORPO E EDUCAÇÃO: UMA CRIANÇA EM BUSCA DA PRÓPRIA FALA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.45832

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Transpsicomotricidade, Linguagem, Educação.

Resumo

Este relato busca refletir sobre o acompanhamento fonoaudiológico clínico de uma criança com importantes dificuldades no desenvolvimento da fala e da cognição social e encaminhada pela escola. Aos saberes da Fonoaudiologia foram conjugados os da TransPsicomotricidade Educacional, que se baseia no Pensamento Complexo e sua reforma de paradigmas, na Transdisciplinaridade e nos Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro, de Edgar Morin. Foi lançado um olhar para além do sintoma de linguagem na criação de uma clínica singular como um sistema aberto, poliocular, com a prática corporal livre-expressiva, o brincar, a reflexão crítica e a autonomia capazes de gerar a intersubjetividade, possibilitando a imprevisibilidade e a cocriatividade de duas mentes (paciente e terapeuta) em díade.

Biografia do Autor

Arnete de Almeida Faria

Arnete de Almeida Faria. Fonoaudióloga Clínica (Universidade Veiga de Almeida - RJ) com formação em Transpsicomotricidade Educacional (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Especialização em Saúde Mental na Infância e Adolescência (Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro) e Mestrado em Letras – Literatura (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Atuação por sete anos como professora de Literatura Espanhola na Faculdade de Letras da Associação Educacional Dom Bosco – Resende/RJ.   

Contatos arnetea@gmail.com    arnetefga@gmail.com

Referências

CAMPS, Cori; MILA, Juan (coords.). El Psicomotricista en su cuerpo - De lo sensoriomotor a la transformación psiquica. Argentina: Miño y Dávila Editores, 2011.

COSTA, E.; LOVISARO, M. (orgs.). Transpsicomotricidade: psicomotricidade com base no pensamento complexo e transdisciplinar. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LAPIERRE, Andre. A simbologia do movimento: psicomotricidade e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2011.

PASSOS, Maria Consuêlo (org.). A Clínica Fonoaudiológica em questão. São Paulo: Plexus, 2001.

STERN, Daniel. O momento presente na psicoterapia e na vida cotidiana. Rio de Janeiro: Ed. Record, 2007.

Downloads

Publicado

31-01-2020

Como Citar

DE ALMEIDA FARIA, Arnete. LINGUAGEM, CORPO E EDUCAÇÃO: UMA CRIANÇA EM BUSCA DA PRÓPRIA FALA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 382–394, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.45832. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/45832. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiências